Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20060
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, João Fernandes do | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-20T17:41:03Z | - |
dc.date.available | 2019-10-07 | - |
dc.date.available | 2021-05-20T17:41:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-25 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20060 | - |
dc.description.abstract | I apologize for my claim, as part of this work, to think that this autobiographical narrative can be a beacon for someone seeking the path that will lead him to any safe harbor. I do not pretend to conclude or affirm a truth, without going into the merit of being proven or not, I just want to give myself the right to share what goes on in the soul of the clown and I as a clown I feel authoritative to deal with fear the clown inside, your insides, your soul, your life when you're not wearing the clown mask. Do not follow me, I am lost, but always in a walk that on the stage of life represents the ring of a circus. Between falls, stumbling, laughter and crying, my life is confused with that of the clown. It is this story that I will try to tell and reproduce, the life story of the clown Cheiroso, that same clown Cheiroso with capital "c" and with "h" in the middle, is not Cheiroso with "x", is not xero is smell! The difference? Is that the smell is more loving, poetic, cozy. I confess the difficulty of knowing who the narrator is, if I or Cheiroso, then I will try to make this narrative a chat between John and Cheiroso, so that readers will know who is narrating at that moment. I believe what we will have at the end will be John being analyzed by Cheiroso and Cheiroso being analyzed by John in an intimate, honest, loyal way (one will know when the other is lying). I simply search the sadness of the clown, the loser. Is there sadness in the clown figure? Can the clown be happy when he is sad? Does the clown never cry with sadness? What truths can we get from the words of a clown? It is this side that I try to understand, my conflicts and denials, that I went through today and always accompanied by this clown. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-05-20T17:41:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JFN 07102019.pdf: 4426952 bytes, checksum: 5c72f1485d0629418c430a911526a92f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-20T17:41:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JFN 07102019.pdf: 4426952 bytes, checksum: 5c72f1485d0629418c430a911526a92f (MD5) Previous issue date: 2019-09-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.subject | Palhaços - Bastidores | pt_BR |
dc.subject | Palhaço (Cheiroso) - Narrativas autobiográficas | pt_BR |
dc.title | Por trás do picadeiro, uma máscara, por trás da máscara, um palhaço. | pt_BR |
dc.title.alternative | Behind the ring, a mask, behind the mask, a clown. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, José Everaldo de Oliveira | - |
dc.description.resumo | Peço desculpas pela minha pretensão, como parte envolvida nesse trabalho, de achar que essa narrativa autobiográfica possa servir de farol para alguém que busca o caminho que o levará a um porto seguro qualquer. Não tenho a pretensão de concluir ou afirmar uma verdade, sem entrar no mérito de ser comprovado ou não, apenas quero me dar ao direito de compartilhar o que se passa na alma do palhaço e eu como palhaço que sou me sinto com autoridade para tratar do tema, o palhaço por dentro, seu interior, sua alma, sua vida quando você não está com a máscara do palhaço. Não me sigam, estou perdido, mas sempre num caminhar que no palco da vida representa o picadeiro de um circo. Entre quedas, tropeços, risadas e choros, a minha vida se confunde com a do palhaço. É essa história que vou tentar contar e reproduzir, a história de vida do palhaço Cheiroso, isso mesmo palhaço Cheiroso com “c” maiúsculo e com “h” no meio, não é Cheiroso com “x”, não é xero é cheiro! A diferença? É que o cheiro é mais amoroso, poético, aconchegante. Confesso a dificuldade de saber quem é o narrador, se eu ou Cheiroso, então tentarei fazer essa narrativa um bate papo entre o João e o Cheiroso, de forma que os leitores saberão quem está narrando naquele momento. Acredito que o que teremos no final será o João sendo analisado por Cheiroso e Cheiroso sendo analisado por João de uma forma íntima, honesta, leal (um vai saber quando o outro estiver mentindo). Busco de forma simples pesquisar a tristeza do palhaço, o perdedor. Existe tristeza na figura do palhaço? O palhaço pode estar alegre quando está triste? O palhaço nunca chora de tristeza? Quais as verdades que podemos tirar das palavras de um palhaço? É esse lado que tento entender, meus conflitos e negações, que passei até hoje e sempre acompanhado desse palhaço. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | BERTHOLD, MARGOT - Historia Mundial do Teatro/Margot Berthold;(tradução Maria Paula V. Zurawski,J. Guinsburg,Sérgio Coelho e Clóvis Garcia). 5. Ed. São Paulo;Pespectiva,2011. BAKHTIN, MIKHAIL MIKHAILOWITCH, 1895-1975. - A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento; O Contexto de François Rabelais/ Mikhail Bakhtin; Tradução de Yara Frateschi Vieira – São Paulo: HUCITEC: (Brasilia): Editora da Universidade de Brasilia. 1987. BOLOGNESI, MÁRIO FERNANDO - Palhaços/Mário Fernando Bolognesi – São Paulo; Editora UNESP, 2003. ARRELIA, 1906 - Arrelia: uma autobiografia/Waldemar Seyssel(Arrelia).- São Paulo: IBRASA, 1997. SILVA, ERMINIA - Circo Teatro – Beijamim e a treatralidade Circençe no Brasil/ Erminia Silva – São Paulo, Altana, 2007. ARAUDI, INÉS STRAUB - Os Clows de Felini; A porção Palhaça da Subjetividade/ Inés Staub Araldi; Orientador, Luiz Felipe Soares – Florianopolis SC, 2013. JUNQUEIRA, MARIANA RABELO - Da Graça ao Riso: Contribuições de uma Palhaça Sobre a Palhaçaria/ Mariana Rabelo Junqueira, 2012. PROPP, WLADIMIR - Comicidade e riso – tradução de Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade./ Vlademir Popp, Editora Atica, 1992. MATOS, DEBORA DE - A Formação do Palhaço; Técnica e Pedagogia no Trabalho de Angela de Castro, Esio Magalhaes, e Fernando Cavarozzi/ Debora de Matos – Florianopolis, 2009. BERGSON, HENRI - O Riso – ensaio sobe a Significação do Cômico/ Henri Bergson, - 2.ed. -, ZAHAR Editores, Rio de Janeiro, 1983. JUNIOR, WALTER DE SOUZA – Entre o Contemporâneo e o Grotesco: Piolim e as Comédias de Picadeiro Encenadas entre 1933 e 1960/ Walter de Souza Junior, USP, 2012 – São Paulo. BOAL, AUGUSTO – O Teatro do Oprimido e Outras Poeticas/ Augusto Boal, Civilização Brasileira, 6ª Edição. MILLER, Henry. O sorriso ao pé da escada. Trad. Vera Teixeira Soares. Rio de Janeiro: Salamandra, 1979 BONFITTO, MATTEO – O Ator Compositor; As Ações Fisicas Como Eixo; De Estanislavisk a Barba. São Paulo, Pespectiva, 2002. RAMOS, CARLA MICHELE – O Essencial de Denise Stoklos Entre 1990 e 1994, Dissertação( Mestrado em Artes). ECA – USP, São Paulo, 2008 CASTRO, ALICE VIVEIRO DE – O Elogio da bobagem – Palhaços no Brasil e no Mundo / Alice Viveiro de Castro – Rio de Janeiro: Editora Familia Bastos, 2005. SANTOS, VALMIR – Riso em Cena; Dez Anos de Estrada dos Parlapatões / Valmir Santos – São Paulo, Estampa Editora, 2002. Sinopses de Solos Performances Denise Stoklos(In HTTP://denisestoklos.com.br/espetaculos) PANTANO, ANDRÉIA APARECIDA – A Personagem Palhaço / Andréia Aparecida Pantano – São Paulo: Editora UNESP, 2007. À SOMBRA DOS LARANJAIS. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org › wiki › À_Sombra_dos_Laranjais> | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Teatro (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JFN 07102019.pdf | 4,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons