Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Andreia Michelle da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-06T17:29:23Z-
dc.date.available2021-06-17-
dc.date.available2021-08-06T17:29:23Z-
dc.date.issued2021-06-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20619-
dc.description.abstractThis work aims to demonstrate the impact that the figure of the leader has on organizations, discussing the meaning of the word “leadership” and highlighting the positive and negative influences that the leader can undertake in different environments and the importance of his training. Therefore, the work shows a study of the different leadership styles, highlighting their main characteristics, as well as the individualities and attitudes that each of these styles has, and how each style can influence the climate and, in a certain way, the result of the organizations. In addition, the concept of the word “motivation” is exposed, and the main theories of motivation at work are presented, seeking to identify how leadership styles can influence employee satisfaction and motivation. The work also reveals an analysis of the models and styles of leadership adopted in the main financial institutions in Brazil, reflecting on the positivities that these models have in the country's banking segment, and carries out a study on the skills that current leaders must have before of the constant changes in the present era of instantaneity. Finally, the work brings a reflection about the management model adopted within Banco do Nordeste do Brasil SA, and the performance of leaders within the organization, making an analogy with a case study carried out in a Bank unit, to identify the main characteristics of the institution's managers. With these results, some improvement recommendations are pointed out, which can be implemented to improve and make the organizational climate more pleasant, in addition to influencing all employees to voluntarily contribute to the achievement of the institution's mission and vision.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-08-06T17:29:23Z No. of bitstreams: 1 AMSS06082021.pdf: 1132237 bytes, checksum: 361047ac33cbeed2276f0f6917202b6c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-06T17:29:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AMSS06082021.pdf: 1132237 bytes, checksum: 361047ac33cbeed2276f0f6917202b6c (MD5) Previous issue date: 2021-06-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectBanco do Nordestept_BR
dc.subjectModelo de gestãopt_BR
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.titleRelação entre liderança e motivação nas organizações: um estudo de caso em uma agência do Banco do Nordeste do Brasil S.A.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Hrdlicka, Hermann Atila-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo demonstrar o impacto que a figura do líder exerce nas organizações, discutindo o significado da palavra “liderança” e destacando as influências positivas e negativas que o líder é capaz de empreender nos diversos ambientes e a importância de sua capacitação. Para tanto, o trabalho mostra um estudo dos diferentes estilos de liderança, evidenciando suas principais características, bem como as individualidades e atitudes que cada um desses estilos possui, e a maneira como cada estilo pode influenciar o clima e, de certa forma, o resultado das organizações. Além disso, é exposto o conceito da palavra “motivação”, e são apresentadas as principais teorias da motivação no trabalho, buscando identificar de que forma os estilos de liderança podem influenciar a satisfação e a motivação dos funcionários. O trabalho revela, ainda, uma análise dos modelos e estilos de liderança adotados nas principais instituições financeiras do Brasil, refletindo sobre as positividades que esses modelos exercem no segmento bancário do país, e realiza um estudo acerca das competências que os atuais líderes devem possuir diante das constantes mudanças na presente era da instantaneidade. Por fim, o trabalho traz uma reflexão acerca do modelo de gestão adotado dentro do Banco do Nordeste do Brasil S.A., e da atuação dos líderes dentro da organização, fazendo uma analogia com um estudo de caso realizado em uma unidade do Banco, com a finalidade de identificar as principais características dos gestores da instituição. Com esses resultados, são apontadas algumas recomendações de melhoria, que podem ser implantadas com o objetivo de aperfeiçoar e tornar mais agradável o clima organizacional, além de influenciar todos os colaboradores a contribuírem de forma voluntária para o atingimento da missão e da visão da instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMSS06082021.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.