Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza Júnior, Gilberto Romeiro de-
dc.date.accessioned2021-08-16T17:55:58Z-
dc.date.available2021-04-05-
dc.date.available2021-08-16T17:55:58Z-
dc.date.issued2021-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20759-
dc.description.abstractThis thesis has as its research object the technical courses of the Federal Institute of Pernambuco (IFPE) - Recife Campus. This study analyzes the relationships between formative experiences and professional expectations of students from integrated and subsequent technical courses. It was observed that IFPE has become an important locus of study to understand the structure of Professional Technical Education (EFA) in Brazil and, in particular, the impasses involving the education-work dichotomy. Moreover, among the main results, there is a duality in terms of teaching that has contributed to the fragmentation of education, and has undermined the goals of the EFA public policy. Changes in the Brazilian labor market have impacted both the dimensions of students' formative experiences and their expectations after completing technical courses. With this, the students at the IFPE-Campus Recife have been going through moments of uncertainty and changes in relation to their personal and/or professional expectations. In methodological terms, a combination of bibliographic and document research, as well as semi-structured interviews with students, coordinators, and area managers were used.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariadne Cristina Moura (ariadne.moura@academico.ufpb.br) on 2021-08-12T13:55:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GilbertoRomeirodeSouzaJúnior_Dissert.pdf: 1398879 bytes, checksum: d03a4999663a87511c8fe93574f9167d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-16T17:55:58Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GilbertoRomeirodeSouzaJúnior_Dissert.pdf: 1398879 bytes, checksum: d03a4999663a87511c8fe93574f9167d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-16T17:55:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GilbertoRomeirodeSouzaJúnior_Dissert.pdf: 1398879 bytes, checksum: d03a4999663a87511c8fe93574f9167d (MD5) Previous issue date: 2021-03-12en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectExpectativaspt_BR
dc.subjectExperiênciaspt_BR
dc.subjectFormação Profissional Técnicapt_BR
dc.subjectIFPE-Campus Recifept_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectExpectationspt_BR
dc.subjectExperiencespt_BR
dc.subjectTechnical Professional Formationpt_BR
dc.subjectIFPE-Campus Recifept_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.titleFormação profissional técnica e expectativas estudantis: um estudo sobre o Instituto Federal de Pernambuco – Campus Recifept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rombaldi, Maurício-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6381845842896121pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1321243725942713pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de pesquisa os cursos técnicos do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Recife. Nesse estudo analisam-se as relações entre experiências formativas e expectativas profissionais dos estudantes dos cursos técnicos integrado e subsequente. Observou-se que o IFPE tem se constituído num importante lócus de estudo para compreender a estrutura da Educação Profissional Técnica (EPT) no Brasil e, em especial, os impasses envolvendo o binômio educação-trabalho. Além disso, entre os principais resultados, observa-se a existência de uma dualidade em termos de ensino que tem contribuído para fragmentação da educação, e colocado em evidência os objetivos da política pública de EPT. As mudanças no mercado de trabalho brasileiro têm impactado tanto as dimensões das experiências formativas dos estudantes quanto as suas expectativas após a conclusão dos cursos técnicos. Com isso, os estudantes do IFPE-Campus Recife têm atravessado momentos de incertezas e de mudanças em relação às suas expectativas pessoais e/ou profissionais. Em termos metodológicos, utilizaram-se pesquisa bibliográfica e documental acerca da temática proposta e entrevistas semiestruturadas junto aos estudantes, coordenadores e gestor de área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSociologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GilbertoRomeirodeSouzaJúnior_Dissert.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons