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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20770
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Eric Agostinho dos-
dc.date.accessioned2021-08-16T18:39:05Z-
dc.date.available2021-07-21-
dc.date.available2021-08-16T18:39:05Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20770-
dc.description.abstractThis research aimed to examine the dissemination of social responsibility of the Boticário and Natura groups, regarding intersectionality (gender, racial relations and class) in the formation of the workforce from the Social Balance Sheet and advertising campaigns published in the Instagram social network. To achieve this goal, data were collected from social balance sheets (sustainability reports) of companies and campaigns broadcast on the social network Instagram for Valentine's Day from 2018 to 2020. The research is classified as qualitative, exploratory, and descriptive. Content analysis of social balance sheets and discourse analysis of Instagram campaigns were performed. The criteria for choosing the companies was based on their field of activity, cosmetics, and because they are two leaders in this sector in Brazil. The results of this research indicate that the business groups reflected in their internal structures the gender and racial asymmetries present in society. The subtle phenomenon of the glass ceiling was also perceived within the structures of the companies, and it was observed that even women occupying a greater number of jobs, this data does not reflect when analyzing higher hierarchy positions. In addition, the Boticário group showed greater advances in terms of intersectionality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2021-08-16T18:39:05Z No. of bitstreams: 1 EAS16082021.pdf: 1183428 bytes, checksum: d11cdb17a562f6d69553b18b1aea68b2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-16T18:39:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EAS16082021.pdf: 1183428 bytes, checksum: d11cdb17a562f6d69553b18b1aea68b2 (MD5) Previous issue date: 2021-07-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectBalanço socialpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.titleA responsabilidade social nas empresas de cosméticos: uma análise das relações raciais e de gêneropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Victoria Puntriano Zuniga de-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo examinar a divulgação da responsabilidade social dos grupos Boticário e Natura, quanto à interseccionalidade (gênero, relações raciais e classe) na formação do quadro de funcionários (as) a partir do Balanço Social e das campanhas publicitárias veiculadas na rede social Instagram. Para alcançar esse objetivo foram coletados dados dos balanços sociais (relatórios de sustentabilidade) das empresas e das campanhas veiculadas na rede social Instagram para o Dia dos Namorados de 2018 a 2020. A pesquisa se classifica como qualitativa, descritiva e documental. Realizou-se análise de conteúdo dos balanços sociais e análise de discursos das imagens das campanhas no Instagram. O critério de escolha das empresas foi pelo ramo de atuação, cosméticos, por serem duas líderes desse setor no Brasil e pela regularidade na divulgação das informações. Os resultados desta pesquisa indicam que os grupos empresariais refletiram em suas estruturas internas as assimetrias de gênero e raciais presentes na sociedade. O fenômeno sutil do teto de vidro também foi percebido dentro das estruturas das empresas, sendo observado que mesmo as mulheres ocupando maior número de empregos esse dado não reflete quando analisado os cargos de maior hierarquia. Além disso, o grupo Boticário mostrou maiores avanços quanto à interseccionalidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Finanças e Contabilidadept_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
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