Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20574
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorElpifanio, Hindrilainy Saturnino-
dc.date.accessioned2021-08-02T13:54:32Z-
dc.date.available2021-08-02-
dc.date.available2021-08-02T13:54:32Z-
dc.date.issued2021-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20574-
dc.description.abstractThis paper aims to reflect on the reasons for the absence of women in mathematics and related areas. We surveyed the history of some women who have obtained relevant results in mathematics in Brazil and in the world. We also approached some aspects that may influence the cho ice of courses and professions. How the gender issue is approached in the classroom, as well as how information transmitted by the media can interfere. We interviewed female professors and students from the UFPB faculty to analyze their perceptions of this issue. As a result it was possible to analyze that, despite the advance of women in the exact sciences, and the existence of several incentive programs for women to study areas of exact sciences, there is still much to be done to achieve gender equality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-08-02T13:54:32Z No. of bitstreams: 1 HSE02082021.pdf: 1352780 bytes, checksum: 637dcf19ea97fce99d6529781f0b69ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-02T13:54:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HSE02082021.pdf: 1352780 bytes, checksum: 637dcf19ea97fce99d6529781f0b69ac (MD5) Previous issue date: 2021-06-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo de gêneropt_BR
dc.subjectMatemática - Mulherespt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.titleMulheres e sua relação com a matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Miriam da Silva-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo refletir sobre os motivo da ausência de mulheres na matemática e nas áreas relacionadas. Fizemos o levantamento da história de algumas mulheres que obtiveram resultados relevantes em matemática no Brasil e no mundo. Abordamos também alguns aspectos que podem influenciar nas escolhas de cursos e profissões. Como a questão de gênero é abordada nas salas de aula, assim como as informações transmitidas pela mídia podem interferir. Foram entrevistadas professoras e discente do corpo docente da UFPB, para analisar suas percepções desta questão. Com resultado foi possível analisar que, apesar do avanço das mulheres nas ciências exatas, e a existência de vários programas de incentivos as mulheres estudarem áreas de Ciências Exatas, ainda há muito a fazer para seja possível alcançar a igualdade de gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HSE02082021.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.