Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20450
Tipo: TCC
Título: EMBARAÇO EMANCIPATIVO ENTRE FLUXOS DA CONSCIÊNCIA E PERSPECTIVAS TEXTUAIS EM TEMA E HORIZONTE: MAPEAMENTO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA COM O ROMANCE AMADA, DE TONI MORRISON
Autor(es): SILVA, KIMBERLLY IOHHANA DA
Primeiro Orientador: Costa, Fabiana Ferreira da
Resumo: A Teoria do Efeito Estético e a Antropologia Literária formuladas pelo crítico literário alemão Wolfgang Iser, nasceram da necessidade de mudar os constructos teóricos imanentistas e inserir o leitor numa esfera de sujeito ativo durante a realização da leitura e produção de sentido dos textos literários. Assim, a leitora-autora, a partir de sua experiência estética com o romance Amada, da escritora estadunidense Toni Morrison, elaborou a hipótese de que narrativas literárias com narrador em terceira pessoa e um intenso fluxo da consciência poderiam dificultar a percepção da estrutura de tema e horizonte e otimizar a emancipação do leitor. Partindo dessa hipótese, utilizamos a metodologia de mapeamento da experiência estética desenvolvida por Santos (2020), para descrever o processo de leitura da leitora-autora com o supracitado romance e testar a hipótese da presente pesquisa. Tal hipótese foi corroborada, pois durante sua experiência estética houve uma emancipação cognitiva e afetiva quanto à compreensão e interpretação da própria narrativa, criticidade das informações dispostas nas perspectivas textuais, imaginação ampliada através da multiplicidade das possibilidades de construções imagéticas das cenas descritas no decorrer da história, entendimento e familiarização com a técnica literária de fluxo da consciência, bem como reflexão acerca das temáticas angustiantes que entremeiam o romance. Esta pesquisa também pode fornecer uma análise e reflexão para o professor no que se refere ao ensino de leitura literária, pois narrativas que são símiles ao corpus deste trabalho podem causar o mesmo efeito em alunos, sobremodo, aos que estão inseridos no ensino médio e têm contato com textos com as especificidades supracitadas.
Abstract: The Aesthetic Effect Theory and Literary Anthropology formulated by the German literary critic Wolfgang Iser, were born from the need to change the immanentist theoretical constructs and insert the reader in a sphere of active subject during the reading and production of meaning of literary texts. Thus, the reader-author, from her aesthetic experience with the novel Beloved, by American writer Toni Morrison, developed the hypothesis that literary narratives with a third-person narrator and an intense stream of consciousness could make it difficult to perceive the structure of theme and horizon and optimize the reader's emancipation. Starting from this hypothesis, we used the methodology of mapping the aesthetic experience developed by Santos (2020), to describe the reading process of the reader-author with the aforementioned novel and test the hypothesis of the present research. Such hypothesis was corroborated, because during her aesthetic experience there was a cognitive and affective emancipation regarding the understanding and interpretation of the narrative itself, criticality of the information arranged in the textual perspectives, expanded imagination through the multiplicity of possibilities of imagetic constructions of the scenes described in the course of the story, understanding and familiarization with the literary technique of stream of consciousness, as well as reflection about the distressing themes that interweave the novel. This research can also provide an analysis and reflection for the teacher when it comes to teaching literary reading, because narratives that are similar to the corpus of this work can cause the same effect on students, especially those who are in high school and have contact with texts with the specificities mentioned above
Palavras-chave: Antropologia Literária. Efeito Estético. Emancipação. Fluxo da Consciência. Perspectivas Textuais. Wolfgang Iser.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20450
Data do documento: 2-Jul-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.