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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Gomes, Emiliano | - |
dc.creator | Silva, Sabrina Coutinho da | - |
dc.date.accessioned | 2021-06-21T14:57:48Z | - |
dc.date.available | 2021-03-19 | - |
dc.date.available | 2021-06-21T14:57:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20207 | - |
dc.description.abstract | no abstract | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumen El objetivo de este trabajo es presentear por medio de um documental para web la relación nostálgica de los fans de la telenovela mexicana Rebelde despues de más de diez años desde el final de la trama audiovisual y el grupo RBD, un grupo musical que surgió a través de la novela. El documental muestra lãs producciones realizadas por los fans del trabajo e el nordeste de Brasil, la relación entre grupos de fanáticos de diferentes ciudades de esta región, la adaptación del contenido original al contexto local de los fans, la memória y su importância em la vida de cada entrevistado. Los fans de cuatro ciudades de la región contribuyeron a la construcción de este documental, desde cuatro ciudades, capitales: Fortaleza, en Ceará, Recife, en Pernambuco, Natal, en Rio Grande do Norte y João Pessoa en Paraíba. El audiovisual que informamos em este trabajo se desarroló como um trabajo de finalización del curso y dura aproximadamente 30 minutos. Entrevistamos a 1 personas, incluídos 10 fans y creadores rebeldes, y um experto em comportamiento joven. Tambien aparece em el documental cómo la telenovela, incluso mexicana, ayudó a los fans del nordeste a enfrentar problemas personales, crisis familiares, lazos de amor, la importância de la amistad, entre otros, generando un debate positivo sobre el fanatismo. También hay um debate sobre la nostalgia y la apropriación del contenido origianl em la creación de contenido remezclado. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-06-21T14:57:48Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EG19032021.pdf: 5022772 bytes, checksum: ab3325c45c4504a40ad95d147fafeb1a (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Rebelde (Telenovela mexicana) - Documentário | pt_BR |
dc.subject | Telenovela e fãs | pt_BR |
dc.subject | Cultura midiática | pt_BR |
dc.title | Relatório do documentário "Y no puedo olvidarte" : a relação fã-ídolo através da produção de conteúdo do Fandom de Rebelde. | pt_BR |
dc.title.alternative | Reportaje sobre el documental "Y no puedo olvidarte": la relación fan-ídolo a través de la producción de contenido de Fandom de Rebelde. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mascarenhas, Alan Mangabeira | - |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é apresentar através de um documentário para web a relação nostálgica de fãs da novela mexicana Rebelde depois de mais de dez anos do fim da trama audiovisual e do grupo RBD, grupo musical que surgiu por intermédio da novela. Através do documentário são mostradas as produções realizadas por fãs da obra no nordeste brasileiro, o relacionamento entre os grupos de fãs de cidades distintas desta região, a adaptação do conteúdo original ao contexto local dos fãs, a memória e a sua importância na vida de cada entrevistado. Fãs de quatro cidades da região contribuíram na construção deste documentário, sendo eles de quatro capitais: Fortaleza, no Ceará, Recife, em Pernambuco, Natal, no Rio Grande do Norte, e João Pessoa na Paraíba. O audiovisual que relatamos neste trabalho foi desenvolvido como trabalho de conclusão de curso e conta aproximadamente com 30 minutos de duração. Para tanto, entrevistamos 11 pessoas, sendo 10 fãs e criadores de conteúdo sobre Rebelde e uma especialista em comportamento jovem. Aparece ainda no documentário como a novela, mesmo mexicana, ajudou os fãs nordestinos a enfrentar problemas pessoais, crises familiares, laços amorosos, a importância da amizade, entre outros, gerando um debate positivo em relação ao fanatismo. Deriva-se ainda um debate sobre nostalgia e apropriação de conteúdo original, na criação de conteúdo remixado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.relation.references | BIZZO, Katia de Souza e Almeida. Crianças e telenovelas: diálogos silenciados. 146f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2009. CANCLINI, Nestor G. Consumidores & cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995. CAMPEDELLI, Samira Y. A Telenovela. São Paulo: Ática, 1987. CEIA, Carlos. Novela. [Homepage da internet]. 2010. Disponível em: http://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/novela/ Acesso em: 24 jul. 2019. ESPECIAL O FENÔMENO REBELDE [Homepage da internet] (30/08/13)-Fãs vão ao delírio com chegada de Rebelde a aeroporto. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t-gXr0tc Acessado em: 28 ago.2019 FADUL, Ana Maria. Telenovela e família no Brasil. IN: Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo/SP: Pós Com/Unesp, n. 34, 2º sem. 2000. GONZÁLEZ, Jorge A. et al. La cofradía de lãs emociones (in) terminables (parte primera). In:____ El espectáculo de la pasión – Las telenovelas latinoamericanas. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1993. p. 63-105. KELLNER, D. A Cultura da Mídia. São Paulo: Edusc, 2001. LOPES, Maria Immacolata Vassallo.Telenovela e direitos humanos: a narrativa de ficção como recurso comunicativo. In: ANAIS INTERCOM– Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba/PR, 4 a 7 de setembro de 2009. MAIRESSE, D. (2003). Cartografia: do método à arte de fazer pesquisa. In T. M. G. Fonseca & P. G. Kirst (Orgs.), Cartografias e devires: a construção do presente (pp. 259-271). Porto Alegre: UFRGS. MARTIN-BARBERO, Jesus. REY, German. Os exercícios do ver. In: Hegemonia audiovisual e ficção televisiva. 1 ed. São Paulo: Senac, 2001. MASTERMAN, L. Teaching the media. New York: Routledge, 1985. MORAN, José Manuel. Como ver televisão: leitura crítica dos meios de comunicação. São Paulo: Ed. Paulinas, 1991. MOTTER, Maria. Telenovela Internacionalização e Interculturalidade. Edições Loyola, São Paulo, 2003. OLIVEIRA, Hulda; COUTO, Elza. Construção, desconstrução e reconstrução do ídolo: discurso, imaginário e mídia. In: VIII Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão PROEC38. Caderno de Publicações Conpeex, Goiânia, 2011. PINTO, Milton José. Comunicação e discurso: introdução à análise de discursos. 2. ed. São Paulo: Hacker, 2002. PUCCINI, Sergio. Roteiro de documentário, da pré-produção à pós-produção. Campinas, São Paulo: Papirus, 2009. RBD - Live in Brasília DVD Completo (HD). [homepage da internet], 2008. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2CgHITJvn78&t=146s Acesso em: 28 ago. 2019. ROCHA, Marlúcia M. da; ALBUQUERQUE, Eliana C.P.T. A telenovela: técnicas de criação do popular e do massivo. Unirevista. v. I, n. 3, p.5, jul. 2006. SOARES, Thiago. Abordagens Teóricas para Estudos Sobre Cultura Pop. Logos (UERJ. Impresso) , v. 2, p. 41-53, 2014. TELEVISA. Televisión. [homepage da internet] Disponível em:<http://television.televisa.com>. Acesso em: 25 jul. 2019. TRIBUTO AO RBD - Tenerte y Quererte (en vivo) [ homepage da internet] , 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-OiHs4eKN4ETOUSSAINT, Florence et al. Televisa: una semana de programación / ¿Mente sana en cuerpo sano? In: _____. Televisa: el quinto poder. 5 ed. México, D.F.: Claves Latinoamericanas, 1991. p. 41-57. TUZZO, Simone Antoniaci. Deslumbramento Coletivo: opinião pública, mídia e universidade. São Paulo: Annablume, 2005. WEBER, Maria Helena. Comunicação e espetáculos da política. Porto Alegre: UFRGS, 2000. ______; SOUZA, Carmem Jacob de. “Dramatizações da política na telenovela brasileira” In:GOMES, Itania Maria Mota. Televisão e Realidade. Salvador: EDUFBA, 2009. VENTURINI, T. Diving in magma: how to explore controversies with actor network theory. Public Understanding of Science, v. 19, n. 3, p. 258-273, 2010. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Radialismo |
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