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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20490
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBRITO, JÚLIAALEIXO DE-
dc.date.accessioned2021-07-26T11:16:23Z-
dc.date.available2021-07-26T11:16:23Z-
dc.date.issued2021-07-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20490-
dc.description.abstractThe general aim of this work is to investigate the invisibility and violence against lesbian women, considering the dimensions of culture and drive. To contextualize the culture that operates invisibility as a process, we seek to describe the situation of the lesbian struggle from the first records and some significant milestones in history and to denounce the erasure of the place of the lesbian woman - this one that is differentiated from the simple opposite of the gay man , as a "female homosexual" - and imposition of the non-place posed by the pornography industry. Based on Slavoj Zizek's elaborations on ideology, we understand that lesbianity is excluded from social reality for not meeting the criteria of the established symbolic order. However, this operation is not perfect: lesbian women manifest themselves in the struggle for visibility - a return that Zizek places as spectral apparitions - and violence appears as a response to these apparitions. We analyzed the statistics according to the Dossier on Lesbocide in Brazil and observed four cases of violence, one of which was an corrective rape, which illustrated this idea from reality. As for the drive, we consider the Lacanian concept of racism of the drive, which refers to the hatred of female jouissance. Finally, we remember the continual bet of psychoanalysis: the word, which is not only the opposite of violence, as Lacan said, but which is the opportunity to give new meaning to the place that is imposed on us with its use based on our own languagept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-07-26T11:16:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC_Júlia Aleixo de Brito_VERSÃO FINAL.pdf: 332340 bytes, checksum: 3c3a4f36d10e227a0719e12eefbfb55a (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLesbianidadept_BR
dc.subjectInvisibilidadept_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleCONSTRUÇÕES SOBRE A CULTURA E A PULSÃO NAS SITUAÇÕES DE INVISIBILIZAÇÃO E VIOLÊNCIA DE MULHERES LÉSBICAS À LUZ DA PSICANÁLISEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Cleide Pereira-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral investigar sobre a invisibilização e a violência contra mulheres lésbicas, tendo em vista as dimensões da cultura e da pulsão. Para contextualizar a cultura que opera a invisibilização como processo, buscamos descrever a conjuntura da luta lésbica a partir de primeiros registros e de alguns marcos significantes na história e denunciar o apagamento do lugar da mulher lésbica - este que é diferenciado do simples oposto ao homem gay, como uma "homossexual feminino" - e imposição do não-lugar colocado pela indústria pornográfica. Com base nas elaborações de Slavoj Zizek sobre a ideologia, entendemos que a lesbianidade é foracluída da realidade social por não atender aos critérios da ordem simbólica estabelecida. Entretanto, essa operação não é perfeita: as mulheres lésbicas se manifestam na luta pela visibilidade - retorno que Zizek coloca como aparições espectrais - e a violência aparece como resposta a essas aparições. Analisamos as estatísticas segundo o Dossiê sobre o Lesbocídio no Brasil e observamos quatro casos de violência, sendo um de estupro corretivo, que ilustraram essa ideia a partir da realidade. Quanto ao pulsional, consideramos o conceito lacaniano de racismo da pulsão, o qual se refere ao ódio ao gozo feminino. Por fim, lembramos da contínua aposta da psicanálise: a palavra, esta que não é somente o contrário da violência, como disse Lacan, mas que é a oportunidade de ressignificar o lugar que nos é imposto com seu uso a partir da nossa linguagem própriapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
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