Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20059Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Mendonça Neto, José Ribeiro de | - |
| dc.date.accessioned | 2021-05-20T17:00:48Z | - |
| dc.date.available | 2019-10-07 | - |
| dc.date.available | 2021-05-20T17:00:48Z | - |
| dc.date.issued | 2019-09-29 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20059 | - |
| dc.description.abstract | This paper was structured and written in letter format, where I relate my life history since the moment of my motorcycle accident in 2012 which left me in a state of how for 28 long days, my post amnesia process traumatic treatment to recover the memory of a lifetime through the performing arts. My “unexplainable” university entrance to the Bachelor of Theater with memory still affected in a process of psychophysical recomposition, my new relationships as the biological and artistic families, and my new concept of life from studies and relationships with the arts Russian actor, director, pedagogue and writer Constantin Stanislavski through the technique of emotive memory and the relationship with the field of neuroscience starting from theories of the Portuguese neuroscientist António R. Damásio. Through these letters I reflect on how the theater served and serves as an important contribution to my social reintegration. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-05-20T17:00:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRMN07102019.pdf: 669632 bytes, checksum: a7393702641bbee6a52c3396339e8481 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-20T17:00:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRMN07102019.pdf: 669632 bytes, checksum: a7393702641bbee6a52c3396339e8481 (MD5) Previous issue date: 2019-09-29 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Teatro | pt_BR |
| dc.subject | Teatro - Aspectos sociais | pt_BR |
| dc.subject | Arte e Saúde | pt_BR |
| dc.subject | Teatro - Reinserção social | pt_BR |
| dc.title | Eu "nu" teatro: cartas sobre reinserção social pelo teatro pós lesão cerebral. | pt_BR |
| dc.title.alternative | I "naked" theater: letters on social reintegration through theater after brain injury. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Juliana Costa | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho foi estruturado e escrito em formato de cartas, onde relato minha trajetória de vida desde o momento que sofri o meu acidente de moto no ano de 2012 o qual me deixou em estado de coma por 28 dias, meu processo de amnésia póstraumática, de tratamento para recobrar a memória de toda uma vida através das artes cênicas. Trago um relato da minha entrada na universidade para o Bacharelado em Teatro com a memória ainda afetada em um processo de recomposição psicofísica, as novas relações como as famílias biológica e artística e meu novo conceito de vida a partir de estudos e relações com as artes que o ator, diretor, pedagogo e escritor Russo Constantin Stanislavski através da técnica da memória emotiva e a relação com o campo da neurociência partindo das teorias do neurocientista português Antonio R. Damásio. Por meio destas cartas reflito sobre como o teatro serviu e serve como importante aporte para minha reinserção social. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | BREUER, J.; FREUD, S. Estudos sobre a histeria. In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 2. Rio de Janeiro: Imago, 1990. BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995. DAMÁSIO, Antônio. A estranha ordem das coisas. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. ________. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. DANTAS, Tiago. Estado de coma. [S. l.], 2019. Disponível em <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/doencas/estado-coma.htm>. Acesso em: 8 jul. 2019. GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. SCHÜNKE, Michael et al. Atlas de anatomia: cabeça e neuroanatomia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. STANISLAVSKI, Constantin. A construção da personagem. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1996. ________. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Teatro (Bacharelado) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JRMN07102019.pdf | 653,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
