Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Mariana Kelly Rodrigues da-
dc.date.accessioned2021-06-04T14:49:40Z-
dc.date.available2021-01-26-
dc.date.available2021-06-04T14:49:40Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20176-
dc.description.abstractTechnology is expanding every day and we need to position ourselves positively and insert these technologies into our lives according to needs. Given this reality, the current context allows us to seek teaching practices aimed at the use of contemporary technologies to better meet the expectations of students influenced by the media in their social environment. The relevance of this work consists in the search for a meaningful learning that contemplates the reality of the student. Based on this need, we intend to analyze the insertion and use of educational technologies in Portuguese language classes. Divided into three organized sections, the present work employed the method of inductive approach, with monographic procedure methods, with research technique and indirect documentation, using bibliographic references based on authors such as FERREIRO (1994), LAGO (2012), LEITE (2013), MASETTO (2000), OLIVEIRA (1993), SOARES (1998), among others by means of research on websites, periodicals and books. It was possible to notice that the Portuguese language classes developed their goal better with methodologies focused on the use of technologies, because with that the student has more opportunity to develop and seek knowledge contextualizing with his social environment, making him a critical, active and participative being making use of reading and writing in their social environment.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2021-06-04T14:49:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MKRS26012021.pdf: 674660 bytes, checksum: d884132af934c7f020a5996e75bf1c60 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-04T14:49:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MKRS26012021.pdf: 674660 bytes, checksum: d884132af934c7f020a5996e75bf1c60 (MD5) Previous issue date: 2020-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleTecnologias contemporâneas: da inserção a utilização no ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Jan Edson Rodrigues-
dc.description.resumoA tecnologia a cada dia vem se expandindo e necessitamos nos posicionar positivamente e inserir estas tecnologias em nossa vida de acordo com as necessidades. Diante desta realidade o contexto atual nos permite buscar práticas de ensino voltadas ao uso das tecnologias contemporâneas para melhor corresponder às expectativas dos educandos influenciados pelas mídias em seu meio social. A relevância deste trabalho consiste na busca de uma aprendizagem significativa que contemple a realidade do educando. Partindo dessa necessidade pretende-se analisar a inserção e utilização das tecnologias educacionais nas aulas de Língua Portuguesa. Dividida em três seções organizadas, o presente trabalho empregou o método de abordagem indutivo, com métodos de procedimentos monográfico, com técnica de pesquisa a documentação indireta, utilizando-se de referências bibliográficas embasadas em autores como FERREIRO (1994), LAGO (2012), LEITE(2013), MASETTO (2000), OLIVEIRA (1993), SOARES (1998), entre outros por meios de pesquisas em sites, periódicos e livros. Foi possível perceber que as aulas de língua Portuguesa desenvolveram melhor seu objetivo com metodologias voltada para o uso das tecnologias, pois com isso o educando tem mais oportunidade de desenvolver e buscar conhecimento contextualizando com seu meio social, tornando um ser crítico, ativo e participativo, fazendo uso da leitura e da escrita em seu meio social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MKRS26012021.pdf658,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons