Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Jaynara Ervelin da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-04T18:22:17Z-
dc.date.available2021-08-04-
dc.date.available2021-08-04T18:22:17Z-
dc.date.issued2021-07-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20592-
dc.description.abstractIn this work, we aim to analyze the curricular grid of the Mathematics Degree course of the Federal University of Paraíba, Campus I, with particular interest in pedagogical training and to propose possible strategies and adjustments in its curricular structure in order to improve the quality of the course. To achieve this purpose we carried out a qualitative research of a documental nature. We presented the different structures that have existed in the course during its history, from 1974 until 2006. We highlighted some data, such as, for example, the percentage of pedagogical training courses in each of the structures and we were able to conclude that, throughout time, their quantity did not increase. Moreover, based on documents and articles about the teacher education policy at a national level and, according to the conceptions that have generated tendencies in this area, we suggest some proposals for alterations in the Pedagogical Political Project of the Degree Course in Mathematics of the UFPB.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-08-04T18:22:17Z No. of bitstreams: 1 JESM04082021.pdf: 1251949 bytes, checksum: 363b6faf528aeb65eea7d200a1522749 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-04T18:22:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JESM04082021.pdf: 1251949 bytes, checksum: 363b6faf528aeb65eea7d200a1522749 (MD5) Previous issue date: 2021-07-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação pedagógicapt_BR
dc.subjectEstrutura curricularpt_BR
dc.subjectLicenciatura em matemáticapt_BR
dc.titleUma análise do desenvolvimento histórico do curso de Licenciatura em Matemática do Campus I da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Miriam da Silva-
dc.description.resumoNeste trabalho, temos por objetivo analisar a grade curricular do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba presencial, sediado no Campus I, com particular interesse na formação pedagógica e propor possíveis estratégias e adequações na sua estrutura curricular com a finalidade de aperfeiçoar a qualidade do curso. Para alcançar este propósito fizemos uma pesquisa qualitativa de natureza documental. Apresentamos as diferentes estruturas existentes no curso durante a história partindo do ano de 1974 até chegar a que está em exercício ainda hoje, do ano de 2006. Destacamos alguns dados, como por exemplo, a porcentagem de disciplinas de formação pedagógica em cada uma das estruturas e conseguimos concluir que, ao longo do tempo, o seu quantitativo não aumentou consideravelmente. Além disso, alicerçada em documentos e artigos acerca da política de formação de professores em nível nacional e, de acordo com as concepções que geraram tendências nesse âmbito, sugerimos algumas propostas para alterações do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESM04082021.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.