Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20378
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Agata Christie Rodrigues Lima da-
dc.date.accessioned2021-07-07T18:39:32Z-
dc.date.available2020-11-10-
dc.date.available2021-07-07T18:39:32Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20378-
dc.description.abstractGlauco Velásquez's four sonatas present a demonstration of the stylized experiments carried out by this composer. Written between 1909 and 1912, they will be studied in Sonata “Delírio”, Op.61, 1909, for violin and piano, Sonata I (“Appassionata”), 1910, for cello and piano, in Sonata 2, Op.82, 1911, for violin and piano and Sonata II, 1912, for cello and piano. The present work presents an observation dedicated to the elements arranged in Glauco Velásquez's speech to understand his aesthetics and influences. These four sonatas demonstrated a complexity created at different times in the short life of the composer. However, the scope of this study reached only the first movement of each piece added to the historicalsociological contributions, central part of the discursive investigation. In general, the works have characteristics typical of the post-tonal repertoire marked by a dense contrapuntal texture and an occasional singable sound. The sonatas “Delirio” and 2, for violin and piano, are considered with great lyricism, in contrast to a virtuosic sonority of the sonatas “Appassionata” and Sonata II, for cello and piano. The four works combine style and expressiveness and carry an intense poetic-expressive aspect. It will be observed the ways that Glauco Velásquez uses his musical definitions in his discreet language.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeruzalém Silva (jerulima@gmail.com) on 2021-06-28T16:49:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AgataChristieRodriguesLimaDaSilva_Dissert.pdf: 36476486 bytes, checksum: 1e7ddffae03aa0ec637f8b68c1e4e5bd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-07-07T18:39:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AgataChristieRodriguesLimaDaSilva_Dissert.pdf: 36476486 bytes, checksum: 1e7ddffae03aa0ec637f8b68c1e4e5bd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-07T18:39:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AgataChristieRodriguesLimaDaSilva_Dissert.pdf: 36476486 bytes, checksum: 1e7ddffae03aa0ec637f8b68c1e4e5bd (MD5) Previous issue date: 2020-08-28en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGlauco Velásquezpt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectEstilopt_BR
dc.subjectSonatapt_BR
dc.subjectMusica de câmarapt_BR
dc.subjectAestheticpt_BR
dc.subjectStylept_BR
dc.subjectChamber musicpt_BR
dc.titleAspectos estéticos e estilísticos das Sonatas de Glauco Velásquezpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Patriota, Rainer Câmara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2507327571446368pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4715097004193091pt_BR
dc.description.resumoAs quatro sonatas de Glauco Velásquez apresentam a demonstração prática dos experimentos estilísticos realizados por esse compositor. Escritas entre 1909 e 1912, serão estudadas a Sonata Delírio, Op.61, 1909, para violino e piano, Sonata I (“Appassionata”),1910, para violoncelo e piano, a Sonata 2, Op.82, 1911, para violino e piano e a Sonata II, 1912, para violoncelo e piano. O presente trabalho apresenta uma observação dedicada aos elementos dispostos no discurso de Glauco Velásquez para compreender sua estética e influências. Essas quatro sonatas demonstram a complexidade criada em momentos diferentes na curta vida do compositor. No entanto, o escopo deste estudo alcançará apenas o primeiro movimento de cada peça somados á apestos histórico-sociológicos parte central da investigação discursiva. Em geral, as obras possuem características típicas do repertório pós-tonal marcadas pela textura contrapontística densa e a sonoridade cantabile ocasional. As sonatas “Delirio” e 2, para violino e piano, são apresentadas com grande lirismo, em contraste com uma sonoridade virtuosista das sonatas “Appassionata” e Sonata II, para violoncelo e piano. As quatro obras combinam estilo e expressividade e carregam intenso aspecto poético-expressivo. Serão observadas as maneiras que Glauco Velásquez utiliza referências suas musicais em sua linguagem discrusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMúsicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AgataChristieRodriguesLimaDaSilva_Dissert.pdf35,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons