Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSimões, Emily Thaís Silva-
dc.date.accessioned2021-08-12T13:27:55Z-
dc.date.available2021-01-08-
dc.date.available2021-08-12T13:27:55Z-
dc.date.issued2020-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20701-
dc.description.abstractThe present study addressed the influence of competitive and cooperative games on motivation in physical education classes. The objective was to analyze the motivation in competitive and cooperative games within the scope of school physical education through the perception of teachers. The study is of a qualitative nature, with descriptive typology, cross-section and used discourse analysis, as well as simple statistics. 56 teachers of both sexes from different Brazilian regions were surveyed who work as physical education teachers in the public or private education system with at least one year of experience. As a tool for data collection, a virtual semi-structured questionnaire was applied. Eight recurrence codes were found in the participants' discourse: Taste and participation, Dynamism and movement, Teamwork, Empathy, Socialization, Motivation in classes, Frustration and Exclusion. Through the analysis of the collected speeches it was possible to understand that the teachers identify the motivation levels of their students through the participation and verbalization of the taste for classes. It was also observed that dynamism in classes provides greater excitement and interest in students, and that competitive games motivate students more, while cooperative games influence more social and ethical issues.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2021-08-12T13:27:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ETSS08012020.pdf: 1065061 bytes, checksum: 1a00bc67666bce35b0170ce5ae3201a2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-12T13:27:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ETSS08012020.pdf: 1065061 bytes, checksum: 1a00bc67666bce35b0170ce5ae3201a2 (MD5) Previous issue date: 2020-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Física escolarpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectJogos competitivospt_BR
dc.subjectJogos cooperativospt_BR
dc.titleAnálise da motivação em jogos competitivos e cooperativos na educação física escolar : percepção dos professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Marcello Fernando Bulhões-
dc.description.resumoO presente estudo abordou a influência dos jogos competitivos e cooperativos na motivação em aulas de educação física. O objetivo foi analisar a motivação em jogos competitivos e cooperativos no âmbito da educação física escolar através da percepção dos professores. O estudo é de natureza qualitativa, com tipologia descritiva, corte transversal e utilizou a análise de discurso, assim como estatística simples. Foram pesquisados 56 docentes de ambos os sexos de diversas regiões brasileiros que atuam como professores de educação física na rede pública ou privada de ensino com, no mínimo, um ano de experiência. Como instrumento para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado virtual. Foram encontrados oito códigos de recorrência no discurso dos participantes: Gosto e participação, Dinamismo e movimento, Trabalho em equipe, Empatia, Socialização, Motivação nas aulas, Frustração e Exclusão. Através da análise dos discursos coletados foi possível entender que os professores identificam os níveis de motivação dos seus alunos através da participação e verbalização do gosto pelas aulas. Também foi observado que o dinamismo nas aulas proporciona maior empolgação e interesse nos discentes e que os jogos competitivos motivam mais os alunos, enquanto os jogos cooperativos influenciam mais nas questões sociais e éticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ETSS08012020.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons