Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20138
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Luanna Gabriella da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T14:41:25Z | - |
dc.date.available | 2021-03-22 | - |
dc.date.available | 2021-05-28T14:41:25Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20138 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is to bring is a documentary that aims to debate, directing to the context of how black cinema can help in the construction of youth identity, address social discussions and create critical thinking. Black cinema, as it rescues the fragmented identity of blacks, brings reflections and debates on the social position placed on blacks and their cultural aspects. The documentary aims to debate how black cinema fits in positively as a racial affirmation and black identity. The documentary was recorded remotely, talking to psychologists, black people and filmmakers from different regions of Brazil about how the lack of identification can affect both the social, the personal construction of a being before society, and the construction of the feeling of belonging to a culture are crucial for social citizens to understand their role and build their critical thinking. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-05-28T14:41:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LGSO22032021.pdf: 729154 bytes, checksum: 46eac07112a8cead8449cd09646798cd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-05-28T14:41:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LGSO22032021.pdf: 729154 bytes, checksum: 46eac07112a8cead8449cd09646798cd (MD5) Previous issue date: 2020-12-02 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Identidade negra - Cinema - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Documentário - Aspectos culturais | pt_BR |
dc.subject | Cinema negro | pt_BR |
dc.title | Quem esse cinema pensa que eu sou? A importância do aquilombamento do audiovisual. | pt_BR |
dc.title.alternative | Who does this cinema think I am? The importance of audiovisual pitching. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Aragão, Rodrigo Martins | - |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é trazer um documentário que tem como proposta debater a importância do aquilobamento no audiovisual e como o cinema negro pode ajudar na construção da identidade dos jovens, abordando as discussões sociais e a criação de pensamento crítico. O cinema negro, à medida que resgata a identidade fragmentada dos negros, traz reflexões e debates sobre a posição social colocada sobre o negro e os seus aspectos culturais. O documentário visa debater como o cinema negro se insere de forma positiva como afirmação racial e da identidade negra. O documentário foi gravado de forma remota, entrevistando psicólogos, pessoas negras e cineastas de diversas regiões do Brasil sobre como a falta de identificação pode afetar tanto no social, como construção pessoal de um ser perante a sociedade, e como a construção do sentimento de pertencer a uma cultura são cruciais para o cidadão social entender seu papel e construir seu pensamento crítico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | ARAÚJO, Joel Zito. A força de um desejo: a persistência da branquitude como padrão estético audiovisual. Revista USP, São Paulo. 2006. ARAÚJO, Joel Zito. A negação do Brasil: o negro na telenovela brasileira. 2ª ed. São Paulo: Ed. SENAC, 2004. BACZCO, Bronislaw. A imaginação social. Enciclopédia de Ciências Sociais. Lisboa, I.O, Casa da Moeda, 1989. BAUMAN, Zygmunt. O Mal- Estar da Pós Modernidade: Tradução de Mauro Gama, Claudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. CARVALHO, Noel dos Santos. Esboço para uma história do Negro no Cinema Brasileiro. In: DE, Jeferson. Dogma feijoada - o cinema negro brasileiro. São Paulo. Imprensa Oficial, 2005. CARVALHO, N. dos S. O negro no cinema brasileiro: O período silencioso. Plural - Revista De Ciências Sociais, 10, 155-179, 2003. CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. São Paulo: EDUSC, 2002. FEITOSA, Tadeu. MÍDIA: espelho da cultura. Vol. 2. Ceará: Passagens - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – UFC, 2011. FOUCAULT, Michael. Vigiar e punir: história e violência das prisões. São Paulo: Editora Vozes, 2001. HALL, Stuart; Que “negro” é esse na cultura popular negra?. In:__HALL, Stuart; SOVIK, Liv (Org.). Da diáspora: identidades e mediações culturais. 1. ed. atual. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2009. HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-RIO: Apicuri, 2016. NEVES, David. O cinema de assunto e autor negros no Brasil. Adernos Brasileiros: 80 anos de abolição. Rio de Janeiro: Ed. Cadernos Brasileiros, ano 10, n. 47, p. 75-81, 1968 NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus Ed, 2016. PRUDENTE, Celso Luiz. A dimensão pedagógica da alegoria carnavalesca no cinema negro enquanto arte de afirmação ontológica da africanidade: pontos para um diálogo com Merleau- Ponty. Cuiabá: Revista Educação Pública, da Universidade Federal de Mato Grosso. V.23 p. 403- 424, 2014. PRUDENTE, Celso Luiz. Arte negra – Alguns pontos reflexivos para a compreensão das artes plásticas, música, cinema e teatro. Rio de Janeiro, Ed. Cadernos CEAP, 2007. RAMOS, Guerreiro. Introdução crítica à sociologia brasileira. Rio de Janeiro, Andes, 1957. RODRIGUES, João Carlos. O negro brasileiro e o cinema. 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2001. SANTOS, Júlio César dos. A quem interessa o Cinema Negro?. Revista da ABPN • v. 5, n. 9 • nov.–fev. 2013. SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais/ Tomaz Tadeu da Silva (org.); Stuart Hall ; Kathryn Woodward. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: Multiculturalismo e representação. São Paulo: Cosac Naify, 2006. SODRÉ, Muniz. Claros e escuros: Identidade, povo e mídia no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1999 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Radialismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LGSO22032021.pdf | 712,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons