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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20455
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, RAFAELA RAÍSSA ARAÚJO DOS-
dc.date.accessioned2021-07-22T12:59:31Z-
dc.date.available2021-07-22T12:59:31Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20455-
dc.description.abstractMethylphenidate is the most consumed psychostimulant in the world, and the drug is considered first-rate in the treatment of Attention Deficit Hyperactivity Disorder. The use of this medication is authorized for use in children over 6 years old, these subjects are in an extremely complex stage of human development in all its unfolding and the implications of the experiences in this phase can perpetually resonate in the lives of individuals. Therefore, the objective of this systematic review of the literature is to investigate whether the use of methylphenidate influences child development. Data collection took place through CAPES journals, using the descriptors "methylphenidate" AND "development child" with a focus on publications between the years 2015-2020, with 13 articles selected at the end. The results indicate a diversity of types of development studied and methylphenidate has positive effects in several of them, but it is concluded that there is still a relevant percentage of questions about the effects of methylphenidate on child development.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-07-22T12:59:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC - Rafaela Raissa Araujo dos Santos.pdf: 451164 bytes, checksum: 7e9922d0ac5c6640d585e0bc74123efa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-22T12:59:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC - Rafaela Raissa Araujo dos Santos.pdf: 451164 bytes, checksum: 7e9922d0ac5c6640d585e0bc74123efa (MD5) Previous issue date: 2021-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetilfenidatopt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleO USO DO METILFENIDATO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Salvadori, Mirian Graciela da Silva Stiebbe-
dc.description.resumoO metilfenidato é o psicoestimulante mais consumido no mundo, sendo o medicamento considerado de primeira linha no tratamento do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. O uso deste medicamento é autorizado para utilização em crianças acima dos 6 anos, estes sujeitos encontram-se em em estágio de desenvolvimento humano extremamente complexo em todos os seus desdobramentos e as implicações das vivências nesta fase podem ressoar perpetuamente na vida dos indivíduos. Diante disso, objetiva-se nesta revisão sistemática da literatura investigar se o uso do metilfenidato influencia o desenvolvimento infantil. A coleta dos dados ocorreu através do Periódicos CAPES, utilizando os descritores “metilphenidate” AND “development child” com foco em publicações entre os anos de 2015- 2020, sendo selecionados ao final 13 artigos. Os resultados indicam diversidade de tipos de desenvolvimento estudados e o metilfenidato possui efeitos positivos em diversos deles, porém conclui-se que ainda há uma porcentagem relevante de questionamentos sobre os efeitos do metilfenidato no desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

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