Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20064
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Lucas Pereira-
dc.date.accessioned2021-05-21T15:34:14Z-
dc.date.available2019-08-16-
dc.date.available2021-05-21T15:34:14Z-
dc.date.issued2019-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20064-
dc.description.abstractThis work presents perceptions and analyzes which are related to a scenic composition that is developed from studies based on the relation between city images, body states and dance. Starting from a basic scientific research project, this study went through stages of observation a possible result coming from the practical corporal studies, carried out by other artists and researchers, in a first moment, for an auto-ethnographic research as a methodological an investigative performative. The research focuses on understanding, in a practical process, the relations established between the body and its sensations in dialogue with images of the city along with photographed and projected images. With studies about the concept of image in the perspective of Neuroscience, in which the image corresponds to a physiological process that concerns the relation between the brain and the body and while dancing, the image is thought as a form of mediation of the body that manifests itself in movement that, when stimulating sensations are visible through body states, it intends to answer some questions presented throughout the inventive process. Thereby, the artistic research is present in the body as a perceptive study implied in the experiences seized in a personal investigation of understanding of world in contact with images captured of the city. Thus deriving in the creative process Reverberações entre Peles (or Reverberations between Skins in loosetranslation).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-05-21T15:34:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LPG16082019.pdf: 3548220 bytes, checksum: 104f4fb5450088859d547ccfb8130f3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-21T15:34:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LPG16082019.pdf: 3548220 bytes, checksum: 104f4fb5450088859d547ccfb8130f3e (MD5) Previous issue date: 2019-05-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstados corporaispt_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.titleImagens projetadas como caminhos inventivos nas relações entre corpo e cidade.pt_BR
dc.title.alternativeImages projected as inventive paths in the relations between body and city.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Didonet, Candice-
dc.description.resumoO trabalho trata de apresentar percepções e análises que dizem respeito a uma composição cênica desenvolvida a partir de estudos com base na relação entre imagens da cidade, estados corporais e dança. Tendo como ponto de partida um projeto de Iniciação Científica, o trabalho passou por etapas de observação de um dos possíveis resultados advindos dos estudos práticos corporais, realizado por outros artistas/pesquisadores, em um primeiro momento, para uma pesquisa auto-etnográfica como um recurso metodológico performativo de investigação. A pesquisa concentra-se em compreender, em processo prático, as relações estabelecidas entre o corpo e suas sensações em diálogo com imagens da cidade conjuntamente com imagens fotografadas e projetadas. Com estudos sobre o conceito de imagem na perspectiva da Neurociência, na qual a imagem corresponde a um processo fisiológico que diz respeito à relação entre cérebro e corpo e enquanto dança, a imagem é pensada como mediação do corpo que se manifesta em movimento que ao estimular sensações visíveis pelos estados corporais pretende responder algumas questões apresentadas durante todo o processo inventivo. Deste modo a pesquisa artística se faz presente no corpo enquanto estudo perceptivo implicado nas experiências apreendidas em uma investigação pessoal de compreensão de mundo em contato com imagens capturadas da cidade. Derivando assim, no processo criativo, Reverberações entre Peles.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBASTOS, Helena. Esculturas Breves. Disponível em: <https://allevents.in/s%C3%A3o%20paulo/esculturas-brevesmusicanoar/331152703919054 > Acesso em: 29/04/2019. BASTOS, Helena. Corpo e Cidade: moveres entre aproximações e distanciamentos. São Paulo: Cooperativa Paulista de Dança, 2015. BITTENCOURT, Adriana. Imagens como Acontecimentos: dispositivos do corpo, dispositivos da dança. Salvador: EDUFBA, 2012. BITTENCOURT, Adriana. Dispositivos da Comunicação: as imagens como proposições do corpo. R.Cient./FAP, Curitiba, v. 4. n.2 p. 1-16, jul./dez. 2009. CORPOCIDADE, 2018. Disponível em: <http://www.corpocidade6.dan.ufba.br/> Acesso em: 29/04/2019. DAMÁSIO, Antònio R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. Tradução: Dora Vicente e Georgina Segurado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. DOMENICI, Eloisa Leite. A brincadeira como ação cognitiva: metáforas das danças populares e suas cadeias de sentidos. In: Helena Katz; Christine Greiner (org.). Arte e Cognição: corpomídia, comunicação e política. São Paulo: Annablume, 2015. p. 191-236. FABRIS, Annateresa. Imagens do Urbano: do moderno ao contemporâneo. In: Dorval do Nascimento | João Batista Bitencourt (Orgs.). Dimensões do Urbano: múltiplas facetas da cidade. Chapecó: Argos, 2008. FERRARA, Lucrécia D’Alessio. Os Significados Urbanos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp, 2000. FORTIN, Sylvie. Contribuições Possíveis da Etnografia e da Auto-etnografia para a Pesquisa na Prática Artística. Tradução: Helena Maria Mello. R. Cena 7, Porto Alegre, n. 7 p. 77 – 88, 2009. GODARD, Hubert. Gesto e Percepção. Lições de Dança 3. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora, 2003. p. 11- 35. JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos Errantes. Salvador: EDUFBA, 2012. JACQUES, Paola Berenstein; BRITTO, Fabiana Dultra. Corpografias urbanas: relações entre o corpo e a cidade. In: Evelyn Furquim Werneck Lima (org.). Espaço e Teatro: do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. p.182-192. MCHOUSE, Caryn. Flocos de Neve a Cair: Uma relação pessoal e profissional com a gravidade. Cadernos de Leituras, Belo Horizonte, n. 61 p. 1-9, maio/2017. MORAIS, Líria de Araújo. Corpomapa: o dançarino e o lugar na composição situada. Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – Escola de Teatro e Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. MILLER, Jussara. A Escuta do Corpo: Sistematização da Técnica Klauss Vianna. 3 ed. São Paulo: Summus, 2016 SILVEIRA, Clarissa. A Pele da Obra. Disponível em: < https://www.ufrgs.br/nia/apele-da-obra/ > Acesso em: 17/03/2019.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Teatro (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPG16082019.pdf3,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons