Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTENÓRIO, VITÓRIA MOUZINHO-
dc.date.accessioned2021-07-26T23:35:06Z-
dc.date.available2021-07-26-
dc.date.available2021-07-26T23:35:06Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20509-
dc.description.abstractThis present study aimed to describe the neuropsychological profiles of children and adolescents treated at the outpatient clinic for attention and learning disorders, at the Lauro Wanderley Univertsity Hospital, as well as to compare the data from the cognitive functions subtests with age group and diagnostic hypothesis. Twenty-nine children and adolescents aged between 6 and 15 years, of both sexes, with education ranging from pre-school and elementary education, from public and private schools, participated in the research, it was a clinical group. For data collection, sociodemographic data, The Brief Neuropsychological Assessment Battery (Neuropsilin) and the Child Brief Neuropsychological Assessment Instrument (Neuropsilin-Inf) were used. Data were analyzed with the help of the IBM SPSS software (version 26), through descriptive statistics, comparison of means and non-parametric Kruskal-Wallis test. The results revealed significant differences between the evaluated functions, such as orientation, perception, attention, memory, working memory, oral and written language, visual-constructive and arithmetic skills, praxis and executive functions (verbal fluency and inhibitory control), with emphasis on greater difficulty in written language and less difficulty in perception. Attention deficit hyperactivity disorder was the most prevalent diagnostic hypothesis, as well as male gender in relation to the diagnostic hypotheses. In the comparison between cognitive functions and age group, it presented a significant result only in written language. In the comparison between cognitive functions and diagnostic hypotheses, he obtained significant results for perception, memory, working memory and oral language. The objectives of this study were achieved and with the results acquired, it is still possible to observe the importance of understanding the manifestation of cognitive functions, from the neuropsychological aspect of the psychological assessment in the presented disorders.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriel Andrade (gabrieltiburtino@cchla.ufpb.br) on 2021-07-26T23:35:06Z No. of bitstreams: 1 VMT26072021.pdf: 506115 bytes, checksum: e670748ce87ffc0cc7b2130c1ee3920d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-26T23:35:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VMT26072021.pdf: 506115 bytes, checksum: e670748ce87ffc0cc7b2130c1ee3920d (MD5) Previous issue date: 2021-07-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPerfil Neuropsicológicopt_BR
dc.subjectAvaliação Neuropsicológicapt_BR
dc.subjectTranstornos do neurodesenvolvimentopt_BR
dc.subjectTranstornos de aprendizagempt_BR
dc.subjectDéficit de Atençãopt_BR
dc.subjectNeuropsychological Profilept_BR
dc.subjectNeuropsychological Assessmentpt_BR
dc.subjectNeurodevelopmental disorderspt_BR
dc.subjectLearning Disorderspt_BR
dc.subjectAttention Deficitpt_BR
dc.titlePERFIL NEUROPSICOLÓGICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DE ATENÇÃO E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEMpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo descrever os perfis neuropsicológicos das crianças e adolescentes atendidas no ambulatório de atenção e transtornos de aprendizagem, no Hospital Universitário Lauro Wanderley, como também, comparar os dados dos subtestes das funções cognitivas com faixa etária e hipótese diagnóstica. Participaram da pesquisa 29 crianças e adolescentes, com faixa etária entre 6 a 15 anos, de ambos os sexos, com escolaridade variando entre pré-escola e ensino fundamental, de escolas públicas e particulares, tratou-se de um grupo clínico. Para a coleta de dados foram utilizados, os dados sociodemográficos, o Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve (Neuropsilin) e o Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil (Neuropsilin-Inf). Os dados foram analisados com o auxílio no software IBM SPSS (versão 26), por meio de estatística descritiva, comparação de médias e teste não paramétrico de Kruskal-Wallis. Os resultados revelaram diferenças significativas entre as funções avaliadas, como orientação, percepção, atenção, memória, memória de trabalho, linguagem oral e escrita, habilidades visuoconstrutivas e aritméticas, praxia e funções executivas (fluência verbal e controle inibitório), com destaque para maior dificuldade em linguagem escrita e menor dificuldade na percepção. O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade foi a hipótese diagnóstica mais prevalente, assim como o sexo masculino em relação as hipóteses diagnósticas. Na comparação entre as funções cognitivas e faixa etária, apresentou resultado significativo apenas na linguagem escrita. Já na comparação entre as funções cognitivas e hipóteses diagnósticas, obteve resultados significativos para percepção, memória, memória de trabalho e linguagem oral. Os objetivos do trabalho foram alcançados e com os resultados adquiridos, ainda é possível, observar a importância de compreender a manifestação das funções cognitivas, a partir da vertente neuropsicológica da avaliação psicológica nos transtornos apresentados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VMT26072021.pdf494,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.