Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLOUREIRO, LETÍCIA THEREZA BRITO-
dc.date.accessioned2021-07-28T15:05:22Z-
dc.date.available2021-07-28T15:05:22Z-
dc.date.issued2021-07-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20533-
dc.description.abstractThis study analyzed the relationship between parenting styles and executive functions in children, as previous research points to parenting practices as important influences on the development of these functions. Method. Twelve children, aged between six and 11 years, followed at an outpatient clinic of Child Psychiatry at Lauro Wanderley Universitary Hospital, and their respective guardians participated in this study. The instruments used were the subtests of working memory, verbal fluency and inhibitory control of the Neupsilin-inf; and the Parental Styles Inventory (PSI), answered via video call. Results. Significant and negative correlations were verified between the relaxed Discipline factor and the Inhibitory Control index and significant and positive correlations between the general PSI result and the Inhibitory Control index. However, there were also some theoretically surprising results: negative correlation between the positive Monitoring factor and Verbal Fluency; positive correlation between the Inconsistent Punishment factor and Verbal Fluency; and positive correlation between the Negligence factor and Verbal Fluency. Conclusion. In general, it was concluded that the more appropriate the parents' parenting style, the better the children's ability to inhibit, despite the limitations imposed by the current situation, experienced worldwide, and by the use of only one instrument to assess parenting practices.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Siqueira (camilasiqueira@cchla.ufpb.br) on 2021-07-28T15:05:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC Letícia Thereza Brito Loureiro.pdf: 378144 bytes, checksum: cb41cef45147acaa8613040eaf60f5a9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-28T15:05:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TCC Letícia Thereza Brito Loureiro.pdf: 378144 bytes, checksum: cb41cef45147acaa8613040eaf60f5a9 (MD5) Previous issue date: 2021-07-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectrelações familiarespt_BR
dc.subjectestilos parentaispt_BR
dc.subjectpráticas educativas parentaispt_BR
dc.subject; funções executivaspt_BR
dc.titleESTILOS PARENTAIS E PERFIL DE FUNCIONAMENTO EXECUTIVO: ANÁLISE DE CRIANÇAS ACOMPANHADAS EM AMBULATÓRIO PÚBLICOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita-
dc.description.resumoEste estudo analisou a relação entre estilos parentais e funções executivas em crianças, uma vez que pesquisas anteriores apontam as práticas parentais como importantes influências no desenvolvimento dessas funções. Método. Participaram 12 crianças, com idades variando entre seis e 11 anos, acompanhadas em um ambulatório da Psiquiatria Infantil do Hospital Universitário Lauro Wanderley, e seus respectivos responsáveis. Foram utilizados como instrumentos os subtestes de memória de trabalho, fluência verbal e controle inibitório do Neupsilin-inf; e o Inventário de Estilos Parentais (IEP), respondido através de videochamada. Resultados. Foram verificadas correlações significativas e negativas entre o fator Disciplina relaxada e o índice de Controle Inibitório e correlações significativas e positivas entre o resultado geral do IEP e o índice de Controle Inibitório. Contudo, houveram também alguns resultados surpreendentes teoricamente: correlação negativa entre o fator Monitoria positiva e Fluência Verbal; correlação positiva entre o fator Punição inconsistente e Fluência Verbal; e correlação positiva entre o fator Negligência e Fluência Verbal. Conclusão. No geral, concluiuse que, quanto mais adequado o estilo parental dos pais, melhor a habilidade de inibição das crianças, apesar das limitações impostas pelo momento atual, vivido mundialmente, e pelo uso de apenas um instrumento para avaliar as práticas parentais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Letícia Thereza Brito Loureiro.pdf369,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons