Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20063
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Alice Maria da Silva-
dc.date.accessioned2021-05-21T14:06:19Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2021-05-21T14:06:19Z-
dc.date.issued2019-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20063-
dc.description.abstractno abstractpt_BR
dc.description.abstractResumen En este artículo presento un informe y una reflexión sobre mis experiencias personales y artísticas vividas en el curso de graduacionem Teatro de la Universidad Federal de Paraíba, como estudiante, artista y productor del Proyecto de Extensión “Desarrollo Cultural Artes em Escena”. Con este fin, volví a visitar los recuerdos y las colecciones del proyecto para pensar en la necesidad y la existencia de espacios para la producción cultural en la Universidad, así como en la ciudad de João Pessoa. En la investigación, hablé con los participantes que han estado desde el comienzo del proyecto y también con aquellos que actualmente participan en el proyecto, para evaluar las transformaciones por las que el proyecto ha passado y aún sigue. Después del análisis y la investigación traídos aquí, se puede concluir que las experiencias hechas posibles por los Festivales en la formación de artistas estudiantes son de fundamental importancia para la expansión de sus experiencias como artistas en formación en la universidad, específicamente, en este caso, para los estudiantes de los cursos de Teatro y Danza de la Universidad Federal de Paraíba.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-05-21T14:06:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMSF08102019.pdf: 2703532 bytes, checksum: 58dfb8aa82036c24604881192725e9cb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-21T14:06:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMSF08102019.pdf: 2703532 bytes, checksum: 58dfb8aa82036c24604881192725e9cb (MD5) Previous issue date: 2019-10-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte - Produção culturalpt_BR
dc.subjectArte e Universidadept_BR
dc.subjectMostra Universitária Artes em Cena - UFPBpt_BR
dc.titleFomento cultural Artes em Cena : formação, continuidade e rotatividade.pt_BR
dc.title.alternativeDesarrollo cultural Artes en Escena: formación, continuidad y rotatividad.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Didonet, Candice-
dc.description.resumoNeste trabalho apresento um relato e uma reflexão acerca das minhas experiências pessoais e artísticas vividas no curso de graduação em Teatro da Universidade Federal da Paraíba, enquanto estudante, artista e produtora do Projeto de Extensão “Fomento Cultural Artes em Cena”. Para tanto, revisitei memórias e acervos do projeto para pensar acerca da necessidade e da existência de espaços voltados para a produção de cultura na universidade, bem como na cidade de João Pessoa. Na pesquisa, conversei com participantes que estiveram desde o começo do projeto e também com os que atualmente participam do mesmo, no intuito de avaliar as transformações pelas quais o projeto passou e vem passando. Após análises e reflexões aqui trazidas, se pode concluir que as vivências possibilitadas pelas Mostras e Festivais na formação do estudante artista são de fundamental importância para a expansão de suas experiências enquanto artistas em formação na universidade, em específico neste caso, para os alunos dos cursos de Teatro e Dança da Universidade Federal da Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesROSSETO, Robson. A plateia da cena teatral: objetivos pedagógicos. In: Revista da FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.138-148, jul./dez. 2009. DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador: algumas anotações. In: III BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Arte/ Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. HERNÁNDEZ, Márcia Maria Strazzacappa. A importância dos festivais na formação do artista. Rev. online. Bibl. Joel Martins, Campinas, SP, v.2, n.1, p. 172-177, out, 2000. CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 3., 2003, Florianópolis. Anais... Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina - IOESC, 2003. p. 288-289. ALBUQUERQUE, Júnior. Formação de Artistas Cenicos E(M) Parática. Trabalho de Conclusão de Curso, Licenciatura em artes cênicas. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, 2016.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Teatro (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMSF08102019.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons