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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Josemar Jeremias Bandeira de-
dc.date.accessioned2021-07-07T18:42:53Z-
dc.date.available2020-12-15-
dc.date.available2021-07-07T18:42:53Z-
dc.date.issued2020-10-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20381-
dc.description.abstractThe argument of this thesis revolves around improving the training of graduates of the marketing lines of doctoral programs in Administration in Brazil. In it, we discussed the role and the current condition of the discipline Marketing Theory (TM) offered at the doctoral level for the generation, accumulation and dissemination of general knowledge in the area. The objective of the thesis was to build a panoramic view of the current condition of education in marketing theory offered in doctoral programs in Administration in Brazil from the teleological lenses of a broad, generic and comprehensive education proposal. The work was composed of four studies that compose an overview of education in marketing theory in Brazil. The research findings point to short, medium and long-term trends in facing difficulties similar to those reported in international studies: thematic concentration, departure from the pedagogical purposes of Marketing Theory and trends in marketing fragmentation due to the absence of a theoretical reference that can align rigor and relevance. As an alternative to the idea of a general theory, we proposed the set of knowledge entitled Pillars of Development and Education in Marketing Theory that can serve as a reference for planning the teaching of Marketing Theory in doctoral programs. As a conclusion, the panorama was formed from an identification of marketing problems, a description of the themes most present in Marketing Theory courses, a proposal for content for the discipline and an analysis of teaching practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeruzalém Silva (jerulima@gmail.com) on 2021-06-28T17:58:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JosemarJeremiasBandeiraDeSouza_Tese.pdf: 2151848 bytes, checksum: eb08c3b045bb55b68eb0f977d919fdd2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-07-07T18:42:53Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JosemarJeremiasBandeiraDeSouza_Tese.pdf: 2151848 bytes, checksum: eb08c3b045bb55b68eb0f977d919fdd2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-07T18:42:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JosemarJeremiasBandeiraDeSouza_Tese.pdf: 2151848 bytes, checksum: eb08c3b045bb55b68eb0f977d919fdd2 (MD5) Previous issue date: 2020-10-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em teoria de marketingpt_BR
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectConteúdospt_BR
dc.subjectEducation in marketing theorypt_BR
dc.subjectSkillspt_BR
dc.subjectContentspt_BR
dc.titlePilares de desenvolvimento e educação em teoria de marketingpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Francisco José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8038204590897494pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3444514074514062pt_BR
dc.description.resumoO argumento dessa tese gira em torno do aperfeiçoamento da formação dos egressos das linhas de marketing dos programas de doutorado em Administração no Brasil. Nela, debatemos o papel e a condição atual da disciplina Teoria de Marketing (TM) ofertada em nível doutoral para a geração, acumulação e disseminação de conhecimentos generalistas na área. O objetivo da tese foi construir uma visão panorâmica da condição hodierna da educação em teoria de marketing ofertada nos programas de doutorado em Administração no Brasil a partir das lentes teleológicas de uma proposta de educação ampla, genérica e abrangente. O trabalho foi composto por quatro estudos que compõem um panorama da educação em teoria de marketing no Brasil. Os achados da pesquisa apontam para tendências, em curto, médio e longo prazo, do enfrentamento de dificuldades semelhantes àquelas relatadas nos trabalhos internacionais: concentração temática, afastamento dos propósitos pedagógicos da Teoria de Marketing e tendências de fragmentação do marketing pela ausência de uma referência teórica que possa alinhar rigor e relevância. Como alternativa à ideia de uma teoria geral, propusemos o conjunto de saberes intitulado Pilares de Desenvolvimento e Educação em Teoria de Marketing que pode funcionar como uma referência para o planejamento do ensino de Teoria de Marketing nos programas de doutorado. À guisa de conclusão, o panorama foi formado a partir de uma identificação de problemas de marketing, uma descrição das temáticas mais presentes nos cursos de Teoria de Marketing, uma proposta de conteúdos para a disciplina e uma análise das práticas de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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