Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20708
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuimarães, Lucas José Albuquerque-
dc.date.accessioned2021-08-12T15:47:22Z-
dc.date.available2021-07-26-
dc.date.available2021-08-12T15:47:22Z-
dc.date.issued2021-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20708-
dc.description.abstractThis research focuses on the relationship of toys for human formation and physical education, the toy is understood as the instrument of play, which has a social, cultural characteristic, and that in the child, as a subject, play happens. Through Systematic Review it seeks to understand what the literature brings about the relationship between toy and Physical Education. For this purpose, a survey and analysis of the scientific articles of the main journals of Physical Education, virtual libraries LILACS, SciELO and Google Scholar published in the last six years (2015-2020), corroborating with the thematic to be studied. At the end of this study, it was possible to understand the panorama of the knowledge production performed by Brazilian researchers on the relationships between toy and Physical Education, identifying the toy as an educational instrument and cultural valorization, encouraging the promotion of institutional projects in the area of Physical Education, favoring the development of the child's autonomy, placing it as the subject of the action.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2021-08-12T15:47:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LJAG26072021.pdf: 680366 bytes, checksum: 40feb53eb25afe6c2d9887894c15482a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-12T15:47:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LJAG26072021.pdf: 680366 bytes, checksum: 40feb53eb25afe6c2d9887894c15482a (MD5) Previous issue date: 2021-07-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectRevisão Sistemáticapt_BR
dc.titleBrinquedo e Educação Física : uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Marin, Elizara Carolina-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como foco a relação dos brinquedos para formação humana e para a Educação Física, entendendo-o como o instrumento do brincar, que possui uma característica social, cultural e que na criança, enquanto sujeito, a brincadeira acontece. Por meio de Revisão Sistemática busca compreender o que a literatura traz sobre a relação do brinquedo com a Educação Física. Para isso, foi realizado um levantamento e análise dos artigos científicos das principais revistas de Educação Física, bibliotecas virtuais LILACS, SciELO e do Google Acadêmico, publicados nos últimos seis anos (2015-2020), corroborando com a temática a ser estudada. Ao final deste estudo, foi possível compreender o panorama da produção do conhecimento realizada por pesquisadores brasileiros sobre as relações entre o brinquedo e Educação Física, identificando o brinquedo, como instrumento educacional e de valorização cultural, incentivando a promoção de projetos institucionais, no campo da Educação Física, que favoreçam o desenvolvimento da autonomia da criança, colocando-a como sujeito da ação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LJAG26072021.pdf664,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons