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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20348
Tipo: Dissertação
Título: Os textos sincréticos no Enem: uma análise semiótica
Autor(es): Pontes Júnior, José Leandro Gonçalves de
Primeiro Orientador: Fulaneti, Oriana de Nadai
Resumo: É, sobretudo, com o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação que se tem produzido textos, cada vez mais, de modo sincrético, isto é, a partir da combinação de linguagens de manifestação. O texto sincrético está presente nos espaços físico e virtual, nas mais diversas práticas sociais. Para além de sua presença em demandas públicas e privadas, o texto sincrético está presente também no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma importante avaliação de nível nacional que, entre outras finalidades, visa a aferição do desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Com a proliferação do texto sincrético nos diversos espaços, surge a necessidade de entender o modo como ele tem sido abordado. Dessa forma, este trabalho objetiva entender, especificamente, sua abordagem na prova do Enem ou, em outras palavras, compreender o tipo de leitura solicitada aos candidatos. Para tanto, este trabalho se vale dos postulados teóricos e metodológicos da semiótica discursiva, sobretudo, das discussões empreendidas por Greimas, Barros, Fiorin e Teixeira. O corpus de análise é constituído por questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do período de 2010 a 2019. A análise das questões é viabilizada por meio de um roteiro que considera o exame do plano de conteúdo do texto, do seu plano de expressão verbovisual, a articulação entre o plano de conteúdo e o plano de expressão verbovisual e o exame do enunciado das questões. A partir da análise empreendida, verificou-se que, na maioria das questões, não é solicitada uma leitura verbovisual, ou seja, há uma tendência para a não abordagem da articulação entre as linguagens de manifestação em interação.
Abstract: It is, above all, with the development of information and communication technologies that texts have been produced, increasingly, in a syncretic manner, that is, from the combination of manifestation languages. Syncretic text is present in the physical and virtual spaces, in the most diverse social practices. In addition to its presence in public and private demands, the syncretic text is also present in the National High School Exam (Enem), an important national level assessment that, among other purposes, aims to measure student performance at the end of schooling basic. With the proliferation of syncretic text in different spaces, there is a need to understand the way it has been approached. Thus, this work aims to understand, specifically, its approach in the Enem test or, in other words, to understand the type of reading requested from candidates. To this end, this work draws on the theoretical and methodological postulates of discursive semiotics, above all, on the discussions undertaken by Greimas, Barros, Fiorin and Teixeira. The corpus of analysis consists of questions from the Language, Codes and their Technologies test from 2010 to 2019. The analysis of the questions is made possible through a script that considers the examination of the text content plan, its verbovisual expression plan, the articulation between the content plan and the verbovisual expression plan and the examination of the statement of the questions. From the analysis undertaken, it was found that, in most questions, a verbovisual reading is not requested, that is, there is a tendency for the articulation between the manifestation languages in interaction not to be approached.
Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação
Texto sincrético
Enem
Semiótica discursiva
Information and communication technologies
Syncretic text
Enem
Discursive semiotics
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20348
Data do documento: 31-Ago-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

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