Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20642
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGouveia, Severina Gomes da Silva-
dc.date.accessioned2021-08-09T18:37:02Z-
dc.date.available2021-07-01-
dc.date.available2021-08-09T18:37:02Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20642-
dc.description.abstractThis article examines the Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), created with a view to assisting schools, through financial resources, in a supplementary way. This article aims to broaden the knowledge about the Dinheiro Direto na Escola Program in the city of Taperoá-PB. To this end, the following specific objectives were defined: (a) to examine the resources of the Dinheiro Direto na Escola Program (PDDE); (b) identify the school institutions served by the PDDE; and (c) know the programs served by the PDDE. The study is quantitative in nature and has an exploratory and descriptive purpose. For its development the following techniques were used: bibliographic research and electronic research. In the course of the article, it is possible to follow a brief historical analysis of the Program, from its creation, in 1995, to the present day. Then, a brief report was made about the city of Taperoá, located in the interior of Paraíba, with some explanations about the city's educational system. Data were collected on the resources of the PDDE in the period 2000 to 2020, having as a reference base two reports, namely: Releases General Consultations and the PDDEREX Report of Executing Units Served by the PDDE. The results indicate that, despite the idea of democratic management present in the program, the board of councils has relative autonomy in relation to the PDDE, as it has already defined, in advance, how and with what resources should be spent. They also indicate that there was a progressive adhesion of municipal schools to the program, revealing the issue of democratic school management.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-08-09T18:37:02Z No. of bitstreams: 1 SGSG09082021.pdf: 972560 bytes, checksum: 209f28098779c5c4d01d84413bf13134 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-09T18:37:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SGSG09082021.pdf: 972560 bytes, checksum: 209f28098779c5c4d01d84413bf13134 (MD5) Previous issue date: 2021-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPrograma Dinheiro Direto na Escolapt_BR
dc.subjectFinanciamento escolarpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectTaperoápt_BR
dc.titleO Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no município de Taperoá - PB (2000-2020): financiamento e gestão escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Glenda Dantas-
dc.description.resumoO presente artigo examina o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), criado com vistas a assistir escolas, via recursos financeiros, de forma suplementar. Este artigo objetiva ampliar o conhecimento acerca do Programa Dinheiro Direto na Escola no município de Taperoá-PB. Para tanto, definiu-se os seguintes objetivos específicos: (a) examinar os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); (b) identificar as instituições escolares atendidas pelo PDDE; e (c) conhecer os programas atendidos pelo PDDE. O estudo é de natureza quantitativa e finalidade exploratória e descritiva. Para o seu desenvolvimento foram utilizadas as seguintes técnicas: pesquisa bibliográfica e pesquisa eletrônica. No decorrer do artigo é possível acompanhar uma breve análise histórica do Programa, desde a sua criação, em 1995, até os dias atuais. Em seguida foi feito um breve relato sobre a cidade de Taperoá, localizada no interior da Paraíba com algumas explicações sobre o sistema educacional da cidade. Foram coletados dados sobre os recursos do PDDE no período de 2000 a 2020, tendo como base de referência dois relatórios, quais sejam: Liberações Consultas Gerais e o PDDEREX Relatório de Unidades Executoras Atendidas pelo PDDE. Os resultados indicam que, apesar da ideia de gestão democrática presente no programa, o colegiado dos conselhos tem autonomia relativa em relação ao PDDE, dado que ele já define, previamente, como e com o que os recursos devem ser gastos. Indicam, ainda, que houve uma progressiva adesão das escolas do município ao programa, revelando a questão da gestão escolar democrática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SGSG09082021.pdf949,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.