Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20131
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Rachel Nóbrega Toscano de-
dc.date.accessioned2021-05-25T19:40:39Z-
dc.date.available2019-11-28-
dc.date.available2021-05-25T19:40:39Z-
dc.date.issued2019-11-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20131-
dc.description.abstractThe study had as general objective to analyze the process of information management in the Division of education and professional qualification of the pro rectory of people management of Universidade Federal da Paraíba, sector responsible for the planning, execution and evaluation of training and qualification plan of the institution's servers. The specific objectives were based on the information management model proposed by Chun Wei Choo, which has a continuous cycle of six related processes. Regarding the methodological procedures, it was characterized as an applied, exploratory and descriptive research with a qualitative approach. Data were obtained from the bibliographic and documentary research, together with semi-structured interviews and focus groups and for data analysis, the content analysis technique was used. The results showed that the information management process in the Education and Training Division presents gaps in the informational cycle that affect the activities developed by the Division, hindering the access and use of information by its users. Destarte, it was found the need to implement an information management from a professional perspective for the Division to achieve its objectives. Finally, some guidelines were elaborated to guide the elaboration of future training and qualification plans.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nataly Leite (nataly@biblioteca.ufpb.br) on 2021-05-24T20:29:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RachelNóbregaToscanoDeFarias_Dissert.pdf: 2609078 bytes, checksum: 2e0f7aca80881899024c4bd5cc6de3b2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-05-25T19:40:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RachelNóbregaToscanoDeFarias_Dissert.pdf: 2609078 bytes, checksum: 2e0f7aca80881899024c4bd5cc6de3b2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-25T19:40:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RachelNóbregaToscanoDeFarias_Dissert.pdf: 2609078 bytes, checksum: 2e0f7aca80881899024c4bd5cc6de3b2 (MD5) Previous issue date: 2019-11-14en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectPlano de Capacitação e Qualificaçãopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectOrganizational learningpt_BR
dc.subjectTraining and Qualification Planpt_BR
dc.subjectInformationpt_BR
dc.subjectInformation managementpt_BR
dc.titleAnálise do processo de gestão da informação na Divisão de Educação e Capacitação Profissional da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pinho Neto, Júlio Afonso Sá de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9024978229643441pt_BR
dc.creator.LattesLattes não recuperado em 24/05/2021pt_BR
dc.description.resumoO estudo teve como objetivo geral analisar o processo de Gestão da Informação na Divisão de Educação e Capacitação Profissional da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Paraíba, setor responsável pelo planejamento, execução e avaliação do Plano de Capacitação e Qualificação dos servidores da Instituição. Os objetivos específicos tiveram como base o modelo de gestão da informação proposto por Chun Wei Choo, que possui um ciclo contínuo de seis processos correlatos. Em relação aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como uma pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. A obtenção dos dados foi efetuada a partir da pesquisa bibliográfica e documental, juntamente com a realização de entrevistas semiestruturadas e grupos focais e para a análise dos dados foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que o processo de gestão da informação na Divisão de Educação e Capacitação apresenta lacunas no ciclo informacional que afetam as atividades desenvolvidas pela Divisão, dificultando o acesso e o uso da informação pelos seus usuários. Destarte, constatou-se a necessidade da implementação de uma gestão da informação sob uma perspectiva profissional para que a Divisão alcance seus objetivos. Por fim, foram elaboradas algumas diretrizes capazes de orientar a elaboração de futuros planos de capacitação e qualificação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RachelNóbregaToscanoDeFarias_Dissert.pdf2,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons