Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/205
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Teotônio Albuquerque.-
dc.date.accessioned2013-04-19T20:07:12Z-
dc.date.available2013-04-19T20:07:12Z-
dc.date.issued2013-04-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/205-
dc.description.abstractThe calculator is a tool for easy access and handling, so it is common to find it in middle school and also in the social environment, so it was necessary to study a reflection about the importance of this instrument in the process of teaching and learning of mathematics. In this perspective, we see how the influence of this instrument may affect the development of skills and strategies to solve problems involving the four fundamental operations. For it was necessary to perform a literature search in order to know the views of scholars and researchers in this area. In addition, a survey was conducted in the field, in order to meet the conceptions of mathematics teachers on the use of the calculator as a teaching tool, its advantages and disadvantages for students' learning. To carry out field research and data collection questionnaires were used with students and teachers, aiming to verify the performance of students in 7th grade of elementary education, problem solving, which were proposed, at first, problem situations to be solved without a calculator and the second time using the calculator and then present an analysis of the performance of students in both situation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-04-19T20:07:11Z No. of bitstreams: 1 TAO19042013.pdf: 213105 bytes, checksum: 2d4796a39a775ba50fd88373ed372bad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-04-19T20:07:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TAO19042013.pdf: 213105 bytes, checksum: 2d4796a39a775ba50fd88373ed372bad (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesCabaceiras, PB, 2012.-
dc.subjectUso da calculadora-
dc.subjectResolução de problemas matemáticos-
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemática-
dc.subjectUsing the calculator-
dc.subjectMathematical problem solving-
dc.subjectTeaching and learning mathematics-
dc.titleO uso da calculadora na resolução de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais no 7º ano do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Givaldo de.-
dc.description.resumoA calculadora é um instrumento de fácil acesso e manuseio, sendo assim é comum encontrá-la no meio escolar e também no meio social, por isso se fez necessário um estudo reflexivo sobre a importância desse instrumento no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Nesta perspectiva, verificamos como a influência desse instrumento pode interferir no desenvolvimento das habilidades e estratégias na resolução de problemas envolvendo as quatro operações fundamentais. Para isso foi necessária a realização de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de conhecer as concepções de estudiosos e pesquisadores desta área. Além disso, também foi realizada uma pesquisa de campo, com o objetivo de conhecer as concepções de professores de Matemática sobre o uso da calculadora como recurso didático, suas vantagens e desvantagens para aprendizagem dos educandos. Para realizar a pesquisa de campo e coleta dos dados foram utilizados questionários com alunos e professores, tendo como objetivo verificar o desempenho dos educandos do 7º ano do Ensino Fundamental, na resolução de problemas, onde foram propostas, no primeiro momento, situações problemas para serem resolvidas sem a calculadora e no segundo momento, usando a calculadora e a seguir apresentamos uma análise do desempenho dos educandos nas duas situações.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAO19042013.pdf208,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.