Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQuirino, Rodrigo Aragão-
dc.date.accessioned2021-05-10T19:57:32Z-
dc.date.available2019-12-13-
dc.date.available2021-05-10T19:57:32Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20006-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the scripts Chicanery, from the Better Call Saul series, and The entire history of you, from the Black Mirror series, both works of contemporary serial dramaturgy. To this end, we seek the historization of scripts (PRICE, 2013; MARAS, 2009) to understand the basic formation and construction of an orthodox writing model (MACDONALD, 2013). This orthodox model together with the sense of television serialization (ADORNO, 1954; WILLIAMS, 2016; ELLIS, 1982) boosted script writing from the evolution of television style (BUTTLER, 2010) and narrative complexity (MITTEL, 2012), which led to the development of a stylistic model that seeks to establish a sense of presence and atmosphere (GUMBRECHT, 2010 and 2014). To understand this stylistic we observe how unusual elements script orthodoxy help in building presence and atmosphere, and how these elements are analyzed in their translation to the filmic work (SILVA, 2016). Thus, we observe a new concept of script stylism that brings it closer to literature, without losing its productive structure.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2021-05-03T14:28:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RodrigoAragãoQuirino_Dissert.pdf: 7097639 bytes, checksum: a023d453d42609594e7e5bec0058553d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-05-10T19:57:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RodrigoAragãoQuirino_Dissert.pdf: 7097639 bytes, checksum: a023d453d42609594e7e5bec0058553d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-10T19:57:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RodrigoAragãoQuirino_Dissert.pdf: 7097639 bytes, checksum: a023d453d42609594e7e5bec0058553d (MD5) Previous issue date: 2019-08-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDramaturgia seriadapt_BR
dc.subjectEscrita de roteiropt_BR
dc.subjectBetter Call Saulpt_BR
dc.subjectBlack Mirrorpt_BR
dc.subjectSerial Dramapt_BR
dc.subjectScreenwritingpt_BR
dc.titleA estilística do roteiro no drama seriado contemporâneopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Marcel Vieira Barreto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0442686312707756pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6149072435480399pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por intuito analisar os roteiros Chicanery, da série Better Call Saul, e The entire history of you, da série Black Mirror, ambos obras da dramaturgia seriada contemporânea. Nesse intuito, buscamos a historização dos roteiros (PRICE, 2013; MARAS, 2009) para compreender a formação base e construção de um modelo ortodoxo de escrita (MACDONALD, 2013). Esse modelo ortodoxo em conjunto com o sentido de serialização televisiva (ADORNO, 1954; WILLIAMS, 2016; ELLIS, 1982) impulsionaram a escrita do roteiro a partir da evolução do estilo televisivo (BUTTLER, 2010) e da complexidade narrativa (MITTEL, 2012), o que levou ao desenvolvimento de um modelo de estilística que procura estabelecer um sentido de presença e atmosfera (GUMBRECHT, 2010 e 2014). Para compreender essa estilística observamos como elementos incomuns a ortodoxia do roteiro ajudam na construção de presença e atmosfera, e como esses elementos são analisados na sua tradução para a obra fílmica (SILVA, 2016). Assim, observamos um novo conceito de estilística do roteiro que o aproxima mais da literatura, sem fazê-lo perder sua estrutura produtiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RodrigoAragãoQuirino_Dissert.pdf6,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons