Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Eduardo Barboza de-
dc.date.accessioned2021-08-16T18:16:22Z-
dc.date.available2021-02-25-
dc.date.available2021-08-16T18:16:22Z-
dc.date.issued2019-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20763-
dc.description.abstractThis paper discusses the continuing education of geography teachers from the critical-reflexive perspective of the research-training unit. It is considered that continuing education does not happen only in a school, with the removal from service and only when offered by university teachers or external technicians in the school. It can and should also happen at school, among the only documents, such as in research partnerships that bring the university and school closer together. In this sense, the objective of this work was to build and investigate collaborative experiences between a university and a school focused on the continuing education of high school geography teachers in Itabaiana-PB. The methodology was guided by the qualitative approach and developed through a collaborative research, in three stages: 1. Collaborative meetings for analysis, interviews and research-training planning; 2. Didactic sequence for execution of the collaborative action; 3. Reflective sessions for discussion and evaluation. Having a cartography defined as the problem of the practice of this research-training, we developments activities such as reading maps, educational games and building models that led as two teachers, the participation and reflection and improvement of the work with cartography in Geography classes. Thus, the continuing education developed here as research-training confirms an idea that research with teachers rather than teachers is a professional path for studies in the field of Geographic Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Hadrielly Oliveira (hadrielly21@gmail.com) on 2021-08-12T14:23:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EduardoBarbozadeSouza_Dissert.pdf: 3717713 bytes, checksum: fdf35e76ebe0a614e45edf055b4a4adc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-08-16T18:16:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EduardoBarbozadeSouza_Dissert.pdf: 3717713 bytes, checksum: fdf35e76ebe0a614e45edf055b4a4adc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-16T18:16:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EduardoBarbozadeSouza_Dissert.pdf: 3717713 bytes, checksum: fdf35e76ebe0a614e45edf055b4a4adc (MD5) Previous issue date: 2019-08-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectPesquisa colaborativapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectContinuing teacher educationpt_BR
dc.subjectGeographic educationpt_BR
dc.subjectCollaborative researchpt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.titleTessituras colaborativas entre a universidade e a escola: experiências de pesquisa-formação com professores de geografia de Itabaiana-PBpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Lenilton Francisco de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1585704092920842pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0466958380645422pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda a formação continuada de professores de Geografia a partir da perspectiva crítico-reflexiva da unidade pesquisa-formação. Considera-se que a formação continuada não acontece apenas fora da escola, com o afastamento do serviço e nem somente quando ofertada por professores da universidade ou técnicos externos à escola. Ela também pode e deve acontecer na escola, entre os próprios docentes, assim como em parcerias de pesquisas que aproximem a universidade e a escola. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi construir e investigar experiências colaborativas entre a universidade e a escola voltadas à formação continuada de professores de Geografia do Ensino Médio de Itabaiana-PB. A metodologia foi pautada pela abordagem qualitativa e desenvolvida por meio de uma pesquisa colaborativa, em três etapas: 1. Encontros colaborativos para observações, entrevistas e planejamento da pesquisa-formação; 2. Sequência didática para execução da ação colaborativa; 3. Sessões reflexivas para discussão e avaliação. Tendo a Cartografia sido definida como o problema da prática dessa pesquisa-formação, desenvolvemos, em conjunto com as duas professoras, atividades como a leitura de mapas, jogos educativos e construção de maquetes que levaram as partícipes a refletir e aperfeiçoar o trabalho com a Cartografia nas aulas de Geografia. Sendo assim, a formação continuada aqui desenvolvida como pesquisa-formação corroborou com a ideia de que a investigação com os professores e não para os professores é um profícuo caminho para os estudos no campo da Educação Geográfica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeografiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EduardoBarbozadeSouza_Dissert.pdf3,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons