Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20412Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Ferreira, Mayra de Brito | - |
| dc.date.accessioned | 2021-07-14T22:28:28Z | - |
| dc.date.available | 2021-02-08 | - |
| dc.date.available | 2021-07-14T22:28:28Z | - |
| dc.date.issued | 2018-07-31 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20412 | - |
| dc.description.abstract | This work presents a study about the musical expression in the theater, trying to understand it by the dimensions of performance, the music and scene relationship, and the political-artistic principles of the epic theater created by the german playwright Bertolt Brecht (1898-1956). These thoughts on theater spectacle assume that the sound phenomenon integrates into the "scenic complex" as a music-theater performance that overflows to social issues within multiple interactions. The research is divided into four chapters and final considerations. The first part of the work concerns a bibliographical research, using studies in the areas of Ethnomusicology, Musicology, Anthropology and Theater. In order to interpret empirically the hypothesis that the phenomenon of the scene sonorities have multiple functions and interactions, an autoethnography was developed within the Alfenim Theater Collective (Coletivo de Teatro Alfenim, Paraíba, Brazil). This is a theater group from Paraíba that produces its own dramaturgies, including music, dialoguing with the principles of Brechtian poetry. This work develops a description and analysis about the music in their spectacle Memórias de um Cão (Memoirs of a dog, 2015). Doing so, the research leads to a vision of music within the context of the theater, perceiving it as performance, participating in multiple experiences, creating symbolic worlds on the scene for the audience, intervening in processes of political and sociocultural transformations. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Avena Meirelles (avena_23@hotmail.com) on 2021-07-13T00:25:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MayraDeBritoFerreira_Dissert.pdf: 3682854 bytes, checksum: d3a53f23a333e88596636d9967a43c0c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-07-14T22:28:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MayraDeBritoFerreira_Dissert.pdf: 3682854 bytes, checksum: d3a53f23a333e88596636d9967a43c0c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-07-14T22:28:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MayraDeBritoFerreira_Dissert.pdf: 3682854 bytes, checksum: d3a53f23a333e88596636d9967a43c0c (MD5) Previous issue date: 2018-07-31 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Performance | pt_BR |
| dc.subject | Teatro épico | pt_BR |
| dc.subject | Memórias de um cão | pt_BR |
| dc.subject | Som em cena | pt_BR |
| dc.subject | Epic theater | pt_BR |
| dc.subject | Sound in scene | pt_BR |
| dc.title | Sonoridades da cena: a expressão musical no teatro épico do Coletivo de Teatro Alfenim (PB) | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Adriana | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4049068003650520 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8458981561236291 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho apresenta reflexões e considerações sobre a expressão musical no teatro, buscando compreendê-la pelas dimensões da performance, da relação música e cena e de princípios político-artísticos do teatro épico criado pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956). Estas reflexões assumem que o fenômeno sonoro integra ao “complexo cênico” de um espetáculo teatral enquanto performance músico-teatral que transborda para questões sociais dentro de múltiplas interações. A pesquisa está dividida em quatro capítulos e as considerações finais. A primeira parte do trabalho diz respeito a uma pesquisa bibliográfica, sendo usados estudos nas áreas da Etnomusicologia, Musicologia, Antropologia e Teatro. Para interpretar empiricamente a hipótese de que o fenômeno das sonoridades da cena possuem múltiplas funções e interações foi feita uma autoetnografia junto ao Coletivo de Teatro Alfenim (PB), através de descrição e análise da música no espetáculo Memórias de um Cão (2015). O Coletivo de Teatro Alfenim é um grupo teatral paraibano que produz dramaturgias próprias, inclusive música, dialogando com princípios da poética brechtiana. O trabalho leva a uma visão da música dentro do contexto do teatro, percebendo-a enquanto performance, que participa de experiências múltiplas, criando mundos simbólicos na cena para o público, interferindo em processos de transformações políticas e socioculturais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Música | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MayraDeBritoFerreira_Dissert.pdf | 3,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
