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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20397
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, LETICIA MONTEIRO-
dc.date.accessioned2021-07-13T19:11:27Z-
dc.date.available2021-07-13T19:11:27Z-
dc.date.issued2018-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20397-
dc.description.abstractBefore taking the decision to export, the company needs to evaluate its exporting capacity, that is, to know itself well, having clear its mission, vision and values and wide knowledge of its internal and external environments. More specifically, it must develop strategic planning that will lead it to achieve its goal of exporting in a competitive, organized and lasting manner. From this perspective, this paper presents a theoretical discussion about the relevance of strategic export planning in preparing the company to meet the challenges of an increasingly competitive global market. This discussion is complemented with information on basic international trade procedures and public and private institutions of Brazilian foreign trade. The paper also presents results of a field survey on Paraíba companies assisted by the Export Qualification Program in the State of Paraíba (PEIEX-PB), of the Brazilian Agency for the Promotion of Exports and Investments (APEX) of the Federal Government. Precisely, the concepts of strategy, strategic business planning and export and aspects of the planning of the operation itself were recovered. Statistics on the export performance of the state of Paraíba were briefly discussed and then the responses of the questionnaires applied as a way of locally investigating the problem were evaluated. The field survey revealed that of 108 companies served, fewer than 20 companies recognize the relevance of strategic export planning and the evaluation of export capacity. Among the factors that would explain this behavior would be the fact that companies do not cultivate an export culture and do not aim for growth at the national or global level. On the other hand, it is worth mentioning the fact that they are interested in receiving technical support for qualification and insertion in the international market in a strategic way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Falcão (renatactrad@cchla.ufpb.br) on 2021-07-13T19:11:27Z No. of bitstreams: 1 TCC LETICIA MONTEIRO SILVA - APROVADO - 11412956.pdf: 773632 bytes, checksum: f0f4a7ea43945a36a35868504a99d2f4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-13T19:11:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC LETICIA MONTEIRO SILVA - APROVADO - 11412956.pdf: 773632 bytes, checksum: f0f4a7ea43945a36a35868504a99d2f4 (MD5) Previous issue date: 2018-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCapacidade exportadora. Empresas paraibanas. Exportação. Internacionalização. Planejamento estratégico.pt_BR
dc.subjectCompanies of the State of Paraíba. Export. Exporting Capacity. Internationalization. Strategic Planning.pt_BR
dc.titlePLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA EXPORTAÇÃO: RELEVÂNCIA PARA INSERÇÃO NO MERCADO INTERNACIONALpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paixão, Márcia Cristina-
dc.description.resumoAntes da decisão de exportar, a empresa precisa avaliar sua capacidade exportadora, ou seja, conhecer bem a si mesma tendo claros sua missão, visão e valores e amplo conhecimento de seus ambientes interno e externo. Mais especificamente, deverá desenvolver um planejamento estratégico que a levará ao cumprimento de seu objetivo de exportar de forma competitiva, organizada e duradoura. Partindo dessa perspectiva, este trabalho apresenta uma discussão teórica sobre a relevância do planejamento estratégico para exportação na preparação da empresa para enfrentar os desafios de um mercado global cada vez mais competitivo. Essa discussão é complementada com informações sobre procedimentos comerciais internacionais básicos e instituições públicas e privadas do comércio exterior brasileiro. O trabalho também apresenta resultados de um levantamento de campo sobre empresas paraibanas atendidas pelo Programa de Qualificação para Exportação no estado da Paraíba (PEIEX-PB), da Agência Brasileira de Promoção da Exportação e Investimentos (APEX) do Governo Federal. Precisamente, recuperou-se os conceitos de estratégia, planejamento estratégico empresarial e para exportação e aspectos do planejamento da própria operação. Estatísticas do desempenho exportador do estado da Paraíba foram brevemente discutidas e, em seguida, foram avaliadas as respostas dos questionários aplicados como forma de investigar localmente a problemática abordada. A pesquisa de campo revelou que de 108 empresas atendidas, menos de 20 empresas reconhecem a relevância do planejamento estratégico da exportação e da avaliação da capacidade exportadora. Entre os fatores que explicariam esse comportamento estariam o fato de que as empresas não cultivam uma cultura exportadora e não visam o crescimento em nível nacional ou global. Por outro lado, merece destaque o fato de que estão interessadas em receber apoio técnico para qualificação e inserção no mercado internacional de forma estratégica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMediações Interculturaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

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