Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20695
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNóbrega, Helder Paulo Cordeiro da-
dc.date.accessioned2021-08-11T20:31:07Z-
dc.date.available2021-03-25-
dc.date.available2021-08-11T20:31:07Z-
dc.date.issued2021-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20695-
dc.description.abstractThis work discusses the creation process in art direction in which we perform this function for the conception of the film Selva (Brasil / Paraíba, HD digital, 120 ’, 2021), by Manoel Fernandes Neto.We understand the creative process as an ordering of ideas (ZAMBONI, 2006) that involve translations and recreation, therefore, a transcreation (CAMPOS, 2011) At the same time, we understand art direction as a restructuring of universes regarding representations of identities such as translations and social and cultural recreations through the construction of the visualities put on the scene. Thus, art direction is structured in the notion of person (MAUSS, 2003), understanding the identity as a social representation (GOFFMAN, 1985) without losing sight of its aspects of social and cultural construction (SILVA, 2000). Given the multiplicity that involves artistic making, towards art, we find in the bricolage, versed by Dias and Irwin (2013) the effective methodological contribution to spell out about our creative process, conceptualized in this study as a book (of the art) of the film, transmedia product, which among other elements uses artistic photography (COTTON, 2010), subject of our clipping, as a subsidy for the construction of space scenic filmic mentioned.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tácio Silva (tjcs@academico.ufpb.br) on 2021-08-06T17:24:59Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HélderPauloCordeirodaNóbrega_Dissert_Termo.pdf: 227413 bytes, checksum: 8dc48f2531133c0158e643aa49bb7041 (MD5) HélderPauloCordeirodaNóbrega_Dissert.pdf: 17815448 bytes, checksum: 297b69b7e6bdc9496278e128738369b4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-11T20:31:07Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HélderPauloCordeirodaNóbrega_Dissert_Termo.pdf: 227413 bytes, checksum: 8dc48f2531133c0158e643aa49bb7041 (MD5) HélderPauloCordeirodaNóbrega_Dissert.pdf: 17815448 bytes, checksum: 297b69b7e6bdc9496278e128738369b4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-11T20:31:07Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HélderPauloCordeirodaNóbrega_Dissert_Termo.pdf: 227413 bytes, checksum: 8dc48f2531133c0158e643aa49bb7041 (MD5) HélderPauloCordeirodaNóbrega_Dissert.pdf: 17815448 bytes, checksum: 297b69b7e6bdc9496278e128738369b4 (MD5) Previous issue date: 2021-02-23en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectDireção de artept_BR
dc.subjectFotografia artísticapt_BR
dc.subjectLivro do filmept_BR
dc.subjectProcesso Criativopt_BR
dc.titleProcessos criativos em direção de arte subsidiados pela fotografia artística no livro do filmept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, João de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2464714009394722pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1926911987569403pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discorre acerca do processo de criação em direção de arte, no qual desempenhei essa função, para a concepção do filme Selva (Brasil/Paraíba, HD digital, 120’, 2021), de Manoel Fernandes Neto. Compreende-se o processo criativo como uma ordenação de ideias (ZAMBONI, 2006) que envolvem traduções e recriação, ou seja, uma transcriação (CAMPOS, 2011). Ao passo que, entende-se a direção de arte como uma reestruturação de universos, no que diz respeito às representações das identidades como traduções e recriações sociais e culturais por meio das construções das visualidades colocadas em cena. Dessa forma, a direção de arte se estrutura na noção de pessoa (MAUSS, 2003), compreendendo a identidade como representação social (GOFFMAN, 1985) sem perder de vista seus aspectos de construção social e cultural (SILVA, 2000). Diante da multiplicidade que envolve o fazer artístico, em direção de arte, encontra-se na bricolagem, versada por Dias e Irwin (2013), o aporte metodológico eficaz para ortografar acerca do processo criativo, conceituado neste estudo como livro (da arte) do filme, produto transmídia que, dentre outros elementos, conta com a fotografia artística (COTTON, 2010), assunto deste recorte, como subsídio para construções do espaço cênico fílmico supracitado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Visuaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HélderPauloCordeirodaNóbrega_Dissert.pdf17,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons