Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20707
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Laerte Cassiano de-
dc.date.accessioned2021-08-12T15:31:18Z-
dc.date.available2021-03-25-
dc.date.available2021-08-12T15:31:18Z-
dc.date.issued2020-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20707-
dc.description.abstractWe know that Physical Education has body culture as a study tool, and popular dance has its body language inserted in the beliefs, values and struggles of social groups, bringing popular dance as a curriculum in our schools brings us the challenge of presenting a critical reading of the reality where these dances will once be inserted. The practice of popular dance is seldom present in school life, as teachers still feel many restrictions in the application of this content. In this perspective, the present study seeks to analyze the application of popular dance content in Physical Education classes in state public schools in the city of João Pessoa / PB. The present study is classified as a qualitative research of a descriptive type, with a cross-section and analyzed through discourse analysis. The subjects of the present study correspond to 18 physical education teachers of both sexes from public schools in the city of João Pessoa / PB.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2021-08-12T15:31:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCA25032021.pdf: 695135 bytes, checksum: 7b639840f256c6ebc74208581b0410cf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-12T15:31:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCA25032021.pdf: 695135 bytes, checksum: 7b639840f256c6ebc74208581b0410cf (MD5) Previous issue date: 2020-03-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDança Popularpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.titleDança popular como conteúdo da disciplina Educação Física em escolas da rede pública de ensino de João Pessoa – PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Marcello Fernando Bulhões-
dc.description.resumoSabemos a Educação Física possui a cultura corporal como instrumento de estudo, e a dança popular possui sua linguagem corporal inserida nas crenças, valores e lutas de grupos sociais, trazer a dança popular como currículo em nossas escolas nos traz o desafio de apresentar uma leitura crítica da realidade onde essas danças uma vez será inserida. A prática da dança popular é pouco presente no cotidiano escolar, pois os docentes ainda sentem muitas restrições na aplicação desse conteúdo. Nessa perspectiva, o presente estudo busca analisar a aplicação do conteúdo danças populares em aulas de Educação Física nas escolas públicas estaduais do município de João Pessoa/PB. O presente estudo classifica-se como uma pesquisa de natureza qualitativa de tipo descritiva, com corte transversal e analisados através da análise de discurso. Os sujeitos do presente estudo correspondem a 18 professores de Educação física de ambos os sexos de escolas da rede pública de ensino da cidade de João Pessoa/PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCA25032021.pdf678,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons