Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20448Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Meira, Guilherme Machado | - |
| dc.date.accessioned | 2021-07-21T14:34:25Z | - |
| dc.date.available | 2021-07-21 | - |
| dc.date.available | 2021-07-21T14:34:25Z | - |
| dc.date.issued | 2021-07-02 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20448 | - |
| dc.description.abstract | This final term paper presents a translation to the English language of the book GATILHO, a book of haikus by the Brazilian poet Marcelo Dolabela, published in 1982. As a basis for these translations, a research on the works of Dolabela is presented, establishing the artist as a marginal poet in the experimental poetry scene. Also presented is an analysis of the trajectory of haiku, since its inception in Japan, its country of origin, up to its arrival and spread across Brazil, based for the most part on the biography of Matsuo Basho, written by Paulo Leminski (1983), and the notes of Paulo Franchetti (1994) on the poetic genre. Subsequently, I perform an analysis of my translation process for all 25 haiku that compose GATILHO, detailing the decisions, difficulties, and solutions I found by using creative translation, or transcreation, as conceptualized by Haroldo de Campos (1992). As such, this work of poetic translations aims to reach a main goal: reach a new public that, due to the language barrier, might not have had access to Marcelo Dolabela's GATILHO. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2021-07-21T14:34:24Z No. of bitstreams: 1 TCC Guilherme Meira.pdf: 1338629 bytes, checksum: b150ecc9f7387fe7ab78d1450892db9a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-07-21T14:34:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Guilherme Meira.pdf: 1338629 bytes, checksum: b150ecc9f7387fe7ab78d1450892db9a (MD5) Previous issue date: 2021-07-02 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Tradução poética. Haicai. Marcelo Dolabela. | pt_BR |
| dc.title | TRIGGER: Tradução Comentada de GATILHO, de Marcelo Dolabela, para a Língua Inglesa | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Féres, José Roberto Andrade | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma tradução para a língua inglesa da obra GATILHO, livro de haicais de Marcelo Dolabela, publicado em 1982. Para embasar essas traduções, foi feita uma pesquisa sobre a obra e vida de Dolabela, situando o artista no cenário da poesia marginal e no campo da experimentação poética. Também é aqui apresentada uma visão panorâmica sobre o haicai, desde seu surgimento no país de origem, o Japão, até sua difusão no Brasil, fundamentada, principalmente, na biografia de Matsuo Bashō, escrita por Paulo Leminski (1983), e nas notas de Paulo Franchetti (1994) sobre esse gênero poético. Em seguida, foi feita uma análise do processo tradutório dos 25 haicais que compõem o GATILHO, detalhando as decisões, dificuldades e soluções por mim encontradas através do uso da tradução criativa, ou transcriação, conforme conceito de Haroldo de Campos (1992). Assim, este trabalho de tradução poética busca alcançar seu objetivo principal: atingir um novo público, que, devido à potencial barreira linguística, talvez não tivesse acesso ao GATILHO, de Marcelo Dolabela. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Mediações Interculturais | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Guilherme Meira.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
