Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20327
Tipo: Dissertação
Título: A metamorfose nos contos de fadas de Madame d’Aulnoy
Autor(es): Passos, Franceilton Alves
Primeiro Orientador: Santos, Luciane Alves
Resumo: A proposta desse estudo é analisar o processo de metamorfose em dois contos de fadas da escritora francesa Madame d’Aulnoy (1650/1651-1705), a quem se deve o mérito pela criação da nomenclatura “contos de fadas”. Também pretendemos divulgar a obra da autora, pois poucos de seus contos foram traduzidos em língua portuguesa, sendo assim não muito conhecidos, como também escassos os estudos sobre essas narrativas entre as pesquisas acadêmicas no Brasil. Os contos selecionados para a análise foram “A gata branca” e “O ramo de ouro”. Refletimos sobre a caracterização e motivação da metamorfose das personagens, especificamente do gênero feminino, e percebemos que as heroínas eram punidas quando resistiam aos matrimônios que elas não desejavam, à proporção que somente por intermédio do amor é que elas eram livres de suas desventuras. Em relação à constituição do gênero conto de fadas, abordamos o nascimento dos contos de fadas a partir da escrita feminina, recorrente no movimento literário que ocorreu na França no século XVII, conhecido como Preciosismo. Dessa forma, traçamos um percurso histórico que começa nos mitos e na oralidade, culminando com a tradição escrita. No mais, a nossa pesquisa é de abordagem qualitativa, quanto à natureza é pesquisa básica e de procedimento bibliográfico, por conseguinte, o pressuposto teórico utilizado para embasar a discussão, organizamos da seguinte maneira: fontes históricas, através de livros, sites e trabalhos acadêmicos para abordar a biografia da Madame d’Aulnoy e o contexto em que a sua obra está inserida; também estudos que teorizam a respeito do maravilhoso, dos contos de fadas, e da metamorfose, a saber, André Jolles (1930) Clive Staples Lewis (2015), Irlemar Chiampi (2015), Jack Zipe (1979), John Ronald Reuel Tolkien (2013), Joseph Campbell (1997), Mariza B. T. Mendes (2000), Mircea Eliade (1972), Nelly Novaes Coelho (2003), Robert Darnton (1986), Vera Maria Tietzmann Silva (1985), Vladimir Propp (2002), entre outros; e ainda o específico estudo de uma pesquisadora francesa sobre a obra de d’Aulnoy, Anne Defrance (1998).
Abstract: The purpose of this study is to analyze the process of metamorphosis in two fairy tales by the French writer Madame d'Aulnoy (1650 / 1651-1705), to whom the credit for creating the nomenclature “fairy tales” is due. We also intend to publicize the author's work, since few of her stories have been translated into Portuguese, and thus are not widely known, as well as the studies on these narratives among academic research in Brazil. The short stories selected for the analysis were “The white cat” and “The golden branch”. We reflected on the characterization and motivation of the characters' metamorphosis, specifically of the female gender, and we realized that heroines were punished when they resisted marriages that they did not want, to the extent that only through love did they become free from their misfortunes. Regarding the constitution of the fairy tale genre, we approach the birth of fairy tales from the female writing, recurrent in the literary movement that occurred in France in the 17th century, known as Preciosismo. In this way, we trace a historical path that begins in myths and orality, culminating in written tradition. In addition, our research is of a qualitative approach, as for nature it is basic research and bibliographic procedure, therefore, the theoretical assumption used to support the discussion, we organize it in the following way: historical sources, through books, websites and academic works to address Madame d'Aulnoy's biography and the context in which her work is inserted; also studies that theorize about the marvelous, fairy tales, and metamorphosis, namely, André Jolles (1930) Clive Staples Lewis (2015), Irlemar Chiampi (2015), Jack Zipe (1979), John Ronald Reuel Tolkien ( 2013), Joseph Campbell (1997), Mariza BT Mendes (2000), Mircea Eliade (1972), Nelly Novaes Coelho (2003), Robert Darnton (1986), Vera Maria Tietzmann Silva (1985), Vladimir Propp (2002), among others; and also the specific study of a French researcher on d'Aulnoy's work, Anne Defrance (1998).
Palavras-chave: Madame d’Aulnoy
Contos de fadas
A gata branca
O ramo de ouro
Metamorfose
Fairy tales
The white cat
The golden branch
Metamorphosis
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20327
Data do documento: 26-Mar-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranceiltonAlvesPassos_Dissert.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons