Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Ana Beatriz Pereira-
dc.date.accessioned2021-08-02T13:38:43Z-
dc.date.available2021-08-02-
dc.date.available2021-08-02T13:38:43Z-
dc.date.issued2021-07-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20573-
dc.description.abstractThe main objective of this study was to analyze the possible contributions of the use of the Desmos software in the introduction to the teaching of Functions, specifically in the 1st and 2nd grade, regarding the facilitation of work with the graphical representation of the content. Nowadays, there is a great interest in making use of technologies in the pedagogical scope as an additional resource for the teaching of mathematical contents, considered as possible facilitators in the process of knowledge construction in this area. The chosen mathematical software is free and dynamic, and can be used in different environments, online or through an application for mobile phones and tablets, in the development of mathematical content in Geometry, Algebra and Arithmetic, among others. The choice of content cutout was due to its importance for the mathematical formation of Basic Education students, in addition to its applicability to different everyday situations and other areas of knowledge, which can facilitate their understanding. In our te xt we bring a brief discussion about the use of new technologies in the teaching of Mathematics, covering the changes caused by this phenomenon, as well as about the educational software - definition, types, classifications and evaluation. We analyzed its potential for introducing the teaching of Functions, in the 9th year of Elementary School, through examples and suggestions for use. We conclude that Desmos meets the analysis categories related to educational applications, although it is important that the quality of the use of a software is directly associated with the planning, definition of objectives and organization of activities that use it as support. In addition, it is essential that the teacher knows the resource to be able to identify the didactic moments in which its use is best applied.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-08-02T13:38:43Z No. of bitstreams: 1 ABPM02082021.pdf: 1818275 bytes, checksum: 534080d951adce5d3de69368c54347d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-02T13:38:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ABPM02082021.pdf: 1818275 bytes, checksum: 534080d951adce5d3de69368c54347d1 (MD5) Previous issue date: 2021-07-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de função - Sofware educativo Desmospt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem em matemáticapt_BR
dc.titleSoftware educativo Desmos: possibilidades e limites no ensino de funções no fundamental IIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rogéria Gaudencio do-
dc.description.resumoO objetivo principal deste estudo foi analisar as possíveis contribuições do uso do software Desmos na introdução ao ensino de Funções, especificamente do 1º e 2º grau, no tocante a facilitação do trabalho com a representação gráfica do conteúdo. Hodiernamente, encontra-se um grande interesse em fazer uso de tecnologias no âmbito pedagógico enquanto recurso adicional para o ensino de conteúdos matemáticos, considerados como possíveis facilitadores no processo de construção de conhecimentos nessa área. O software matemático escolhido é livre e dinâmico, podendo ser utilizado em diferentes ambientes, on-line ou através de aplicativo para celulares e tablets, no desenvolvimento de conteúdos matemáticos de Geometria, Álgebra e Aritmética, dentre outros. A escolha do recorte no conteúdo deu-se por sua importância para a formação matemática do estudante da Educação Básica, além da sua aplicabilidade a diferentes situações do cotidiano e outras áreas do conhecimento, o que pode facilitar sua compreensão. Em nosso texto trazemos uma breve discussão sobre a utilização de novas tecnologias no ensino da Matemática , abrangendo as mudanças provocadas por esse fenômeno, bem como sobre o software educativo -definição, tipos, classificações e avaliação. Analisamos suas potencialidades para a introdução ao ensino de Funções, no 9º Ano do Ensino Fundamental, por meio de exemplos e sugestões de uso. Concluímos que o Desmos atende às categorias de análise relativas aos aplicativos educativos, embora seja importante que a qualidade do uso de um software esta diretamente associada ao planejamento, definição de objetivos e organização de atividades que o utilizem como suporte. Além disso, é fundamental que o professor conheça o recurso para poder identificar os momentos didáticos em que melhor se aplica seu uso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABPM02082021.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.