Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorote, Julia Cotrim-
dc.date.accessioned2021-06-17T17:55:10Z-
dc.date.available2021-03-19-
dc.date.available2021-06-17T17:55:10Z-
dc.date.issued2020-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20197-
dc.description.abstractWith the arrival of the internet, there were big changes in the way of producing communicational content. Social minorities and especially the LGBTQI+ public have gained space in the media, although in an incipient and gradual way. Within the LGBTQI+ environment, with the T community (transgender and transvestites), I seek in this work, analysis, identification and description of how their identities are constructed in the Brazilian media, especially in the public environment. The research objects were as follows: “Toda Mulher vale muito by L'Oréal (2016); “#EuSouAssimOutubroRosa” estralando Candy Mel by Avon (2015), “O Primeiro Dia dos Pais de César” conducted by Propeg agency for the Gay Group of Bahia (2017) and Conviver Transforma of Google Brazil (2020). Using a discourse analysis methodology, I was able to study how to deepen the visual and textual elements of each of the selected campaigns.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-06-17T17:55:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCM19032021.pdf: 2876070 bytes, checksum: eb104ea3da7f3bd5c0248d11a4048567 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-17T17:55:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCM19032021.pdf: 2876070 bytes, checksum: eb104ea3da7f3bd5c0248d11a4048567 (MD5) Previous issue date: 2020-08-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMídia - Identidades - Brasilpt_BR
dc.subjectPublicidade e Propaganda - Análise de gêneropt_BR
dc.subjectGênero e Identidadept_BR
dc.title"Trans-mídia”: uma análise da construção das identidades trans nas campanhas publicitárias brasileiras.pt_BR
dc.title.alternative"Trans-media”: an analysis of the construction of trans identities in Brazilian advertising campaigns.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mascarenhas, Alan Mangabeira-
dc.description.resumoCom a chegada da internet houve grandes mudanças na forma de se produzir conteúdos comunicacionais. As minorias sociais e principalmente o público LGBTQI+ tem ganhado espaço na mídia, ainda que maneira incipiente e gradual. Dentro do meio LGBTQI+, com enfoque na comunidade T (transgêneros e travesti), busco neste presente trabalho, analisar, identificar e descrever como são construídas suas identidades na mídia brasileira, principalmente no meio publicitário. Os objetos de pesquisa foram as campanhas: Toda mulher vale muito” da L’Oréal (2016); “#EusouAssim:Outubro Rosa” estralando Candy Mel da Avon (2015), “O primeiro Dia dos Pais de César” realizada pela agência Propeg para o Grupo Gay da Bahia (2017) e a Conviver Transforma do Google Brasil (2020). Utilizando a metodologia da análise de discurso, pude estudar de maneira aprofundada os discursos visuais e textuais de cada uma das campanhas selecionadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesALÓS, Anselmo Peres. Orlandi, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. 8 ed.; Campinas; Pontes, 2009, 100p. SIGNUM, Londrina, n. 15/3, p. 389-394, 2012. BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge ZAHAR Editor, 2005. BENTO, Berenice. O que é transexualidade? São Paulo: Brasiliense, 2012. BERNARDO, André. Infográfico: Evolução dos personagens LGBT nas novelas, ano a ano. Super Interessante, 2017. Disponível em <https://super.abril.com.br/mundo-estranho/infografico-evolucaodos-personagens-lgbt-nas-novelas-ano-a-ano/>Acesso em: 21 jul. 2020 BUTLER, Judith. Problemas de gênero: Feminismo e Subversão da Identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019. CASTELLS, Manuel. O poder da Identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999. CONNELL, Raewyn; PEARSE, Rebecca. Gênero: Uma perspectiva global: Compreendendo o gênero - da esfera pessoal à política - no mundo contemporâneo. São Paulo: Nversos, 2015. DIAS, Dylia Lysardo. A construção e a desconstrução de estereótipos pela publicidade brasileira. Issue, n. 2, Novembro 2017 GRAF, Marilia. Propaganda de lá para cá. São Paulo: Ibrasa, 2005. GREGOLIN, Maria do Rosário Valencise. A análise do discurso: Conceitos e aplicações. Alfa, São Paulo, p. 13-21, 1995. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2006. JESUS, Jaqueline Gomes de. Transfobia e crimes de ódio: Assassinatos de pessoas transgênero como genocídio. História Agora, São Paulo, v. 16, ed. 2, p. 101-123, 2013. JESUS, Jaqueline Gomes de. ORIENTAÇÕES SOBRE IDENTIDADE DE GÊNERO: CONCEITOS E TERMOS: Guia técnico sobre pessoas transexuais, travestis e demais transgêneros, para formadores de opinião. Brasília, Abril 2012. Disponível em <http://issuu.com/jaquelinejesus/docs/orienta__es_popula__o_trans>. Acesso em: 21 jul. 2020. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2012 LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: Uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana. Corpo, Gênero e Sexualidade: Um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. MARCONDES, Pyr. Uma história da propaganda brasileira: As melhores campanhas, Gênios da criação, Personagens. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006. MARATEA, Naomi. Passabilidade "Nossa, eu nunca iria imaginar!". Medium - TrisCapire, 2018. Disponível em: https://medium.com/triscapire/passabilidade-nossa-eununca-iria-imaginar-16f985929e0e. Acesso em: 21 jul. 2020. MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: Teoria e política. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana. Corpo, Gênero e Sexualidade: Um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. cap. I. Nome Social - USP Diversidade, 2020. Disponível em <https://prceu.usp.br/uspdiversidade/nome-social-2/>Acesso em: 21 jul. 2020 PONTES, Júlia Clara de; SILVA, Cristiane Gonçalves de. Cisnormatividade e passabilidade: deslocamentos e diferenças nas narrativas de pessoas trans. Periódicus, Salvador, v. 1, n. 8, p. 396-417, novembro 2017 - abril 2018. Propaganda - Dicionário Michaelis. 2020. Disponível em <https://michaelis.uol.com.br/modernportugues/busca/portugues-brasileiro/Propaganda/> Acesso em: 21 jul. 2020. PINTO, José Milton. Comunicação e discurso: Introdução à análise de discursos.1999. SABAT, Ruth. Gênero e sexualidade para consumo. In: LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana. Corpo, Gênero e Sexualidade: Um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. cap. 11, p. 149-159.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCM19032021.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons