Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20058
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Jadilson Maciel-
dc.date.accessioned2021-05-17T20:04:02Z-
dc.date.available2020-12-29-
dc.date.available2021-05-17T20:04:02Z-
dc.date.issued2020-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20058-
dc.description.abstractThe present work had as main objective to present the difficulties that teachers had with the use of technologies during the pandemic period of COVID-19, during remote classes. The object of the research was the teachers of the Escola Cidadã Integral João Rogério Dias de Toledo, located in the city of Assunção / PB. The main focus was related to the use of ICTs (Information and Communication Technology) to effect the teaching-learning process in a period of social distance. For data collection, questionnaires were prepared for teachers and managers using electronic forms. Eighteen variables formed four indicators and, through them, it was possible to trace the adequacy profile of these teachers in relation to the new normal. Each of these variables was collected through multiple choice questions, whose answers corresponded to likert items, graduated in six numerical levels (0 to 5) and summarized through the Average Ranking of their answers. In the treatment of the data, it was observed that all indicators showed deficits. Also, the lack of the use of ICTs as a regular practice in the school curriculum and the failure to adopt a virtual learning environment before social isolation, possibly justify some of the difficulties both in using and adapting to these technologies during the isolation period, given the COVID-19 pandemic. The study indicates that 88% of teachers affirmed the importance of inserting an IT professional within the school environment to instruct them on the correct use of these technologies, as well as for the maintenance of equipment, as long as these professionals also have pedagogical training.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rogerio Marques (rogerioferreiramarques1@gmail.com) on 2021-05-17T20:04:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMC21122020.pdf: 5189740 bytes, checksum: 349d9fe93df1090d545c44fc15f59089 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-17T20:04:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMC21122020.pdf: 5189740 bytes, checksum: 349d9fe93df1090d545c44fc15f59089 (MD5) Previous issue date: 2020-12-01en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleUso das TICs na prática docente numa escola do município de Assunção-PB em meio a pandemia do COVID-19pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Celio, Emiliano Rostand de Morais-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo principal apresentar as dificuldades que os docentes tiveram com o uso das tecnologias no período da pandemia do COVID-19, durante as aulas remotas. O objeto da pesquisa foram os professores da Escola Cidadã Integral João Rogério Dias de Toledo, localizada na cidade de Assunção/PB. O principal foco esteve relacionado ao uso das TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) para efetivação do processo de ensino-aprendizagem em período de distanciamento social. Para o levantamento de dados foram elaborados questionários direcionados aos professores e gestor através de formulários eletrônicos. Dezoito variáveis formaram quatro indicadores e, através deles, foi possível traçar o perfil de adequação destes professores quanto ante o novo normal. Cada uma destas variáveis foi coletada através de questões de múltipla escolha, cujas respostas correspondiam a itens de likert, graduados em seis níveis numéricos (0 a 5) e sumarizadas através do Ranking Médio de suas respostas. No tratamento dos dados foi observado que todos os indicadores apresentaram déficits. Também, a falta da utilização de TICs como prática habitual no currículo escolar e a não adoção de um ambiente virtual de aprendizagem antes do isolamento social, possivelmente, justificam algumas das dificuldades tanto ao uso quanto na adaptação a estas tecnologias durante o período de isolamento, dada a pandemia do COVID-19. O estudo indica que 88% dos professores afirmaram a importância da inserção de um profissional de TI dentro do ambiente escolar para instruí-los quanto ao uso correto destas tecnologias, assim como para a manutenção de equipamentos, desde que esses profissionais também tenham formação pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação à Distancia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMC21122020.pdf5,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons