Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20488Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | DOS SANTOS GOUVEIA, ALINE | - |
| dc.date.accessioned | 2021-07-25T23:09:32Z | - |
| dc.date.available | 2021-07-22 | - |
| dc.date.available | 2021-07-25T23:09:32Z | - |
| dc.date.issued | 2021-07-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20488 | - |
| dc.description.abstract | This paper aims to analyze, in the light of Wolfgang Iser's Theory of Aesthetic Response (1996), eight literary reviews published on literary Instagram pages (two reviews of each book described below). Thus, it will be examined as the reading of the same book— O oceano no fim do caminho (novel), de Neil Gaiman; Onde vivem os monstros (infantil), de Maurice Sendar; As coisas que perdemos no fogo (tales), de Mariana Enríquez; Outros jeitos de usar a boca (poetry), de Rupi Kaur—, by different individuals brings up a range of experiences that, during the writing of a literary review, can be accessed as a possible realization of the experience of the aesthetic effect. It was considered the hypothesis that the literary review can be understood as the realization of the aesthetic experience of the readers, that is, the literary review can be understood as a physical construct of the aesthetic experience. As a theoretical contribution, the system structure of the Theory of Aesthetic Response was revised through the analysis of the text-reader interaction, as well as the conception of implied reader, blanks, repertoire, negation, suspension of good continuation and of signification, subsidized by the works of Wolfgang Iser, and supported by contributions by Santos (2009), Lima (2019), among other authors. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Gabriel Andrade (gabrieltiburtino@cchla.ufpb.br) on 2021-07-25T23:09:32Z No. of bitstreams: 1 ASG22072021.pdf: 650340 bytes, checksum: 9032818a7e6cf83652896de16ddf790e (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-07-25T23:09:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ASG22072021.pdf: 650340 bytes, checksum: 9032818a7e6cf83652896de16ddf790e (MD5) Previous issue date: 2021-07-05 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Teoria do Efeito Estético | pt_BR |
| dc.subject | Antropologia Literária | pt_BR |
| dc.subject | Leitura Literária | pt_BR |
| dc.subject | Resenhas Literárias | pt_BR |
| dc.subject | pt_BR | |
| dc.subject | Theory of Aesthetic Response | pt_BR |
| dc.subject | Literary Anthropology | pt_BR |
| dc.subject | Literary Reading | pt_BR |
| dc.subject | Literary Review | pt_BR |
| dc.title | RESENHA LITERÁRIA E EFEITO ESTÉTICO: UMA CORRELAÇÃO METAPROCEDIMENTAL | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira da Costa, Fabiana | - |
| dc.description.resumo | presente trabalho tem por objetivo analisar, à luz da Teoria do Efeito Estético de Wolfgang Iser (1996), oito resenhas literárias publicadas em páginas de Instagram literários (sendo duas resenhas de cada livro descrito a seguir). Destarte, será examinado como a leitura de um mesmo livro — O oceano no fim do caminho (romance), de Neil Gaiman; Onde vivem os monstros (infantil), de Maurice Sendar; As coisas que perdemos no fogo (contos), de Mariana Enríquez; Outros jeitos de usar a boca (poesia), de Rupi Kaur —, por indivíduos distintos, traz à tona uma gama de experiências que, durante a escrita de uma resenha literária, podem ser acessadas como uma possível efetivação da experiência do efeito estético. Considerou-se a hipótese de que a resenha literária pode ser entendida como efetivação da experiência estética dos leitores, isto é, a resenha literária pode ser compreendida como construto físico da experiência estética. Como aporte teórico, revisou-se a estrutura de sistema da Teoria do Efeito Estético por meio da análise da interação texto-leitor, bem como a concepção de leitor implícito, de vazios, de repertório, de negação, de quebra da good continuation e de significação, subsidiada pelos trabalhos de Wolfgang Iser, e com suporte das contribuições por Santos (2009), Lima (2019), entre outros autores. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ASG22072021.pdf | 635,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
