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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20592
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Melo, Jaynara Ervelin da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-04T18:22:17Z | - |
dc.date.available | 2021-08-04 | - |
dc.date.available | 2021-08-04T18:22:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20592 | - |
dc.description.abstract | In this work, we aim to analyze the curricular grid of the Mathematics Degree course of the Federal University of Paraíba, Campus I, with particular interest in pedagogical training and to propose possible strategies and adjustments in its curricular structure in order to improve the quality of the course. To achieve this purpose we carried out a qualitative research of a documental nature. We presented the different structures that have existed in the course during its history, from 1974 until 2006. We highlighted some data, such as, for example, the percentage of pedagogical training courses in each of the structures and we were able to conclude that, throughout time, their quantity did not increase. Moreover, based on documents and articles about the teacher education policy at a national level and, according to the conceptions that have generated tendencies in this area, we suggest some proposals for alterations in the Pedagogical Political Project of the Degree Course in Mathematics of the UFPB. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-08-04T18:22:17Z No. of bitstreams: 1 JESM04082021.pdf: 1251949 bytes, checksum: 363b6faf528aeb65eea7d200a1522749 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-08-04T18:22:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JESM04082021.pdf: 1251949 bytes, checksum: 363b6faf528aeb65eea7d200a1522749 (MD5) Previous issue date: 2021-07-16 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Estrutura curricular | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em matemática | pt_BR |
dc.title | Uma análise do desenvolvimento histórico do curso de Licenciatura em Matemática do Campus I da Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pereira, Miriam da Silva | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, temos por objetivo analisar a grade curricular do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba presencial, sediado no Campus I, com particular interesse na formação pedagógica e propor possíveis estratégias e adequações na sua estrutura curricular com a finalidade de aperfeiçoar a qualidade do curso. Para alcançar este propósito fizemos uma pesquisa qualitativa de natureza documental. Apresentamos as diferentes estruturas existentes no curso durante a história partindo do ano de 1974 até chegar a que está em exercício ainda hoje, do ano de 2006. Destacamos alguns dados, como por exemplo, a porcentagem de disciplinas de formação pedagógica em cada uma das estruturas e conseguimos concluir que, ao longo do tempo, o seu quantitativo não aumentou consideravelmente. Além disso, alicerçada em documentos e artigos acerca da política de formação de professores em nível nacional e, de acordo com as concepções que geraram tendências nesse âmbito, sugerimos algumas propostas para alterações do Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática da UFPB. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JESM04082021.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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