Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20062
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Maria Aparecida Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-21T13:46:28Z | - |
dc.date.available | 2019-10-07 | - |
dc.date.available | 2021-05-21T13:46:28Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20062 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion paper defines the vocal resources of Elba Ramalho's singing in the song Ave Maria Sertaneja, a composition by Júlio Ricardo and Osvaldo de Oliveira, nationally known for its first recording in the voice of Luiz Gonzaga. Leaving from the observation that the singing voice is not only the body that speaks, expressing feelings and emotions, through the varied features of vocal aesthetics, this research proposes to make considerations about the interpretative vocal resources on Elba Ramalho singing, as well as the emotions and memories generated in the listener about this song. Therefore, the epistemological bases will be constituted from the concept about the vocal resources presents in a vocal score for the theater. The analisis material for this work involves the song Ave Maria Sertaneja and the interview with a group of listeners. It is expected to demonstrate how the correlation between musical and theatrical language is observed in the vocal identity of singer Elba Ramalho, in order to produce in the listeners significant impressions related to a theatrical emphasis during the singing voice. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-05-21T13:46:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MASM07102019.pdf: 1668822 bytes, checksum: 32e0e2e71cc5da9745e39e3eb4da22f8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-21T13:46:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MASM07102019.pdf: 1668822 bytes, checksum: 32e0e2e71cc5da9745e39e3eb4da22f8 (MD5) Previous issue date: 2019-09-27 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teatro - Linguagem musical | pt_BR |
dc.subject | Estética Vocal | pt_BR |
dc.subject | Elba Ramalho - Recursos vocais | pt_BR |
dc.subject | Arte Cênica | pt_BR |
dc.title | Elba Ramalho : o gesto vocal presente na voz de uma cantriz. | pt_BR |
dc.title.alternative | Elba Ramalho: the vocal gesture present in the voice of a singer. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Elthon Gomes Fernandes da | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso define como tema os recursos vocais do canto de Elba Ramalho, na música Ave Maria Sertaneja, uma composição de Júlio Ricardo e Osvaldo de Oliveira, conhecida nacionalmente por sua primeira gravação na voz de Luiz Gonzaga. Partindo da observação de que a voz cantada não é apenas o corpo que fala, mas também se presta para exprimir sentimentos e emoções, através dos variados recursos componentes da estética vocal, esta pesquisa propõe-se tecer considerações acerca dos recursos vocais interpretativos no canto de Elba Ramalho, bem como as emoções e lembranças geradas no ouvinte a respeito desse canto. Para tanto, as bases epistemológicas serão constituídas a partir do conceito sobre recursos vocais presentes numa partitura vocal para o Teatro. O material de análise para este trabalho envolve a canção Ave Maria Sertaneja e a entrevista realizada com grupo de ouvintes. Espera-se demonstrar como a correlação entre a linguagem musical e teatral é observada na identidade vocal da cantora Elba Ramalho, de modo a produzir nos ouvintes significativas impressões relacionadas a uma ênfase teatral durante a voz cantada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ARNOLD, Magda. Emocion Y Personalidad. Aspectos Psicológicos. In: FERMO, Gustavo Demenech. As funções da memória afetiva no anúncio do ressuscitado em Lucas 24, 13-35. BRANDÃO, Helena Nagamine. Introdução à Análise do discurso. 7. ed. Campinas: Editora da UNICAMP. CENCINI, Amedeo. Os sentimentos do Filho: Caminho formativo na Vida Consagrada. In: FERMO, Gustavo Demenech. As funções da memória afetiva no anúncio do ressuscitado em Lucas 24, 13-35. DUBOIS, Jean et al. Dicionário de lingüística. 10. ed. São Paulo: Cultrix, 1998. FERNANDES, Cleudemar Alves. Análise do discurso: reflexões introdutórias. 2, ed. São Carlos: Claraluz, 2007. FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1960. GAYOTTO, Lucia Helena. Voz, partitura da ação. São Paulo: Summus, 1997. GONZAGA, Luiz Foto Disponível em <https://www.suamusica.com.br/jocimarcds/luizgonzaga-do-jeito-que-o-povo-gosta> Acesso em: 02 de abril de 2019 às 03:27h GREGOLIN, Maria do. Rosário. O enunciado e o arquivo: Foucault (entre)vistas. In: SARGENTINI, V; NAVARRO-BARBOSA, P. (Org.). M. Foucault e dos domínios da linguagem. Discurso, poder, subjetividade. São Carlos: Claraluz, 2004. HAROCHE, Cl; HENRY, P.; PÊCHEUX, M. La sémantique et La corpure saussuriense: langgue, langage, discours. In: BRANDÃO, Helena Nagamine. Introdução à Análise do discurso. 7. ed. Campinas: Editora da UNICAMP. LYONS, John. Língua (gem) e lingüística: uma introdução. Trad. Marilda Averbug e Clarisse Sieckenius de Souza. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1987. MATOS, Cláudia Neiva de; MEDEIROS, Fernando de; TRAVASSOS, Elizabeth (Org.). Ao encontro da palavra cantada. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2001. MATOS, Cláudia Neiva de. Canção popular e performance vocal. In: MUSSALIN, Fernanda. Análise do discurso. In: BENTES, Anna Christina e MUSSALIM, Fernanda. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001. ORLANDI. Eni. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 2.ed. Campinas: Pontes, 2000. PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F. & HAK, T. (Orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: UNICAMP, 1990. RAMALHO, Elba. Site oficial (2002). Rio de Janeiro. Disponível em: <http/www.elbaramalho.com.br>. Acesso em: 08 de abril de 2019 às 20:06h UCHÔA, Martha. Pertinência e música popular: em busca de categorias para analisar amúsica popular. Actas Del III Congresso Latinoamericano de la asociación para El Estudio de la Música Popular. 2003. Disponível em:<HTTP://www.hist.puc.cl./historia/iaspmla.html? Acesso em 11 ago 2019. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Teatro (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MASM07102019.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons