Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20574
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Elpifanio, Hindrilainy Saturnino | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T13:54:32Z | - |
dc.date.available | 2021-08-02 | - |
dc.date.available | 2021-08-02T13:54:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20574 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to reflect on the reasons for the absence of women in mathematics and related areas. We surveyed the history of some women who have obtained relevant results in mathematics in Brazil and in the world. We also approached some aspects that may influence the cho ice of courses and professions. How the gender issue is approached in the classroom, as well as how information transmitted by the media can interfere. We interviewed female professors and students from the UFPB faculty to analyze their perceptions of this issue. As a result it was possible to analyze that, despite the advance of women in the exact sciences, and the existence of several incentive programs for women to study areas of exact sciences, there is still much to be done to achieve gender equality. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-08-02T13:54:32Z No. of bitstreams: 1 HSE02082021.pdf: 1352780 bytes, checksum: 637dcf19ea97fce99d6529781f0b69ac (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-02T13:54:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HSE02082021.pdf: 1352780 bytes, checksum: 637dcf19ea97fce99d6529781f0b69ac (MD5) Previous issue date: 2021-06-28 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo de gênero | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.title | Mulheres e sua relação com a matemática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Miriam da Silva | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os motivo da ausência de mulheres na matemática e nas áreas relacionadas. Fizemos o levantamento da história de algumas mulheres que obtiveram resultados relevantes em matemática no Brasil e no mundo. Abordamos também alguns aspectos que podem influenciar nas escolhas de cursos e profissões. Como a questão de gênero é abordada nas salas de aula, assim como as informações transmitidas pela mídia podem interferir. Foram entrevistadas professoras e discente do corpo docente da UFPB, para analisar suas percepções desta questão. Com resultado foi possível analisar que, apesar do avanço das mulheres nas ciências exatas, e a existência de vários programas de incentivos as mulheres estudarem áreas de Ciências Exatas, ainda há muito a fazer para seja possível alcançar a igualdade de gênero. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HSE02082021.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.