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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Raimunda Ferreira.-
dc.date.accessioned2013-04-15T20:17:00Z-
dc.date.available2013-04-15T20:17:00Z-
dc.date.issued2013-04-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/200-
dc.descriptionAtravés da pesquisa, analisamos a percepção dos professores de Matemática do município de Itaporanga-PB quanto ao uso da calculadora em sala de aula. Aplicamos um questionário com os professores que lecionam a disciplina Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, pertencentes à rede pública de ensino, com o intuito de conhecer a opinião quanto ao uso da calculadora como instrumento didático nas aulas de Matemática e de verificar se os professores têm conhecimento da importância do uso da calculadora em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa. O instrumento de coleta de dados, conforme apontado, foi um questionário aplicado. Esse procedimento metodológico, alinhado aos referenciais teóricos, permitiu apresentar reflexões acerca do problema de pesquisa. Para fundamentar as análises dos dados do campo de pesquisa, recorremos a arcabouços teóricos de REMA (2009); MEDEIROS (2004); BIGODE (1998); MAMEDE (2001), dentre outros. Concluímos com esses estudos que se faz essencial aos docentes, que são sujeitos da pesquisa, que repensem sobre suas concepções e práticas sobre o uso da calculadora em sala de aula de maneira que adquiram uma nova visão sobre tais concepções e práticas sobre o instrumento em foco, e que, a partir desse novo olhar, possam colaborar, principalmente, para o desenvolvimento e construção da aprendizagem, tornando o processo de ensino-aprendizagem eficaz e produtivo.pt_BR
dc.description.abstractThroughout the research, we analyze the perception of mathematics teachers from Itaporanga-PB concerning the use of the calculator in the classroom. We applied a questionnaire to the teachers who teach Mathematics in the Final Years of Elementary and Secondary Education, belonging to public schools in order to know the opinion regarding the use of the calculator as a teaching tool in mathematics classes and check if teachers are aware of the importance of using the calculator in the classroom. This is a field research, qualitative in nature. The data collection instrument, as noted, was a questionnaire. This methodological approach, aligned with the theoretical references, allowed to present reflections on the research problem. The analysis upon the data from the field research were based on the theoretical frameworks of REMA (2009); MEDEIROS (2004); MUSTACHE (1998); MAMEDE (2001), among others. We conclude from these studies that is essential for teachers, who are research subjects, to rethink about their conceptions and practices regarding the use of the calculator in the classroom so that they acquire a new insight into these concepts and practices on the instrument in focus and, from this new perspective, they may contribute mainly to the development and construction of learning, making the process of teaching and learning effective and productive.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-04-15T20:16:59Z No. of bitstreams: 1 RFA15042013.pdf: 724866 bytes, checksum: 937038e5e668e6d4266e0b033f06ee77 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-04-15T20:17:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RFA15042013.pdf: 724866 bytes, checksum: 937038e5e668e6d4266e0b033f06ee77 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesItaporanga, PB, 2012.-
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectUso da calculadorapt_BR
dc.subjectTeaching and learning mathematics-
dc.subjectUsing the calculator-
dc.titleO que pensam os professores de matemática do município de Itaporanga-PB sobre o uso da calculadora em sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Luciélio Marinho da.-
dc.description.resumoAtravés da pesquisa, analisamos a percepção dos professores de Matemática do município de Itaporanga-PB quanto ao uso da calculadora em sala de aula. Aplicamos um questionário com os professores que lecionam a disciplina Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, pertencentes à rede pública de ensino, com o intuito de conhecer a opinião quanto ao uso da calculadora como instrumento didático nas aulas de Matemática e de verificar se os professores têm conhecimento da importância do uso da calculadora em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa. O instrumento de coleta de dados, conforme apontado, foi um questionário aplicado. Esse procedimento metodológico, alinhado aos referenciais teóricos, permitiu apresentar reflexões acerca do problema de pesquisa. Para fundamentar as análises dos dados do campo de pesquisa, recorremos a arcabouços teóricos de REMA (2009); MEDEIROS (2004); BIGODE (1998); MAMEDE (2001), dentre outros. Concluímos com esses estudos que se faz essencial aos docentes, que são sujeitos da pesquisa, que repensem sobre suas concepções e práticas sobre o uso da calculadora em sala de aula de maneira que adquiram uma nova visão sobre tais concepções e práticas sobre o instrumento em foco, e que, a partir desse novo olhar, possam colaborar, principalmente, para o desenvolvimento e construção da aprendizagem, tornando o processo de ensino-aprendizagem eficaz e produtivo.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

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