Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Ariany Lícia Lima-
dc.creatorNascimento, Clara Virgínia Holanda Martins do-
dc.creatorPereira, Ingrid Alves-
dc.creatorSousa, José Rossiene Silva de-
dc.date.accessioned2021-05-13T16:01:25Z-
dc.date.available2018-06-26-
dc.date.available2021-05-13T16:01:25Z-
dc.date.issued2018-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20035-
dc.description.abstractNowadays, the organizations have been looking to get closer to your main public throughout technology and communication. Gastronomic companies are no different. In order to win and retain their public, are in the search of using communication as the main goal to achieve its objectives. To further its relationships with their patrons/employees, through digital media and and in some cases, folkmarketing, in the folk-communication context. All the strategic planning were elaborated by public relations students from UFPB, to Mix Arretado Company. It was based on the theoretical study and applied practices in the process of public relations learning to the local market. The project was divided in four categories: data collect, quality research, research analysis and the creation of a public relations program. Those actions were only possible through the results obtained in the institutional research, which contributed to the apprehension of the practices, relationships and values established by the company. This project shows how important it is the public relations professional inside an organization, as its knowledge will serve as the foundation for a good communication management inside it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-05-13T16:01:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ALLM26062018.pdf: 1945778 bytes, checksum: 1c391c3dd3337b6491593e62e634913d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-13T16:01:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ALLM26062018.pdf: 1945778 bytes, checksum: 1c391c3dd3337b6491593e62e634913d (MD5) Previous issue date: 2018-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações Públicaspt_BR
dc.subjectFolkcomunicaçãopt_BR
dc.subjectMídias Digitaispt_BR
dc.subjectGastronomia - Empreendedorismopt_BR
dc.titlePrograma de Relações Públicas para a empresa Mix Arretado.pt_BR
dc.title.alternativePublic Relations Program for Mix Arretado.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Brasileiro, Fellipe Sá-
dc.description.resumoHoje as organizações têm procurado se aproximar cada vez mais ao seu público alvo através de novas tecnologias de comunicação. As empresas do ramo gastronômico não são diferentes. A fim de conquistar e fidelizar seus públicos tem buscado usar a comunicação como a melhor forma de atingir os seus objetivos. Melhorar os relacionamentos com clientes/colaboradores, por meio das mídias digitais e em alguns casos, do folkmarketing no contexto da folkcomunicação. Todo o planejamento estratégico de comunicação foi elaborado por discentes do curso de Relações Públicas da UFPB, para a empresa Mix Arretado. Teve como base o estudo teórico e práticas aplicadas nos processos de aprendizagem de RP, para a realidade do mercado local. O projeto foi dividido em quatro etapas: coletas de dados, pesquisa qualitativa, análise da pesquisa e criação de um programa de relações públicas. Ações essas que só foram possíveis de executar mediante os resultados obtidos na pesquisa institucional, que contribuiu para a apreensão das práticas, relações e valores estabelecidos pela empresa. Esse projeto serviu para mostrar o quanto é importante um profissional de Relações Públicas em uma organização, pois os seus conhecimentos serviram de base para um bom gerenciamento de comunicação dentro da mesma.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBARBOSA, A.; CASTRO, C.; TOME, T. Mídias Digitais: Convergência tecnológica e inclusão social. São Paulo: Paulinas, 2005. BOLAÑO, C. R. S. Desafios da economia política da informação, da comunicação e da cultura às inovações tecnológicas e as mudanças social: a latino-americano. In: BRITTOS, Valério Cruz ( Org ). Economia Política da comunicação: estratégias e desafios no capitalismo global. São Leopoldo: Unisinos, 2008. p. 59-75. BRAUNE, R.; FRANCO, S. O que é Gastronomia. São Paulo: Brasiliense, 2007. Coleção Primeiros Passos, 322. BELTRÃO, L. Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação, de fatos e de expressão de idéias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. ____________. Folkcomunicação: teoria e metodologia. São Bernardo do Campo: UMESP, 2004. BRANDÃO, C. R. Pesquisa Participante: O Saber da Partilha. Ideias & Letras, 2012. CANCLINI, N. G. As culturas populares no capitalismo (Prêmio Casa das Américas, ensaio). São Paulo: Brasiliense, 1983. 150 p. CRUZ, R. TV digital no Brasil: tecnologia versus política. São Paulo: SENAC, 2008. DOURADO, J. L. Economia política do jornalismo: Campo objetivo, convergências e regionalismo. Teresina: EDUFPI, 2013. FERNANDES, M.; et al. Folkcomunicação: Análise das influências do conceito desde sua gênese até a contemporaneidade. Disponível em:<http://portalintercom.org.br/anais/sudeste2013/resumos/R38-1592-1.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2017. FERNANDES, E. Qualidade de Vida no Trabalho. Salvador: Casa da Qualidade, 1996. FREIXA, Dolores; CHAVES, Guta. Gastronomia no Brasil e no Mundo. Rio de Janeiro: SENAC, 2008. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. GUSHIKEN, Y. O moderno planejamento em relações públicas na fragmentação narrativa do mundo contemporâneo. Niterói: 2008. HOHLFELDT, A.; et. al. (org). Folkcomunicação: positivo oportunismo de quase meio século. Anuário UNESCO/UMESP de comunicação regional, São Bernardo do Campo, v. l, n. 5, 2002. LUCENA FILHO, S. A. Festa junina em Portugal: marcas culturais no contexto de folkmarketing. João Pessoa: Editora da UFPB, 2012. 150 p. ___________________. A festa junina em Campina Grande – PB: uma estratégia de folkmarketing. João Pessoa: Editora da UFPB, 2007. 219 p. MAIGRET, E. Sociologia da comunicação e das mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2010. MARQUES, J. Mídia e cultura popular: história, taxionomia e metodologia da folkcomunicação. São Paulo: Paulus, 2008. ____________. A difusão gastronômica no espaço folkcomunicacional. Disponível em:<http://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/1334/968>. Acesso em: 16 ago. 2017. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008. PERNISA, C. Mídia digital. Disponível em: < http://www.ufjf.br/facom/files/2013/03/R8-Junito-HP.pdf > Acesso em: 12 Jan. 2018. Pesquisa-ação na engenharia de produção: proposta de estruturação para sua condução. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/prod/v22n1/aop_t6_0010_0155>. Acesso em: 21 Nov. 2017. MELO, J. M.; FERNANDES, G. M. (Orgs). Metamorfose da folkcomunicação: antologia brasileira. São Paulo: Editae Cultural, 2013. SANTOS, M. Por uma outra globalização; do pensamento: único à consciência universal. 3. ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Record, 2000. SANTOS, J. L. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção primeiros passos,110). SIMON, F. Comer é um sentimento. São Paulo: Senac, 2006. STRAUBHAAR, J.; LAROSE, R. Comunicação, Mídia e Tecnologia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. SCHLUTER, Regina G. Gastronomia e Turismo. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2006. Significado de Xilogravura. Disponível em: <https://www.significados.com.br/xilogravura>. Acesso em: 16 Out. 2017. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1996. WELLER; W.; PFAFF, N. (orgs). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação. 2. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011. WILLIAM, D. O papel do Relações Públicas nas micro e pequenas empresas. Disponível em:<http://www.ccta.ufpb.br/rp/contents/tcc/monografia-o-papel-do-rp-nas-micro-epequenas-empresas.pdf>. Acesso em: 16 Ago. 2017.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Relações Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALLM26062018.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons