Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20731
Tipo: TCC
Título: Ecossistemas marinho, manguezal e recifal: análise dos conteúdos de livros didáticos de ciências e biologia publicados no período de 2012 - 2016
Autor(es): Brito, Luis Gustavo Almeida Simplicio de
Primeiro Orientador: Abílio, Francisco José Pegado
Resumo: Um dos principais recursos didáticos utilizados pelos professores e que pode ser ponto crucial na significância do ensino de Ciências e Biologia por parte dos alunos é o Livro Didático (LD), e por possuírem consideráveis limitações, é de grande importante à reflexão quanto as suas abordagens dos conteúdos propostos no currículo escolar. Esse trabalho teve como objetivo geral avaliar os conteúdos conceituais referentes às temáticas Ecossistemas Marinho, Manguezal e Recifal dos LD de Ciências e Biologia aprovados pelo PNLD no período de 2012 a 2016. O estudo se caracterizou como uma pesquisa de abordagem qualitativa, onde foram utilizados como pressupostos teórico metodológicos elementos da Pesquisa Bibliográfica e para a análise dos dados, a Análise de Conteúdo Categorial sendo categorizadas e analisadas 132 obras publicadas no período entre 2012 e 2016, das quais 42 são de Biologia e 90 de Ciências, onde apenas 26 e 31 que abordavam as temáticas propostas respectivamente. Como resultados principais, observaram-se vários erros conceituais referente ao Manguezal, sendo a categoria adaptações das plantas, como exemplo “raízes-escoras” com frequência de 14,8% nos LD de Biologia e 20,6% em Ciências. Relacionado ao Ecossistema Marinho a maioria mostrou ausência de informações. O ambiente Recifal também apresentou erros conceituais, com relação a sua formação e fauna de vertebrados pouco diversificada com apenas 4 constituintes nos LD de Biologia e 5 em Ciências. Portanto, pode-se afirmar que a maioria das obras analisadas, que abordavam o conteúdo estudado, apresentaram alguma falha sobre as temáticas principalmente erros conceituais, abordando o conteúdo de forma incompleta e/ou ausente, não atingindo os critérios estabelecidos pelo PNLD.
Abstract: One of the main didactic resources used by teachers and that can play an important role in the teaching significance of Sciences and Biology by the students is the textbook, and for having considerable limitations and a reflexive analysis is necessary in relation to the contents approached. This work had as general objective to analyze the contents of the textbook of Science (6 th to 9 th year) and Biology (High School), approved by the PNLD in the period from 2012 to 2016, referring to the “Marine, Mangrove and Recifal Ecosystems”. The study was characterized as a Qualitative approach, where it was used as theoretical and methodological assumptions elements of the Biographical/Documentary research and for the analysis of the data, Categorical Content Analysis being categorized and analyzed 132 works published in the period between 2012 and 2016, of wich 42 are of Biology and 90 of Sciences, of wich only 26 and 31 that approached the themes proposed respectively. As main results, we observed several conceptual errors related to the Mangrove, being the category adaptions of the plants, as example “roots-anchors” with frequency of 14,8% in textbook of Biology and 20,6% in Sciences. Regarding the Marine Ecosystem, most of the biology works presented correct and complete information, but the textbook of Sciences showed lack of information. The Recifal environment also presented conceptual errors, with respect to its information and fauna of vertebrates little diversified with only 4 constituents in textbook of Biology and 5 in Sciences. Therefore, it can be affirmed that most of the analyzed works, wich contain the theme approached, presented some flaw on the subjects mainly conceptual errors, approaching the content incompletely and/or absent, not reaching the criteria established by the PNLD.
Palavras-chave: Ensino de ciências - Livro didático
Ensino de biologia
Livro didático - Ecossistemas marinho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20731
Data do documento: 6-Abr-2020
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LGASB16082021.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.