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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFIGUEIREDO, MARCELA ALMEIDA-
dc.date.accessioned2021-07-30T18:59:36Z-
dc.date.available2021-07-30T18:59:36Z-
dc.date.issued2021-07-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20571-
dc.description.abstractXXXXXXXXXXXpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gabriel Andrade (gabrieltiburtino@cchla.ufpb.br) on 2021-07-30T18:59:36Z No. of bitstreams: 1 MAF29072021.pdf: 608488 bytes, checksum: ddaa9f77d9e68979424aceadc68c88a0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-30T18:59:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAF29072021.pdf: 608488 bytes, checksum: ddaa9f77d9e68979424aceadc68c88a0 (MD5) Previous issue date: 2021-07-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectProcesso Grupalpt_BR
dc.subjectAbordagem Centrada na Pessoapt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectVersão de Sentidopt_BR
dc.titleAdolescendo: uma vivência de grupo psicoterapêutico com adolescentes na Abordagem Centrada na Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, SANDRA-
dc.description.resumoÀ medida que vão se construindo, as relações interpessoais podem representar limitações e barreiras para a liberdade experiencial da pessoa. Na adolescência, essas dificuldades parecem se potencializar, por ser uma fase de mudanças, representando a transição entre a infância e a vida adulta. O grupo psicoterapêutico caracteriza-se por uma relação terapêutica que proporciona crescimento, e, por isso, mudança na experiência de seus participantes. Diante disso, este trabalho teve como objetivo compreender o processo psicoterapêutico grupal vivenciado com sete adolescentes, a partir de uma intervenção humanista da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), apreendendo como o grupo pode contribuir de forma facilitadora para a experiência adolescente. Trata-se de um pesquisa qualitativa, de cunho fenomenológico, que utilizará como instrumento de pesquisa as Versões de Sentido (VS) produzidas por sete adolescentes em um grupo facilitado durante experiência de Estágio Supervisionado na Clínica-Escola de Psicologia da UFPB, entre agosto e dezembro de 2018. As VS foram produzidas ao final de cada encontro e adotou-se como critérios de inclusão, para a seleção do material, ter permanecido no grupo até o encerramento dos encontros e a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para o uso do material das sessões com fins de estudo e pesquisa. Para a compreensão do processo fez-se um recorte do início, meio e fim do período de duração do grupo, e, portanto, foram analisadas as VS de todos os participantes referentes às duas primeiras sessões, às duas sessões centrais e às duas sessões finais, totalizando 34VS. Inicialmente, foi feita uma leitura para a compreensão dos sentidos de cada sessão. Em seguida, mediantes releituras foram elaboradas 43 Unidades de Significado com os sentidos que se apresentaram enquanto fenômeno para a pesquisadora. No momento seguinte, passou-se a uma síntese integrativa dos significados individuais, reagrupando as Unidades de Significado em Eixos de Sentidos de cada sessão, para chegar a uma compreensão final sobre como foi vivenciado o processo pelo grupo. Foram encontrados 12 Eixos de sentido denominados: Eixo 1 – Eu ofereço ao grupo, Eixo 2 – O grupo me oferece e Eixo 3 – Movimento intrapessoal (na Sessão 1); Eixo 4 – Eu comigo e Eixo 5 – Eu no grupo (na Sessão 2); Eixo 6 – Eu me permito e Eixo 7 – Estou tentando (na Sessão 8); Eixo 8 – Emoções negativas e o Eixo 9 – Emoções positivas (na Sessão 9); Eixo 10 – Eu me percebo e no Eixo 11 – Eu percebo o outro (na Sessão 15); e Eixo 12 – Eu experimento ser livre (na Sessão 16). Visualizou-se o crescimento da liberdade experiencial dos adolescentes, com maior percepção de si e fortalecimento da experiência interna. Concluiu-se que o enfoque centrado na pessoa no trabalho com grupos favorece a promoção da saúde global da pessoa, através de um ambiente acolhedor e de aceitação, estimulando uma postura ativa dos participantes e possibilitando o resgate e o incentivo à assunção das próprias responsabilidades, sendo, portanto, de relevância para o processo de amadurecimento vivido na adolescência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

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