Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Kelly Dias de-
dc.date.accessioned2021-08-11T13:23:26Z-
dc.date.available2021-07-
dc.date.available2021-08-11T13:23:26Z-
dc.date.issued2021-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20656-
dc.description.abstractThis study emerged from the identification that the speech and language assessment protocols currently used in the speech therapy clinic do not present the necessary flexibility to cover the daily uses of language and do not contemplate the linguistic diversity of Brazilian Portuguese, seeking a proposal socially sensitive. AIM: To describe an integrative language assessment proposal that allows the use of technology and interaction, with the use of updated images and based on protocols already accepted and validated in clinical speech therapy, with the inclusion of language processes as language variation and/or hyperonyms. METHOD: Initially, word lists in semantic categories were developed from the intersection between the items found in the Child Phonological Assessment (YAVAS; HERNANDORENA; LAMPRECHT, 1991) and ABFW (ANDRADE et al., 2004) protocols. RESULTS: From the lists, prototypes of scenarios were created containing such items (words) in context and that will soon enable the virtual creation and, consequently, the gamification of scenarios that will make up an application to be used in the clinical practice of the evaluation speech therapy of child language. CONCLUSION: It was noticed that the clinical assessment of child language through software (gamification) is a possible proposal and is based on scientific evidence. However, it is important that there be cultural adaptations from a multicultural perspective of each location, in this case, Brazilpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by maria dalvanir lima (dalvanir07@gmail.com) on 2021-08-11T13:23:26Z No. of bitstreams: 1 KDM28062021.pdf: 677976 bytes, checksum: 3ab056d32e32c9689a775dfcc0f574f3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-11T13:23:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KDM28062021.pdf: 677976 bytes, checksum: 3ab056d32e32c9689a775dfcc0f574f3 (MD5) Previous issue date: 2021-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofProposta integrativa de avaliação em linguagem na clínica fonoaudiológica baseada em evidênciaspt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAvaliação.pt_BR
dc.subjectLinguagem.pt_BR
dc.subjectSoftware.pt_BR
dc.titleProposta integrativa de avaliação em linguagem na clínica fonoaudiológica baseada em evidênciaspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoINTRODUÇÃO: Este estudo partiu da identificação de que os protocolos de avaliação de fala e linguagem infantil, atualmente usados na clínica fonoaudiológica, não apresentam a flexibilidade necessária para abarcar os usos cotidianos da linguagem e não contemplam a diversidade linguística do Português Brasileiro, buscando uma proposta socialmente sensível. OBJETIVO: Descrever uma proposta integrativa de avaliação de linguagem que permita o uso da tecnologia e interação, com o uso de imagens atualizadas e baseada em protocolos já aceitos e validados na clínica fonoaudiológica, com a inclusão de processos de linguagem como variantes regionais e/ou hiperônimos. MÉTODO: Inicialmente, oram desenvolvidas listas de palavras em categorias semânticas a partir da intersecção entre os itens encontrados nos protocolos Avaliação Fonológica da Criança (YAVAS; HERNANDORENA; LAMPRECHT, 1991) e ABFW (ANDRADE et al., 2004). RESULTADOS: A partir das listas, foram criados protótipos de cenários contendo tais itens (vocábulos) em contexto e que possibilitarão, em breve, a criação virtual e, consequentemente, a gameficação dos cenários que comporão um aplicativo a ser usado na prática clínica da avaliação fonoaudiológica da linguagem infantil. CONCLUSÃO: Percebeu-se que a avaliação clínica da linguagem infantil através de softwares (gameficação) é uma proposta possível e está baseada em evidências científicas. No entanto, é importante que haja adaptações culturais a partir de uma perspectiva multicultural de cada local, nesse caso, do Brasilpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: Ciências da Saúde: Fonoaudiologiapt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Fonoaudiologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KDM28062021.pdf662,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.