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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20312
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dc.creatorEmiliavaca, Angelo-
dc.date.accessioned2021-07-05T19:03:24Z-
dc.date.available2020-03-05-
dc.date.available2021-07-05T19:03:24Z-
dc.date.issued2020-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20312-
dc.description.abstractThe development of the aeronautical industry has led to significant changes in the concepts currently applied to aircraft, whether for civil or military purposes. The impact of these changes on aircraft design and construction is the relentless pursuit of concepts that increase aircraft efficiency over a wider flight spectrum without impacting the safety and reliability of these systems. In this context comes the concept of adaptive aircraft, capable of adapting to the flow by aerodynamic changes without compromising flight safety. One of the concepts used in adaptive aircraft is adaptive wing, with the possibility of varying the curvature of the aerodynamic profile, which is adopted in this work. These structures have some limitations that still need to be developed, such as the actuation system, control system and structural mechanics associated with the shape change. Based on these aspects, this thesis describes the development of a new morphing wing concept, driven by shape memory alloy (SMA) micro spring actuators aiming at an increase in aerodynamic efficiency evaluated from the lift / drag relationship. The developed prototype, called SMArt Morphing Wing, addresses the design of the reconfiguration mechanism, drive system, skin design and wing control system. The deflection limits of the prototype were evaluated showing a controlled deflection of up to 5° on the leading edge and 15° on the trailing edge, reducing drag by 26% compared to a NACA 0012 and increasing the lift / drag ratio by 33% resulting in a better aerodynamic performance from the geometric reconfiguration of the wing.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by João Henrique Costa (henrique@biblioteca.ufpb.br) on 2021-06-26T00:03:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Angelo Emiliavaca_Tese.pdf: 5263788 bytes, checksum: 92b3ee5c4c4b46e527c149b4067abb3b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-07-05T19:03:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Angelo Emiliavaca_Tese.pdf: 5263788 bytes, checksum: 92b3ee5c4c4b46e527c149b4067abb3b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-05T19:03:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Angelo Emiliavaca_Tese.pdf: 5263788 bytes, checksum: 92b3ee5c4c4b46e527c149b4067abb3b (MD5) Previous issue date: 2020-02-17en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAsa adaptativapt_BR
dc.subjectAsa inteligentept_BR
dc.subjectEstruturas inteligentespt_BR
dc.subjectAtuadores de liga com memória de formapt_BR
dc.subjectMicromolaspt_BR
dc.subjectAdaptive wingpt_BR
dc.subjectSmart wingpt_BR
dc.subjectSmart structurespt_BR
dc.subjectShape memory alloy actuatorspt_BR
dc.subjectMicro springspt_BR
dc.titleProtótipo de asa adaptativa acionada por atuadores de liga com memória de formapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Souto, Cícero da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4099240444291318pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0179461721894924pt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento da indústria aeronáutica tem provocado alterações significativas nos conceitos atualmente aplicados em aeronaves, sejam elas para fins civis ou militares. O impacto destas mudanças sobre o projeto e construção de aeronaves é a busca incessante por conceitos que aumentem a eficiência das aeronaves em um maior espectro de voo sem impactar na segurança e confiabilidade destes sistemas. Neste contexto surge o conceito de aeronaves adaptativas, capazes de se adaptar ao fluxo por mudanças aerodinâmicas sem comprometer a segurança do voo. Um dos conceitos usados em aeronaves adaptativas é o de asa adaptativa, com possibilidade de variação do arqueamento do perfil aerodinâmico, o qual é adotado neste trabalho. Estas estruturas apresentam algumas limitações que ainda precisam ser desenvolvidas, como o sistema de atuação, sistema de controle e mecânica estrutural associada à mudança de forma. Baseado nestes aspectos, este trabalho descreve o desenvolvimento de um novo conceito de asa adaptativa, acionada por atuadores do tipo micromolas de liga com memória de forma (LMF) visando um aumento na eficiência aerodinâmica avaliado a partir da relação sustentação/arrasto. O protótipo desenvolvido, denominado de SMArt Morphing Wing, aborda o projeto do mecanismo de reconfiguração, sistema de acionamento, projeto da pele e sistema de controle da asa. Foram avaliados os limites de deflexão do protótipo apresentando uma deflexão controlada de até 5° no bordo de ataque e 15° no bordo de fuga, reduzindo o arrasto em 26% comparado a um NACA 0012 e aumentando a relação sustentação/arrasto em 33% resultando em uma melhor performance aerodinâmica a partir da reconfiguração geométrica da asa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

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