Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20514
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, YASMIN ALVES SANTOS DE-
dc.date.accessioned2021-07-27T02:25:12Z-
dc.date.available2021-07-27T02:25:12Z-
dc.date.issued2021-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20514-
dc.description.abstractIn an attempt to overcome the unproductive results of teaching grammar in traditional ways, many teachers have been looking for alternative ways to let go of the tiring activities of “decorating”, with a view to a more autonomous and fun learning process. In this scenario, educational games, as one of the possible active methodologies for teaching grammar, especially syntax, have been strongly sought after and produced. This work aims to analyze the teaching of grammar, through the analysis of fifteen games prescribed for the teaching of syntax. Our intention is to verify to what extent the teaching of grammar can be helped by the use of these playful resources in the classroom. Therefore, we propose a qualitativeinterpretative research, using bibliographic research as a data collection method. We adopted, as a theoretical basis for the analysis of the collected data, the discussions and suggestions of Vieira (2017, 2018, 2019), Franchi (2006), Perini (2016) and Antunes (2007) about language and grammar, as well as proposals Kishimoto (2008) and Costa (2008) on games and their benefits We found throughout this research that games, suggested as motivating and, above all, innovative practices for teaching, often reveal the continuity of the traditional prescriptive grammatical treatment, and not its overcoming, presenting regular characteristics such as: the lack of goals for the Learn; exercises ending in the object of study itself; mismatch between the proposed objectives and the required metalinguistic actions; theoretical inconsistencies about the content covered; and the presentation of confusing rules.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-07-27T02:25:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ALVES, Yasmin (2021). Jogo e gramática uma análise sobre o ensino de sintaxe a partir do lúdico..pdf: 5551922 bytes, checksum: f631ec51b1df5de652dfedcd1325e533 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-27T02:25:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ALVES, Yasmin (2021). Jogo e gramática uma análise sobre o ensino de sintaxe a partir do lúdico..pdf: 5551922 bytes, checksum: f631ec51b1df5de652dfedcd1325e533 (MD5) Previous issue date: 2021-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectensino de gramáticapt_BR
dc.subjectsintaxept_BR
dc.subjectjogospt_BR
dc.titleJOGO E GRAMÁTICA: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE SINTAXE A PARTIR DO LÚDICOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mello, Fernanda Rosário de-
dc.description.resumoNa tentativa de superar os resultados improdutivos do ensino de gramática aos moldes tradicionais, muitos professores têm buscado formas alternativas para desprender-se das fatigantes atividades de “decorar”, com vistas a um aprendizado mais autônomo e divertido. Neste cenário, jogos educativos, enquanto uma das metodologias ativas possíveis para o ensino de gramática, em especial de sintaxe, têm sido fortemente procurados e produzidos. O presente trabalho objetiva analisar o ensino de gramática, por meio da análise quinze jogos físicos prescritos para o ensino de sintaxe (ALMEIDA, 2019; SILVA; COSTA, 2018). Nossa intenção é verificar em que medida o ensino de gramática pode ser auxiliado pelo uso desses recursos lúdicos em sala de aula. Para tanto, propomos uma pesquisa qualitativa de base exploratório-descritiva, utilizando como método de coleta de dados a pesquisa bibliográficadocumental. Adotamos, como embasamento teórico para a análise dos dados coletados, as discussões e sugestões de Vieira (2017, 2018, 2019), Franchi (2006), Perini (2016) e Antunes (2007) acerca de língua e gramática, assim como a propostas de Kishimoto (2008) e Costa (2008) sobre os jogos e seus benefícios. Constatamos ao longo desta pesquisa que os jogos, sugeridos como práticas motivadoras e, sobretudo, inovadoras para o ensino, revelam, muitas vezes, a continuidade do tratamento gramatical prescritivo tradicional, e não sua superação, apresentando características regulares como: a falta de objetivos para a aprendizagem; exercícios findados no próprio objeto de estudo; não correspondência entre os objetivos propostos e as ações metalinguísticas requeridas; inconsistências teóricas sobre o conteúdo abordado; e a apresentação de regras confusas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES, Yasmin (2021). Jogo e gramática uma análise sobre o ensino de sintaxe a partir do lúdico..pdf5,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons