Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20006Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Quirino, Rodrigo Aragão | - |
| dc.date.accessioned | 2021-05-10T19:57:32Z | - |
| dc.date.available | 2019-12-13 | - |
| dc.date.available | 2021-05-10T19:57:32Z | - |
| dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20006 | - |
| dc.description.abstract | This paper aims to analyze the scripts Chicanery, from the Better Call Saul series, and The entire history of you, from the Black Mirror series, both works of contemporary serial dramaturgy. To this end, we seek the historization of scripts (PRICE, 2013; MARAS, 2009) to understand the basic formation and construction of an orthodox writing model (MACDONALD, 2013). This orthodox model together with the sense of television serialization (ADORNO, 1954; WILLIAMS, 2016; ELLIS, 1982) boosted script writing from the evolution of television style (BUTTLER, 2010) and narrative complexity (MITTEL, 2012), which led to the development of a stylistic model that seeks to establish a sense of presence and atmosphere (GUMBRECHT, 2010 and 2014). To understand this stylistic we observe how unusual elements script orthodoxy help in building presence and atmosphere, and how these elements are analyzed in their translation to the filmic work (SILVA, 2016). Thus, we observe a new concept of script stylism that brings it closer to literature, without losing its productive structure. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2021-05-03T14:28:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RodrigoAragãoQuirino_Dissert.pdf: 7097639 bytes, checksum: a023d453d42609594e7e5bec0058553d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-05-10T19:57:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RodrigoAragãoQuirino_Dissert.pdf: 7097639 bytes, checksum: a023d453d42609594e7e5bec0058553d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-10T19:57:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RodrigoAragãoQuirino_Dissert.pdf: 7097639 bytes, checksum: a023d453d42609594e7e5bec0058553d (MD5) Previous issue date: 2019-08-30 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Dramaturgia seriada | pt_BR |
| dc.subject | Escrita de roteiro | pt_BR |
| dc.subject | Better Call Saul | pt_BR |
| dc.subject | Black Mirror | pt_BR |
| dc.subject | Serial Drama | pt_BR |
| dc.subject | Screenwriting | pt_BR |
| dc.title | A estilística do roteiro no drama seriado contemporâneo | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Marcel Vieira Barreto | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0442686312707756 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6149072435480399 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem por intuito analisar os roteiros Chicanery, da série Better Call Saul, e The entire history of you, da série Black Mirror, ambos obras da dramaturgia seriada contemporânea. Nesse intuito, buscamos a historização dos roteiros (PRICE, 2013; MARAS, 2009) para compreender a formação base e construção de um modelo ortodoxo de escrita (MACDONALD, 2013). Esse modelo ortodoxo em conjunto com o sentido de serialização televisiva (ADORNO, 1954; WILLIAMS, 2016; ELLIS, 1982) impulsionaram a escrita do roteiro a partir da evolução do estilo televisivo (BUTTLER, 2010) e da complexidade narrativa (MITTEL, 2012), o que levou ao desenvolvimento de um modelo de estilística que procura estabelecer um sentido de presença e atmosfera (GUMBRECHT, 2010 e 2014). Para compreender essa estilística observamos como elementos incomuns a ortodoxia do roteiro ajudam na construção de presença e atmosfera, e como esses elementos são analisados na sua tradução para a obra fílmica (SILVA, 2016). Assim, observamos um novo conceito de estilística do roteiro que o aproxima mais da literatura, sem fazê-lo perder sua estrutura produtiva. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Comunicação | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RodrigoAragãoQuirino_Dissert.pdf | 6,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
