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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20429| Tipo: | TCC |
| Título: | Residência pedagógica: Vozes dos licenciandos de biologia sobre avaliação da aprendizagem |
| Autor(es): | Silva, Isabela Íris Borges da |
| Primeiro Orientador: | Albino, Ângela Cristina Alves |
| Resumo: | A prática avaliativa é utilizada desde o nascimento, sendo exercida de forma consciente inicialmente pela humanidade para classificar algo, alguém ou a si mesmo. Para tanto, a formação docente inicial deve romper com o padrão posto tradicionalmente e pensar sobre uma aprendizagem significativa, reflexiva e crítica a partir da correlação entre teoria e prática, e consequentemente uma avaliação coerente com tais práticas, constituindo relações no âmbito de professor e aluno, escola e sociedade. O atual programa intitulado “Residência Pedagógica” é uma das ações de política nacional de formação de professores que tem o intuito de auxiliar a formação inicial dos estudantes dos cursos de licenciaturas, atuando na modalidade da educação básica. O objetivo deste trabalho é analisar a compreensão dos licenciandos do programa residência sobre a avaliação da aprendizagem. Para isso, a pesquisa foi elaborada a partir de uma abordagem qualitativa, no qual obtive a participação de sete licenciandos em Ciências Biológicas que participam do programa de Residência Pedagógica coordenado pela Universidade Federal da Paraíba. Para a coleta de dados, o instrumento metodológico utilizado foi um questionário constituído por quatro questões. É possível confirmar que a maioria dos residentes procuram avaliar através de outros meios, além daqueles tradicionais, estando no caminho e contribuindo para uma avaliação natural, reconhecem que o programa promoveu uma maior inserção dentro de um ambiente escolar, estando eles á prova de desafios que existem dentro de tal ambiente. Portanto, percebemos que os residentes do Programa Pedagógico possuem uma visão crítica sobre o que é o processo de avaliação e acima disso, buscam meios de ensinar e aprender da melhor maneira, inserindo o conhecimento na realidade dos alunos. Vale ressaltar que o Programa de Residência Pedagógica, vem inicialmente cumprindo com o seu objetivo de inserção do licenciando na realidade escolar, mas apesar disso é necessário mudanças na conjuntura afim de que a intenção de aulas inovadoras, críticas e democráticas sejam só o inicio de uma nova maneira de ensinar, avaliar e utilizar os ensinamentos discutidos e construídos dentro de um ambiente escolar. |
| Abstract: | Evaluative practice is used from birth, being consciously exercised initially by mankind to classify something, someone, or oneself. To this end, initial teacher education must break with the traditionally established pattern and think about meaningful, reflective and critical learning from the correlation between theory and practice, and consequently a coherent assessment with such practices, constituting relationships within the teacher and student scope, school and society. The current program entitled “Pedagogical Residence” is one of the actions of the national teacher training policy that aims to help the initial formation of undergraduate students, working in the basic education modality. The objective of the following paper is to analyze the undergraduate students' understanding of learning assessment. For this, the research was elaborated with a qualitative approach, in which we had the participation of seven graduates in Biological Sciences who participate in the Pedagogical Residency program provided by the Federal University of Paraíba. For data collection, the methodological instrument used was a questionnaire consisting of four questions. It is possible to confirm that the majority of residents seek to evaluate by means other than traditional means, being on the way and contributing to a natural assessment, recognize that the program has promoted a greater insertion within a school environment, being proof of challenges that exist within such an environment. Therefore, it is concluded that the residents of the Pedagogical Program have a critical view of what the assessment process is and above that, they seek ways to teach and learn in the best way, inserting the knowledge in the reality of the students. It is noteworthy that the Pedagogical Residency Program has been initially fulfilling its objective of inserting the student in the school reality, but despite this it is necessary to change the conjuncture in order that the intention of innovative, critical and democratic classes is only the beginning of a new way to teach, evaluate and use the teachings discussed and built within a school settin |
| Palavras-chave: | Práticas avaliativas Formação inicial |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Biológicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20429 |
| Data do documento: | 29-Out-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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