Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20459
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz, Edileuda Soares-
dc.date.accessioned2021-07-22T14:09:14Z-
dc.date.available2021-02-27-
dc.date.available2021-07-22T14:09:14Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20459-
dc.description.abstractThe research analyses the Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) [Program for Restructuring and Expansion of Federal Universities] in its expansion process at Universidade Federal da Paraíba (UFPB), in the the Social and Applied Sciences Centre (CCSA) in where is questioned the implications and impacts produced in the administrative and academic scope of this Teaching Centre. For that, the objective is to analize the REUNI planning and implementing process in the period between 2006-2015 from the acession of UFPB to REUNI, highlighting the infrastructure investments; expansion of enrolment and academic and curricular monitoring of on-campus education. The research is based on the qualitative approach using quantitative data by the theoretical perspective of the Phenomenological approach in which the Policy of Expansion category appears as the central in data analysis, and the categories Higher Education and Expansion are empirical from the research locus. As methodological procedures the documental analysis from institutional and official documents about CCSA/UFPB expansion was adopted; semi structured interview with eight teachers that forms the study sample.The research data indicate that the REUNI impact in the scope of CCSA/UFPB is linked to the recast proposal, both in the Centre infrastructure restructuring as in the academic-curricular management, that contributed with improvements in physical environment as well as the effectiveness of professional formation in the graduation level. Nevertheless, the interviewed point out paper and administration problems, in which the teacher has got his activities demands in addition to teaching, research and extension, that caused excessive increase of their teaching bureaucracy functions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by ANA KARLA PEREIRA RODRIGUES (anakarla@biblioteca.ufpb.br) on 2021-07-17T05:56:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EdileudaSoaresDiniz_Tese.pdf: 1636992 bytes, checksum: 3375714f36dfd0cc67cb153a19b13f8c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-07-22T14:09:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EdileudaSoaresDiniz_Tese.pdf: 1636992 bytes, checksum: 3375714f36dfd0cc67cb153a19b13f8c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-22T14:09:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EdileudaSoaresDiniz_Tese.pdf: 1636992 bytes, checksum: 3375714f36dfd0cc67cb153a19b13f8c (MD5) Previous issue date: 2020-07-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica de educação superiorpt_BR
dc.subjectExpansãopt_BR
dc.subjectREUNIpt_BR
dc.subjectHigher education policypt_BR
dc.subjectExpansionpt_BR
dc.titleA expansão do REUNI na UFPB/CAMPUS I e os impactos no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (2006 – 2015)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Edineide Jezine Mesquista de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294753264777570pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0031578099887029pt_BR
dc.description.resumoA Pesquisa analisa o processo de expansão do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), em que se questiona quais as implicações e impactos foram produzidos no âmbito administrativo e acadêmico do referido Centro de Ensino. Para tanto o objetivo é analisar o processo de planejamento e implantação do REUNI no período de 2006-2015 a partir da adesão da UFPB ao REUNI, com destaque para os investimentos em infraestrutura; aumento das matrículas e acompanhamento acadêmico-curricular da formação acadêmica presencial. A investigação apoia-se na pesquisa qualitativa com uso de dados quantitativos sob a perspectiva teórica da abordagem Fenomenológica em que a categoria teórica Política de expansão se configura como central na análise dos dados, e as categorias educação superior e expansão são empíricas do lócus da pesquisa. Como procedimentos metodológicos adotou-se a análise documental a partir de documentos institucionais e oficiais sobre a expansão no CCSA/UFPB; entrevista semi-estruturada com 8 docentes que se constitui a amostra do estudo. Os dados da pesquisa indicam que o impacto do REUNI no âmbito do CCSA/UFPB, vincula-se à proposta de reformulação tanto na parte de reestruturação da infraestrutura do Centro quanto à gestão acadêmica-curricular, que contribuiu como melhorias no ambiente físico como da efetividade da formação profissional em nível de graduação. Todavia, os entrevistados assinalam problemáticas de cunho burocrático-administrativo, em que o docente tem sua demanda de atividades para além do ensino, pesquisa e extensão, o que acarretou aumento excessivo de suas funções burocráticas no ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EdileudaSoaresDiniz_Tese.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons