Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20513
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOPES, ANALICE ERNESTO-
dc.date.accessioned2021-07-27T02:16:14Z-
dc.date.available2021-07-27T02:16:14Z-
dc.date.issued2021-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20513-
dc.description.abstractThe objective of this work is to promote the inclusion of visually impaired students via a structured didactic sequence in experiences through children's literature in the final years of elementary school. To do so, we use the Turma da Mônica comic entitled Dorinha, a nova amiguinha (2009), by Maurício de Sousa, and the children's book A Neta de Anita (2017), by Anderson de Oliveira. We know that for a tangible inclusion to occur, the entire school community needs to be prepared, from the physical spaces, to the qualification of teachers and other school employees, however, our focus here is on the students who will receive the a visually impaired colleague, that's why we consider it crucial to work on this theme in the classroom, developing or improving skills to instigate inclusion. Thus, we rely on Candido (1989), who talks about the capacity that literature has to humanize, as well as Coelho (2000), Zilberman (2005) and Lajolo (2018), who declare that children's literature can help in training of children and young people, and we use the concept of experience developed by Del Prette and Del Prette (2011).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-07-27T02:16:14Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LOPES, Analice (2021) Deficiência visual e ensino - literatura infantojuvenil e inclusão.pdf: 261257 bytes, checksum: 8ef9ca18c54b9c8617ecc3cdeec114dd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-27T02:16:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LOPES, Analice (2021) Deficiência visual e ensino - literatura infantojuvenil e inclusão.pdf: 261257 bytes, checksum: 8ef9ca18c54b9c8617ecc3cdeec114dd (MD5) Previous issue date: 2021-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subject: Literatura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleDEFICIÊNCIA VISUAL E ENSINO: LITERATURA INFANTOJUVENIL E INCLUSÃOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Fabiana Ferreira da-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é promover a inclusão de estudantes com deficiência visual via sequência didática estruturada em vivências por meio da literatura infantojuvenil nos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, utilizamos o quadrinho da Turma da Mônica intitulado Dorinha, a nova amiguinha (2009), de Maurício de Sousa, e o livro infantojuvenil A Neta de Anita (2017), de Anderson de Oliveira. Sabemos que para ocorrer uma inclusão palpável, é necessário que haja um preparo de toda comunidade escolar, desde os espaços físicos, até a habilitação de professores e demais funcionários da escola, no entanto, nosso foco aqui se volta para os alunos que irão receber o colega com deficiência visual, por isso consideramos crucial trabalhar essa temática em sala, desenvolvendo ou aprimorando aptidões para instigar a inclusão. Desse modo, nos apoiamos em Candido (1989), que fala sobre a capacidade que a literatura tem de humanizar, bem como Coelho (2000), Zilberman (2005) e Lajolo (2018), as quais declaram que a literatura infantojuvenil pode auxiliar na formação da criança e do jovem, e utilizamos o conceito de vivência desenvolvido por Del Prette e Del Prette (2011).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LOPES, Analice (2021) Deficiência visual e ensino - literatura infantojuvenil e inclusão.pdf255,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons