Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/203| Tipo: | TCC |
| Título: | Concepções e prática docente: Investigando a utilização das novas Tecnologias no ensino da Matemática nas escolas de Sapé - PB . |
| Autor(es): | Silva, Ronilson Quirino da. |
| Primeiro Orientador: | Assis, Cibelle de Fátima Castro de. |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar e investigar as práticas e concepções dos professores de Matemática do município de Sapé, no estado da Paraíba em relação ao uso de Novas Tecnologias em sala de aula e as reais condições de trabalho para desenvolver essa proposta metodológica. Este artigo apresenta embasamento teórico nos estudos apresentados por autores como Kenski (2003), Lorenzato (2008) e também fundamenta-se nos Parâmetros Curriculares do Nacionais do Ensino Fundamental (BRASIL, 1998) e nas Orientações Curriculares do Ensino Médio (BRASIL, 2006). Como escolha metodológica, realizamos uma pesquisa de campo onde coletamos dados dos professores e das diretoras das duas escolas, uma da rede municipal e outra da rede estadual. Através das respostas dos questionários podemos observar a concepção dos professores sobre o ensino da Matemática utilizando recursos tecnológicos, como utilizam esses recursos, as dificuldades docentes na sua utilização bem como a estrutura e o incentivo das escolas para esta tarefa. O estudo em questão nos ajuda a refletir as práticas e concepções docentes em relação ao uso das Novas Tecnologias, compreendendo os problemas e soluções presentes nesta proposta de ensino que exige constante aperfeiçoamento do professor para melhor desempenhar sua profissão. |
| Abstract: | This work aims to analyze and investigate the practices and conceptions of mathematics teachers in the city of Sapé, in the state of Paraíba about the use of new technologies in the classroom and the real conditions of work to develop this methodological proposal. This article presentes theoretical studies presented by authors like Kenski (2003 Lorenzato (2008) and also is based on the Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental (BRASIL, 1998) and in the Orientações Curriculares do Ensino Médio (BRASIL, 2006). As methodological choice, we conducted a study where we collected data of teachers and principals from two schools, one municipal and one of the state system. Through questionnaire responses we can see the design of the teachers on the teaching of mathematics using technology resources as utilize these resources, the teachers’ difficulties in its use as well as the structure and incentives of schools for this task. This study helps us to reflect on teaching practices and conceptions regarding the use of new technologies […] |
| Palavras-chave: | Estudo e ensino da matemática Novas tecnologias Study and teaching of mathematics New technologies |
| Departamento: | Matemática |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/203 |
| Data do documento: | 18-Abr-2013 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RQS18042013.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
