Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20199Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Lucas Idalino de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2021-06-18T13:45:30Z | - |
| dc.date.available | 2021-03-19 | - |
| dc.date.available | 2021-06-18T13:45:30Z | - |
| dc.date.issued | 2020-08-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20199 | - |
| dc.description.abstract | This monograph analyzes how the sound construction of the television series Peaky Blinders (produced and shown by the BBC channel, and also shown by Netflix) expresses the narrative of the entire arc of the season. The research seeks to present the evolution of serial dramaturgy, showing how its narrative became complex and how the sound and television composition transformed its aesthetic expression. Then showing how the sound expression of television has changed due to the sophistication of sound production apparatus and professional techniques. Based on this, through the construction of sound maps, an analysis is made of how the series' soundtrack participates in the constitution of its narrative in order to improve the complexity of serial dramaturgy. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-06-18T13:45:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LIOC19032021.pdf: 1539226 bytes, checksum: 7199b92aaf01733022afd3fbb625103c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-06-18T13:45:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LIOC19032021.pdf: 1539226 bytes, checksum: 7199b92aaf01733022afd3fbb625103c (MD5) Previous issue date: 2020-08-13 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Trilha sonora - Análise | pt_BR |
| dc.subject | Peaky Blinders (Série) - Construção sonora | pt_BR |
| dc.subject | Som - Televisão | pt_BR |
| dc.title | Estilística sonora na construção narrativa da série Peaky Blinders. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Sound stylistic in the narrative construction of the Peaky Blinders series. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Aragão, Rodrigo Martins | - |
| dc.description.resumo | Esta monografia analisa como a construção sonora do seriado televisivo Peaky Blinders (produzida e exibida pelo canal BBC, e também exibida pela Netflix) expressa a narrativa de todo arco da temporada. A pesquisa busca apresentar a evolução da dramaturgia seriada, mostrando como sua narrativa tornou-se complexa e como a composição sonora e visual televisiva transformou a sua expressão estética. Em seguida mostrando como a expressão sonora da televisão se modificou em decorrência da sofisticação dos aparatos de produção sonora e das técnicas profissionais. Partindo disso, a através da construção de mapas de som, é realizada a análise de como a trilha sonora da série participa da constituição de sua narrativa de maneira a aprimorar a complexidade da dramaturgia seriada. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Comunicação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.relation.references | ARÉVALO, Brayan. CARTILHA PRÁTICA sobre as técnicas e funções de microfonista e segundo microfonista ou assistente de som. Bogotá. 2018. ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, 2008. CARREIRO, Rodrigo. O som em Game of Thrones. In XXIII, 2019, Porto Alegre, Anais... São Paulo: Angela Freire Prysthon, 2019. p. 1073-1078. ELISABETH, W.; BELTON, J. Film Sound: theory and pratice. New York: Columbia University Press, 1985. p. 181-199. DANCYGER, Ken. Técnicas de Edição para Cinema e Vídeo: história, teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003 HILMES, Michele. Television Sound: Why the Silence?. Music, Sound, and the Movin Image: Liverpool University Press, Volume 2, Issue 2, Autumn 2008. pp. 153-161. JOST, François. Compreender a Televisão. Porto Alegre: Sulina, 2010. MARTIN, Brett. Homens difíceis: os bastidores do processo criativo de Breaking Bad, Familia Soprano, Mad Men e outras séries revolucionárias. São Paulo: Aleph, 2014. MACHADO, Arlindo. A televisão levada a sério. Porto Alegre: Sulina, 2010. MACEDO, Nátalia, A MÚSICA NAS TELENOVELAS: LAÇOS DE FAMÍLIA, MULHERES APAIXONADAS E PÁGINAS DA VIDA. 2008. 131f. Monografia de Graduação – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2008. MITTEL, Jason. Complexidade Narrativa na Televisão Americana Contemporânea. In: Revista Matrizes, São Paulo, vol. 5, n2, p. 29 – 52, 2012. PUCCI, R. L.; MONTEIRO, M. A elaboração audiovisual como fator para manter aatenção em cenas complexas de Dr. House. In: XXVI ENCONTRO ANUAL DA COMPOS, 2017, São Paulo, Anais... São Paulo: Faculdade Casper Libero, 2017. p. 1-22. ROCHA, S. M. Desenvolvimento tecnológico, estilo televisivo e telenovelas: possíveis reconfigurações do gênero na produção de Gabriela. Galaxia (São Paulo, Online), n. 29, p. 180-194, jun. 2015. QUIRINO, Rodrigo Aragão. A estilística do roteiro no drama seriado contemporâneo. 2019. 148f. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2019. REZENDE, R. A tecnologia e a transformação do dispositivo televisivo: produções sensórias no hibridismo realidade/ficção. Revista Brasileira de História da Mídia, v.1, n.2, jul/dez, 2012. RODRÍGUEZ, Àngel. A Dimensão sonora da linguagem audiovisual. São Paulo: SENAC, 2006. OPOLSKI, Débora. INTRODUÇÃO AO DESENHO DE SOM: Uma sistematização aplicada na análise do longa-metragem Ensaio sobre a Cegueira. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013. SGRILLI, M. E. P. A dimensão sonora da televisão: o percurso do som nas telenovelas da TV Globo. 2017. 132f. Dissertação de Mestrado – Universidade de São Paulo Escola de Comunicação e Artes, São Paulo, 2017. SILVA, Marcel Vieira Barreto. Dramaturgia seriada contemporânea. Lumina. Vol.8. n1. junho 2014, ISSN 1981 – 4070 Disponível em <https://goo.gl/sGhgKv> Acesso em junho de 2020. SILVA, Marcel Vieira Barreto. Origem do drama seriado contemporâneo in Revista Matrizes, São Paulo, vol. 9, n1, p. 127-143, 2015. SONNESCHEIN, David. Sound Design: The expressive Power of Music, Voice, and Sound Effects in Cinema. Estados Unidos: McNaugthon & Gunn, 2001. 6 motivos que fazem de “Dark” uma das melhores séries dos últimos tempos. Super Interessante, 2020. Disponível em < https://super.abril.com.br/cultura/6-motivos-que-fazemde-dark-uma-das-melhores-series-dos-ultimos-tempos/>. Acesso em: jul. 2020. Netflix: 7 séries que são chave para o sucesso do serviço de streaming. BCC, 2018. Disponível em <https://www.bbc.com/portuguese/geral-44905029>. Acesso em: jul. 2020. Peaky Blinders: Sangue, Apostas e Navalhas. IMDB, 2013. Disponível em <https://www.imdb.com/title/tt2442560/awards>. Acesso em: jul. 2020. Peaky Blinders. Rotten Tomatoes, 2013. Disponível em <https://www.rottentomatoes.com/tv/peaky_blinders>. Acesso em: jul. 2020. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Radialismo | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LIOC19032021.pdf | 1,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
