Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20514Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | OLIVEIRA, YASMIN ALVES SANTOS DE | - |
| dc.date.accessioned | 2021-07-27T02:25:12Z | - |
| dc.date.available | 2021-07-27T02:25:12Z | - |
| dc.date.issued | 2021-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20514 | - |
| dc.description.abstract | In an attempt to overcome the unproductive results of teaching grammar in traditional ways, many teachers have been looking for alternative ways to let go of the tiring activities of “decorating”, with a view to a more autonomous and fun learning process. In this scenario, educational games, as one of the possible active methodologies for teaching grammar, especially syntax, have been strongly sought after and produced. This work aims to analyze the teaching of grammar, through the analysis of fifteen games prescribed for the teaching of syntax. Our intention is to verify to what extent the teaching of grammar can be helped by the use of these playful resources in the classroom. Therefore, we propose a qualitativeinterpretative research, using bibliographic research as a data collection method. We adopted, as a theoretical basis for the analysis of the collected data, the discussions and suggestions of Vieira (2017, 2018, 2019), Franchi (2006), Perini (2016) and Antunes (2007) about language and grammar, as well as proposals Kishimoto (2008) and Costa (2008) on games and their benefits We found throughout this research that games, suggested as motivating and, above all, innovative practices for teaching, often reveal the continuity of the traditional prescriptive grammatical treatment, and not its overcoming, presenting regular characteristics such as: the lack of goals for the Learn; exercises ending in the object of study itself; mismatch between the proposed objectives and the required metalinguistic actions; theoretical inconsistencies about the content covered; and the presentation of confusing rules. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-07-27T02:25:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ALVES, Yasmin (2021). Jogo e gramática uma análise sobre o ensino de sintaxe a partir do lúdico..pdf: 5551922 bytes, checksum: f631ec51b1df5de652dfedcd1325e533 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-07-27T02:25:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) ALVES, Yasmin (2021). Jogo e gramática uma análise sobre o ensino de sintaxe a partir do lúdico..pdf: 5551922 bytes, checksum: f631ec51b1df5de652dfedcd1325e533 (MD5) Previous issue date: 2021-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | ensino de gramática | pt_BR |
| dc.subject | sintaxe | pt_BR |
| dc.subject | jogos | pt_BR |
| dc.title | JOGO E GRAMÁTICA: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE SINTAXE A PARTIR DO LÚDICO | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Mello, Fernanda Rosário de | - |
| dc.description.resumo | Na tentativa de superar os resultados improdutivos do ensino de gramática aos moldes tradicionais, muitos professores têm buscado formas alternativas para desprender-se das fatigantes atividades de “decorar”, com vistas a um aprendizado mais autônomo e divertido. Neste cenário, jogos educativos, enquanto uma das metodologias ativas possíveis para o ensino de gramática, em especial de sintaxe, têm sido fortemente procurados e produzidos. O presente trabalho objetiva analisar o ensino de gramática, por meio da análise quinze jogos físicos prescritos para o ensino de sintaxe (ALMEIDA, 2019; SILVA; COSTA, 2018). Nossa intenção é verificar em que medida o ensino de gramática pode ser auxiliado pelo uso desses recursos lúdicos em sala de aula. Para tanto, propomos uma pesquisa qualitativa de base exploratório-descritiva, utilizando como método de coleta de dados a pesquisa bibliográficadocumental. Adotamos, como embasamento teórico para a análise dos dados coletados, as discussões e sugestões de Vieira (2017, 2018, 2019), Franchi (2006), Perini (2016) e Antunes (2007) acerca de língua e gramática, assim como a propostas de Kishimoto (2008) e Costa (2008) sobre os jogos e seus benefícios. Constatamos ao longo desta pesquisa que os jogos, sugeridos como práticas motivadoras e, sobretudo, inovadoras para o ensino, revelam, muitas vezes, a continuidade do tratamento gramatical prescritivo tradicional, e não sua superação, apresentando características regulares como: a falta de objetivos para a aprendizagem; exercícios findados no próprio objeto de estudo; não correspondência entre os objetivos propostos e as ações metalinguísticas requeridas; inconsistências teóricas sobre o conteúdo abordado; e a apresentação de regras confusas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ALVES, Yasmin (2021). Jogo e gramática uma análise sobre o ensino de sintaxe a partir do lúdico..pdf | 5,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
